Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BYD deixou VW para trás e se tornou marca mais vendida na China em 2023

Depois de um ano de muita expansão e vendas, a BYD abandona o segundo lugar conquistado em 2022 e passa a ser a mais vendida em seu país natal em 2023

Por Lucas Parente
Atualizado em 25 jan 2024, 09h40 - Publicado em 24 jan 2024, 19h29
Linha de carros da BYD
 (Divulgação/BYD)
Continua após publicidade

A BYD não passou apenas por um 2023 de expansão global, mas também de expansão na sua própria terra. A marca relatou um aumento significativo nas vendas em toda a China e agora é a marca mais vendida do país, derrubando o Grupo Volkswagen para a segunda posição.

Dados do Centro de Tecnologia e Pesquisa Automotiva da China mostram que cerca de 2,4 milhões de veículos da BYD foram registrados no país em 2023. Isso coloca a empresa com uma participação de 11% no total do mercado de automóveis novos, um aumento de 3,2% em relação a 2022, quando estava empatada com a Toyota como a segunda montadora mais vendida da China, ambas atrás do Grupo VW.

O BYD Song Plus foi um dos carros mais vendidos pela marca em 2023 na China.
O BYD Song Plus foi um dos carros mais vendidos pela marca em 2023 na China. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Segundo a Bloomberg, esse aumento de vendas da empresa está completamente relacionado ao rápido crescimento da popularidade internacional da BYD. Voltando um pouco mais, em 2020 a marca estava em 5º lugar no ranking de carros mais vendidos, ficando atrás de Changan, Honda, Toyota e do Grupo VW. A estagnação dessas marcas e diminuição em seus números de vendas, deram um grande espaço para o projeto da BYD, que teve seu aumento de demanda, principalmente, pela introdução de vários plug-ins em seus modelos híbridos e elétricos a bateria.

Continua após a publicidade
vw-tayron-x2
Volkswagen Tayron X é versão cupê do Tayron e ambos só existem na China (Divulgação/Volkswagen)

A BYD vendeu um total de 3.024.417 veículos em todo o ano de 2023. Isso inclui 1,57 milhão de carros elétricos a bateria e 1,4 milhão de híbridos plug-in. A marca ainda ficou muito próxima de superar a Tesla e se tornar a maior vendedora de veículos elétricos no país, que fechou o ano com 1,8 milhão de unidades vendidas. Não foi dessa vez, mas seguindo este ritmo, em 2024 a história deverá ser outra.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
YangWang U8 é novo SUV de luxo da BYD.
YangWang U8 é novo SUV de luxo da BYD. (Divulgação/Quatro Rodas)

As vendas da BYD devem seguir em alta neste ano, levando em conta, principalmente, pela criação de novos projetos e submarcas que vão oferecer desde modelos básicos até veículos de luxo. Dois novos carros já estão sendo apresentados pela marca, são eles: o gigante SUV YangWang U8 com quase 1.200 cv que a QUATRO RODAS já testou e o Fang Cheng Bao 5. Se 2023 foi um ano gigante para BYD (em termos de globalização), 2024 pode se tornar maior ainda.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.