Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

BYD destrona SAIC e se torna maior grupo automotivo da China

Além de ser a empresa que mais vende carros na China, a BYD agora se torna também o maior grupo automotivo chinês do país asiático

Por Lucas Parente
17 out 2024, 15h58
Linha de carros da BYD
 (Divulgação/BYD)
Continua após publicidade

Em 2023, a BYD se tornou a marca de carros mais vendida da China. Esta foi a primeira vez que a empresa conquistou este feito. Seu crescimento continuou ao ponto de, agora, a montadora ter se tornado o maior grupo automotivo do país, superando a SAIC.

O primeiro lugar ocupado pela SAIC sempre foi um pouco questionado, já que ele foi conquistado, principalmente, por conta de suas joint ventures com GM e Volkswagen – que, até um tempo atrás, era a marca mais vendida na China.

As vendas dos carros de marcas de propriedade da SAIC tinham uma proporção muito pequena quando comparada com o total dos grupos, trazendo um número um tanto quanto distorcido no final.

A BYD chega a este posto apenas com marcas e submarcas próprias, como a Denza, antiga joint-venture com a Mercedes que agora é totalmente controlada pela empresa chinesa, FangChengBao e Yangwang.

BYD Yangwang U9
BYD Yangwang U9 (Divulgação/BYD)

No mês de setembro, a BYD vendeu cerca de 420.000 unidades, um aumento de 45,32% em relação ao mesmo período do ano passado. Nas vendas acumulada, já foram mais de 2,7 milhões de carros, um aumento de 32,13% em relação 2023 no mercado chinês.

A queda de produtividade da SAIC e suas joint venturas é um dos grandes responsáveis por isso. Há um pequeno colapso com a GM (problemas internos), além da baixa nas vendas das marcas próprias da SAIC.

As vendas da SAIC em setembro ficaram bem abaixo dos números da BYD, como 313.00 unidades emplacadas. No ano, a empresa acumula 2,6 milhões de unidades, uma queda de 21,5% em relação ao ano passado.

BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini
BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O crescimento da BYD não se limita apenas à China. No ano passado, a marca também superou a Tesla, se tornando a empresa que mais vende carros elétricos no mundo.

Compartilhe essa matéria via:

A empresa se prepara para um crescimento ainda maior nos próximos anos, buscando novos mercados. No Brasil, a marca também é o destaque quando o assunto são carros eletrificados.

O mercado chinês é muito dinâmico, as coisas mudam muito rápido por lá e pode ser que daqui alguns ano a BYD não tenha mais toda essa visibilidade. Mas isso só acontecerá se a marca não souber administrar todo o seu crescimento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.