BYD Dolphin 2026 é maior, recarrega mais rápido e tem até geladeira
Novo BYD Dolphin melhora o tempo de recarga, a ergonomia e os equipamentos de segurança, mas estreia no Brasil vai demorar

O BYD Dolphin 2026 acaba de ser revelado na China com uma série de mudanças estéticas e técnicas que, na prática, também podem ser consideradas evoluções no seu projeto original. A novidade, porém, pode demorar para estrear no Brasil.
O visual externo do novo Dolphin é conhecido desde o ano passado, quando imagens de patentes foram divulgadas na China. Mais do que os novos faróis e lanternas com formas mais orgânicas e novos para-choques, com tomadas e saídas de ar laterais maiores, o hatch elétrico está mais comprido.

Agora, todos os BYD Dolphin passam a ter 4,29 m de comprimento – um ganho de 17 cm na comparação com os 4,12 m de comprimento do Dolphin GS atual. O que a BYD fez tornar a carroceria do Dolphin Plus, com frente mais comprida que proporciona maior segurança em colisões e atropelamentos, o padrão na linha.

Também há mudanças importantes na cabine, que tem um novo painel que elimina o porta-objetos abaixo da central multimídia giratória, que deu lugar a um compartimento fechado. Os botões que ali ficavam desceram para um novo console central com base de carregamento sem fio uma geladeira – que também pode funcionar como um compartimento aquecido.

Deu falta do esquisito seletor de marcha? Este foi para a haste direita atrás do novo volante. Mas não é só isso. O quadro de instrumentos digital de 5 polegadas deu lugar a um novo com 8,8 polegadas e a central multimídia ainda tem 12,8″, mas passou a ter conectividade 5G. O painel ainda passou a ter iluminação ambiente.

Ainda falando de tecnologia, o BYD Dolphin 2026 passa a ter o novo sistema ADAS chamado de God’s Eye (olho de Deus), que usa três câmeras no para-brisa, quatro câmeras para visão dos arredores do carro, cinco câmeras com visão noturna, cinco radares de ondas de 5mm e 12 radares ultrassônicos.

Mecânica atualizada
Quando se fala em todos os BYD Dolphin, é porque o novo modelo passa a ter três motores disponíveis. Além da versão de entrada com 95 cv e 18,4 kgfm e da versão topo de linha com 204 cv e 31,6 kgfm vendido no Brasil como Dolphin Plus, o hatch elétrico passa a ter uma versão com 177 cv e 29,5 kgfm, mesma mecânica do Yuan Pro.

A bateria da versão de entrada aumentou um pouco de 44,9 kWh para 45,1 kWh (a mesma do Yuan Pro), mas a versão topo de linha continua com 60,5 kW. As duas carregam mais rápido: a menor passa a aceitar potência de 80 kW (era 65 kW) e a segunda passa dos 80 kW para carregar a até 110 kW. Com isso, o tempo de recarga das duas de 30 a 80% melhora de 30 para 25 minutos.
Estreia no Brasil pode demorar
Na última semana, o navio BYD Explorer 01 desembarcou 5.524 novos carros da BYD no porto de Aracruz (ES). Entre eles estavam muitas unidades do BYD Dolphin 2025 que chegaram ao Brasil com o objetivo de formar estoque até a fabricante chinesa começar a montar carros em Camaçari (BA).

A depender da demanda pelos carros da BYD neste ano, o visual e as novidades da linha 2026 do Dolphin só deverão aparecer quando o Dolphin for nacionalizado, conforme os planos da marca.