BYD anuncia centro de desenvolvimento em direção autônoma no Rio de Janeiro
Complexo faz parte de um investimento de R$ 30 milhões e contará com uma pista de testes que terá até uma piscina para simular alagamentos

Poucos dias após inaugurar a fábrica em Camaçari (BA), a BYD faz mais um anúncio, desta vez confirmando que terá um centro de pesquisa e desenvolvimento no Rio de Janeiro. A novidade foi revelada feito pelo prefeito da capital carioca, Eduardo Paes (PSD), no último sábado (11).
O projeto visa fortalecer a presença tecnológica da China na indústria automotiva brasileira e adaptar os produtos da BYD às condições locais, além de reduzir custos logísticos. O centro de pesquisa terá como foco o desenvolvimento de sistemas de direção autônoma, algoritmos de inteligência artificial para navegação e soluções de eficiência energética, como a preparação dos motores para que funcionem com etanol.
A ideia inicial era ter dois centros de P&D, e um deles ficaria em Salvador (BA), para que os engenheiros ficassem próximos da fábrica em Camaçari. Porém, Paes convenceu a BYD a levar o projeto para o Rio de Janeiro, aproveitando a ligação que tem com a fabricante chinesa – o prefeito trabalhou como representante da BYD na América Latina entre 2017 e 2020.
O laboratório ficará na Avenida Rio de Janeiro, próximo ao Aeroporto do Galeão, com uma pista de testes em um terreno do aeroporto. A fabricante pretende ter uma área para teste na terra e até uma piscina para simular situações de alagamento. O complexo terá 183,3 mil m² e será feito com um investimento de R$ 29,6 milhões. A BYD ainda não deu uma previsão de quando o centro de pesquisa ficará pronto.

O prefeito Eduardo Paes ainda mostrou o seu desejo de que a segunda fábrica da BYD no Brasil seja no Rio de Janeiro. Os executivos não comentaram a respeito e, até o momento, a empresa não mostrou ter planos para uma segunda unidade fabril, especialmente após afirmar que a meta é produzir 600.000 carros em Camaçari em um futuro próximo.
Enquanto o centro de pesquisas não é construído, a BYD inicia a montagem de carros no Brasil. A operação começou em um galpão provisório em Camaçari (BA), com unidades pré-montadas (SKD) dos modelos Dolphin Mini e Song Plus, marcando a primeira fase da instalação de seu complexo industrial no país.

O projeto completo representa um investimento de R$ 5,5 bilhões. Quando a linha de montagem principal estiver operando, a capacidade produtiva inicial será de 150.000 veículos por ano, com um plano de expansão que pode dobrar este volume, segundo a marca. Mas a meta de longo prazo é ainda mais ambiciosa. Segundo a CEO da BYD para as Américas, Stella Li, o objetivo é alcançar uma produção anual de 600.000 unidades, o que tornaria a unidade brasileira a maior da empresa fora da China.
A produção em série na fábrica definitiva começará com os modelos Dolphin, Dolphin Mini, Song Plus e Yuan Plus. A empresa também confirmou que, em uma segunda etapa, uma inédita picape híbrida será produzida nacionalmente.