Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Brasileiros têm maior conexão emocional com seus carros, aponta pesquisa

Além disso, as marcas de veículos são mais bem avaliadas por aqui do que outros países pesquisados

Por Julio Cabral
Atualizado em 6 Maio 2024, 17h04 - Publicado em 16 nov 2023, 18h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um levantamento feito pela firma de consultoria Bain & Company mostra que os consumidores brasileiros têm uma ligação mais emotiva com seus veículos. Por aqui, um em cada dez donos de carros afirma que a satisfação e motivação para recomendarem as marcas dos seus automóveis é de natureza emocional.

    A pesquisa foi feita a partir do sistema NPS Prism (Net Promoter Score), uma métrica usada para medir a experiência e lealdade dos consumidores a um determinado fabricante. Em média, o Brasil e México ficaram 23 pontos acima das marcas líderes dos mercados de países como Estados Unidos, China e Canadá. 

    Os sentimentos em relação ao veículo foram expressos na pesquisa, incluindo menções que associam o carro a um “objeto dos sonhos”, um investimento de uma vida inteira e, claro, a um símbolo de status. Também foi expressada uma grande identificação e confiança com a marca e fabricante.

    Compartilhe essa matéria via:

    Há dois pontos que não variaram muito nas regiões pesquisadas: a valorização do custo-benefício e da segurança veicular. Além desses fatores e da ligação emocional, o estudo também apontou que os latino-americanos valorizam mais a estrutura e performance do veículo, dois fatores que superam a média de outros países. 

    Continua após a publicidade

    Embora esteja crescendo, a sustentabilidade ainda não é um dos pontos principais na escolha de compra. A pesquisa NPS Prism identificou que os donos de automóveis de luxo são mais ligados a essa questão do que os consumidores de veículos de massa. 

    É algo que fica ainda mais acentuado no Brasil, onde a diferença da valorização desse fator ambiental na hora da escolha é de 17 pontos percentuais – a maior da pesquisa. Ou seja, os compradores brasileiros de carros premium são bem mais conscientes da importância da sustentabilidade.     

    “Essa discrepância reforça uma necessidade de conscientização maior dos consumidores, mas reflete também a necessidade de políticas de incentivo que permitam que veículos sustentáveis sejam acessíveis a todos os públicos. Assim, cada vez mais consumidores brasileiros poderão aliar sua paixão por automóveis a uma postura mais amigável com o meio ambiente”, pondera Carlos Libera, sócio da Bain & Company.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.