PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

BYD adiciona terceiro navio à sua frota para acelerar exportação

A empresa ainda não revelou os detalhes da embarcação, mas já circulam fotos do cargueiro que recebeu o nome de Changzhou

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 11 out 2024, 09h11 - Publicado em 11 out 2024, 09h00
terceiro navio da BYD
Terceiro navio da BYD se chamará Changzhou (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

A frota da BYD está ficando maior, mas não é a de carros, e sim a de navios. Segundo uma publicação feita no Weibo, rede social chinesa, a montadora adquiriu seu terceiro navio transportador e já fez seu lançamento no porto de Yantai.

O BYD Changzhou recebeu esse nome para homenagear a cidade de mesmo nome localizada na província de Jiangsu, no Leste da China, onde a montadora tem uma fábrica responsável pela produção Yuan Plus e do Seal

Ele se junta a outros dois navios, o Hefei e o Explorer No.1. Esse último foi o primeiro cargueiro da montadora e já até fez uma viagem para o Brasil, parando no porto de Suape, no Recife. De acordo com informações, o Changzhou. 

terceiro navio da BYD
(Reprodução/Internet)

A BYD ainda não deu detalhes sobre sua terceira embarcação, mas ela deve seguir o padrão do Explorer e do Hefei . Os outros dois navios da montadora podem ser movidos tanto a óleo combustível quanto a GLP, para reduzir as emissões, já que a leis mais rigorosas levam em consideração todo o ciclo de produção de um automóvel, inclusive seu transporte. Quanto à capacidade, é provável que seja de aproximadamente 7.500 veículos, como os demais navios.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Dentro de dois anos, a montadora espera ter oito navios do tipo ro-ro (abreviação de roll-in/roll-off), que serão responsáveis pelas suas exportações para todo o mundo. Essa estratégia adotada pela BYD serve para a montadora não ficar à mercê de transportadoras, que possuem um número limitado de navios deste tipo de navio no mundo.

terceiro navio da BYD
Captura de tela de um vídeo chinês que mostra o novo navio da BYD (Reprodução/Internet)

Os navios ro-ro são específicos para o transporte de automóveis, uma vez que dispensam os containers. Ao invés disso, os carros entram por rampas e ficam em um tipo de estacionamento interno nos barcos. Uma análise do Partido Comunista Chinês, de 2023, constatou que há 700 no mundo, mas só 15% deles estão sob domínio chinês. Além disso, boa parte da frota é feita para transporte regional, como os usados por Jeep e Volkswagen entre o Brasil e a Argentina. 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.