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Navio da BYD que leva 7.500 carros faz estreia no Brasil

Esta foi apenas a segunda viagem do navio recém-comprado pela marca; ele voltará ao Brasil e poderá atracar em três portos diferentes por aqui

Por Eduardo Passos
28 Maio 2024, 12h00
Navio Explorer 01, da BYD, atraca pela primeira vez no Brasil
Navio Explorer 01, da BYD, atraca pela primeira vez no Brasil (Eduardo Passos/Quatro Rodas)
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Para vender um imenso volume do carros no mundo todo, há duas opções: fábricas em vários países ou uma forma de transportar milhares de veículos pelo globo. Logo, enquanto as fábricas da BYD ficam prontas, a montadora estreia a sua frota de navios porta-carros.

O BYD Explorer 01, como o nome sugere, é só o primeiro de oito navios que a marca terá até 2026 para transportar seus carros eletrificados. Ele chegou ao Brasil pela primeira vez nesta segunda-feira (27), desembarcando centenas de carros no porto de Suape, em Pernambuco.

Navio Explorer 01, da BYD, atraca pela primeira vez no Brasil
Navio Explorer 01, da BYD, atraca pela primeira vez no Brasil (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Por que a BYD está construindo seus próprios navios?

Esqueça os contêineres: para transportar carros pelos oceanos, é necessário o equivalente às cegonheiras dos mares, os navios RORO. Eles são literais estacionamentos flutuantes, que levam até 7.500 veículos e, principalmente, têm rampas pelos quais eles entram e saem (roll-on/roll-off, em inglês, o motivo do nome).

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Essas embarcações levam anos para ficarem prontas. Mas o crescimento chinês no segmento de carros elétricos não pode esperar tanto tempo. O que fazer, então?

Navio Explorer 01, da BYD, atraca pela primeira vez no Brasil
Navio Explorer 01, da BYD, atraca pela primeira vez no Brasil (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Uma saída é alugar os navios RORO, mas eles são poucos. Uma análise do Partido Comunista Chinês, de 2023, constatou que há 700 no mundo, mas só 15% deles estão sob domínio chinês. Além disso, boa parte da frota é feita para transporte regional, como os usados, por exemplo, por Jeep e Volkswagen entre o Brasil e a Argentina.

A saída foi botar a mão na massa, ao típico estilo chinês de “rolo compressor”: se a China fabricou 100 navios RORO entre 2015 e 2022, a previsão é que os estaleiros locais entreguem o dobro disso de 2023 a 2026.

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BYD NAVIO
(Divulgação/BYD)

Mesmo assim, toda pressa é pouca. Logo, para evitar problemas com locação, a BYD gastou cerca de R$ 3 bilhões para encomendar seus oito barcos. A Chery tem planos até mais ousados, com um próprio estaleiro para fazer seus navios ao invés de só encomendá-lo, como a rival fez.

BYD Explorer 01

Apesar do nome de carro, o Explorer 01 é tão comprido quanto três Boeing 747 enfileirados e mede 199,9 metros de comprimento. A largura é equivalente a um prédio de dez andares deitado.

O navio mostra a importância do mercado brasileiro para a BYD, já que a vinda ao Brasil (trazendo 5.459 carros) representou a sua segunda viagem desde que iniciou as operações. Foram 27 dias desde a partida, na China, até atracar no Porto de Suape, em Pernambuco.

Este, porém, não será o único porto que receberá o Explorer 01, que também dará as caras nos portos de Vila Velha, no Espírito Santo, e Itapoá, em Santa Catarina.

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