Novo BMW X3: mais refinado, espaçoso e conectado

Terceira geração do BMW X3 chega ao Brasil em março de 2018

A geração mudou, mas o olhar intimidador permanece (Divulgação/BMW)

Não se deixe levar pelas aparências quando o carro em questão for o novo BMW X3. À primeiro vista, parece que ele mudou pouco, que nada mais é do que uma mera reestilização.

Longe disso: trata-se de uma nova geração, que tem até plataforma própria, a CLAR, que a BMW estreou no atual série 7. É uma arquitetura modular, que usa materiais nobres, leves e de alta resistência (como fibra de carbono), o que contribui para a redução do peso (até 55 kg), apesar do aumento de dimensões e conteúdo.

O novo rival do Audi Q5 e Mercedes GLC cresceu 5,1 cm em comprimento (para um total de 4,72 m), 1 cm em largura e 1,5 em altura, enquanto o entre-eixos aumentou em 5,4 cm, o que se reflete na melhoria da habitabilidade, especialmente atrás. O porta-malas manteve seu volume em 550 litros.

Na cabine, a qualidade de construção e materiais é alta. O painel adota a configuração típica dos BMW atuais – em relação ao X3 anterior, ganhou uma central multimídia (de 10,2 polegadas) em posição mais elevada e voltada para o motorista.

Porção central do painel é voltada para o motorista (Divulgação/BMW)

As versões mais completas oferecerão quadro de instrumentos com tela digital integral (12,3 polegadas) e controle gestual de algumas funções (de rádio e ar-condicionado, por exemplo).

Versão top de linha do X3 de nova geração terão uma nova central multimídia, com ajustes por comandos gestuais (Divulgação/BMW)

Novidade também na nomenclatura das versões: xLine, Luxury Line e M Sport. Todas têm bancos esportivos, ar-condicionado trizona, encosto dos bancos traseiros rebatíveis (40/20/40) e com inclinação ajustável e faróis com led.

Bancos tem bons apoios laterais no assento e no encosto (Divulgação/BMW)

Banco traseiro é tripartido, em proporção 20/40/20 (Divulgação/BMW)

A família do novo SUV intermediário da BMW tem um amplo leque de motores. A oferta vai do xDrive 20d (4 cilindros, 2.0, 190 cv, diesel) ao M40i (6 cilindros, 3.0, 360 cv, gasolina). Já em 2018 chegam o X3 xDrive 30i (gasolina, 252 cv) e xDrive 20i (gasolina, 184 cv).

Todos esses motores funcionarão com a transmissão automática de oito marchas Steptronic (com conversor de torque), sempre com tração nas quatro rodas – em um futuro breve, porém, chegam as versões menos potentes e com tração apenas na traseira.

A nova geração do X3 tem preço a partir de R$ 309.950 para o Brasil (Divulgação/BMW)

SUV urbano apresenta distância ao solo de 20,4cm, ângulo de ataque de 25,7º, central de 19,4º e de saída de 22,6º (Divulgação/BMW)

UTILITÁRIO E ESPORTIVO

Na unidade avaliada, um X3 M40i, a suspensão é especial, com molas e amortecedores esportivos (e com ajuste de rigidez) e barras estabilizadoras mais espessas.

Ao rodar por estradas não pavimentadas, o novo X3 tem alguns atributos razoáveis para um SUV urbano: distância ao solo de 20,4 cm, ângulo de ataque de 25,7°, central de 19,4° e de saída de 22,6°.

Rodas aro 20: pneus 245/45 na frente e 275/40 na traseira (Divulgação/BMW)

Durante o teste ao volante do novo X3 M40i (única versão com motor a gasolina presente no evento de lançamento mundial, em Portugal), deu para perceber que não será fácil encontrar uma associação mais feliz do que essa em toda a gama do novo SUV.

O motor dispara com prontidão logo acima do regime de marcha lenta, conservando esse vigor até quase 5.000 rpm (o torque máximo de 51 mkgf se mantém entre 1.520 rpm e 4.800 rpm.

Os números oficiais de performance (4,8 s de 0 na 100 km/h e 250 km/h de velocidade máxima) confirmam as boas impressões ao volante, sendo mais comuns em carros de corrida do que em veículos com aptidão para andar em pisos acidentados.

Extrator de ar dianteiro: estilo e funcionalidade  (Divulgação/BMW)

A boa distribuição de massas entre os eixos (50% no dianteiro e 50% no traseiro) dá sua preciosa contribuição para que o X3 lide muito bem com sua envergadura (4,72 m de comprimento por 1,90 m de largura) e seu peso (quase 2 toneladas), mostrando sempre uma agilidade e uma segurança, de fato, surpreendentes.

A direção está entre as mais precisas e rápidas que já vimos em um SUV (talvez um Porsche Macan consiga estar no mesmo nível) e a competente suspensão (duplos triângulos à frente, multilink atrás) proporciona sempre conforto, mesmo no modo de condução Sport.

Aliás, o distanciamento no comportamento entre os modos de condução tornou o X3 muito mais versátil, apto para qualquer tipo de motorista, estrada ou situação. O test-drive incluiu uma passagem por uma pista off-road na serra de Sintra, nos arredores de Lisboa, durante o qual o X3 M40i não revelou nenhuma hesitação.

X3 xDrive M40i: versão esportiva é a mais equipada (Divulgação/BMW)

No Brasil, a nova geração do X3 estreia em março de 2018. Consultada, a BMW do Brasil diz que estudos para a viabilidade da montagem do novo X3 por aqui estão em curso, mas garantiu que as duas gerações não serão ofertadas simultaneamente.

Em outras palavras, até março a montagem do X3 (que hoje começa em R$ 230.950) na fábrica de Araquari (SC) se encerra e só volta quando (e se) o mercado melhorar.

O SUV vai de 0 a 100Km/h em 4,8s (Divulgação/BMW)

Veredicto

A terceira geração do X3 manteve o desenho austero e elegante, mas está mais moderna e conectada com o motorista.

FICHA TÉCNICA – BMW X3

  • Preço: 66.300 euros (na Alemanha)
  • Motor: gasolina, dianteira, longitudinal, 6 cilindros em linha, 2.998 cm3, 24V, 82 x 94,6 mm, 11:1, 360 cv a 5.500 rpm, 51 mkgf a 1.520 rpm
  • Câmbio: automatizado, 8 marchas, tração 4×4
  • Suspensão: triângulos duplos sobrepostos (dianteira), multilink (traseira)
  • Freios:  discos ventilados (dianteira e traseira)
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: 245/45 R20 (dianteira) e 275/40 R20 (traseira)
  • Dimensões: comprimento, 471,6 cm; largura, 189,7 cm; altura, 167,6 cm; entre-eixos, 286,4 cm; peso, 1.885 kg; tanque, 65 l; porta-malas, 550 l
  • Desempenho: 0 a 100 km/h em 4,8 s, velocidade máxima, 250 km/h
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