BMW confirma novos X3 e Mini Countryman S no Brasil em 2025
Novos SUVs chegam no primeiro semestre de 2025, sendo que o X3 será produzido no Brasil
A BMW vai iniciar 2025 da mesma maneira que terminou 2024: com novidades. Neste ano, a montadora encerrou seu cronograma de novidades com o lançamento do X2 M35i no Brasil. Para o próximo, as primeiras novidades serão os novos BMW X3 e Mini Countryman S.
A confirmação aconteceu durante evento nos Estados Unidos, mas tudo o que sabemos é que eles chegarão ainda no primeiro semestre de 2025, sem uma data específica. No caso do X3, inicialmente ele chegará via importação, mas a BMW vai produzi-lo no Brasil em um segundo momento.
Sobre as versões que chegam ao Brasil, elas serão equivalentes às atuais. Ou seja, o atual 30eXDrive será substituído por uma versão de mesmo nome, porém um pouco mais potente, de 299 cv. Ela é equipada com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros e um elétrico instalado no câmbio automático ZF de oito marchas. A bateria não foi especificada, mas ela garante até 90 km de autonomia, segundo o ciclo WLTP.
Acima dele ficará o X3 M50 XDrive, que substituirá o atual M40i XDrive – que é montado no Brasil. Esse é um híbrido leve equipado com motor 3.0 turbo de seis cilindros acompanhado de um sistema elétrico de 48 V. Ao todo, essa versão entrega 398 cv, enquanto o atual tem 387 cv.
A transmissão também é automática de 8 marchas e, assim como o plug-in, ele também tem a tração integral XDrive. Com esse conjunto, seu tempo de 0 a 100 km/h é de 4,6 segundos, segundo a BMW.
Já o novo Mini Countryman S ALL4 tem uma proposta diferente. Ele chega para complementar a oferta do SUV no Brasil, como uma opção de entrada na comparação com a versão elétrica ou a JCW, que já estão à venda no Brasil.
O Countryman S tem motor 2.0 turbo de 218 cv e 36,7 kgfm, bem mais que os 192 cv e 28,6 kgfm da geração anterior. Outro detalhe é que ele ganha o sistema de tração integral ALL4.
No Brasil, a família Countryman já está em sua mais recente geração, a maior da história: são 4,43 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,656 m de altura. Atualmente, o SUV é vendido apenas em sua versão elétrica, SE ALL4 (R$ 294.990), e a esportiva JCW, com 317 cv e que custa R$ 379.990.
Como é o novo BMW X3
Agora totalmente desprendido de sua variante elétrica, o X3 assumiu um design mais parecido com o esportivo XM, com grade maior — e iluminada nas versões mais caras — e em formato octogonal.
Por dentro, o que chama atenção é o onipresente par de telas unido sob uma moldura curvada, num total de aproximadamente 25″, que servem como quadro de instrumentos e a central multimídia. O novo sistema traz recursos como a possibilidade de baixar jogos e utilizar aplicativos de streaming e navegação com realidade aumentada sem necessidade, Apple CarPlay e Android Auto, ainda que eles estejam disponíveis sem fio.
Outro destaque é a decoração com uso intenso da BMW Interaction Bar, nome dado à luz colorida nos frisos do painel que pulsam e mudam de cor para indicar algo ao motorista.
A BMW também trouxe mudanças que, segundo a montadora, melhoram a capacidade do SUV de fazer curvas. Entre as alterações, os engenheiros rebaixaram o SUV, adicionaram bitolas mais largas na traseira, deixaram a carroceria mais rígida e fizeram ajustes de geometria da suspensão.
Como é o novo Countryman S ALL 4
O Countryman S segue à risca o visual apresentado na nova geração, logo, ele é praticamente idêntico ao modelo elétrico. Há apenas dois detalhes sutis que diferenciam os dois e ambos estão na grade. No modelo a combustão, a peça é aberta e tem um S na cor vermelha, já no irmão elétrico ela é fechada e o S é amarelo.
Por dentro também não há mudanças significativas. O Countryman S tem o mesmo interior com design minimalista com diversos controles físicos. O destaque é a tela redonda de 10’’, que reúne as principais funções do carro e funciona também como quadro de instrumentos.