A BMW está ampliando seu cardápio de SUVs com o X2. A carroceria compacta, aliás, confunde até a classificação tradicional: a marca chama de SAV (Sport Activity Vehicle).
Mas, na verdade, é um crossover. Mescla traços de SUV com linhas de cupê. Uma fórmula já conhecida na BMW com o X4 e X6.
Nas fotos, parece um hatch marombado. Ao vivo, fica claro que se trata de um compacto. As medidas não deixam mentir: 436 cm de comprimento e 182,4 cm de largura.
Por compartilhar a mesma plataforma a linha Mini e X1 (base chamada internamente por UKL2), o X2 tem tração dianteira e com motor transversal – essa base não comporta a tração traseira.
Tem motor 2-litros turbo de quatro cilindros, com 230 cavalos (5.000 a 6.000 giros) e torque de 28,6 mkgf (entre 1.350 e 4.600 rpm).
O visual atlético sugere esportividade e robustez – algo desejável na linha X. Isso, aliás, leva às três versões de acabamento – básica, M Sport e M Sport X.
No Brasil, é possível que o X2 28i faça a estreia do modelo. Mas não foram divulgados os dados de configurações disponíveis, nem de preço.
No entanto, o carro será situado entre o X1 e X3. As versões diesel não devem ser oferecidas em nosso mercado.
A estreia está prevista para ocorrer no final do segundo trimestre, provavelmente em maio.