Ao longo de sua campanha, o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não escondeu que faria tudo para estimular o uso de energia limpa no país. E um dos primeiros passos, segundo o político, será utilizar veículos elétricos em toda a frota federal.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
A promessa foi dada ontem (25), durante coletiva de imprensa na Casa Branca. O foco do pronunciamento era, na verdade, a Ordem Executiva Made In America, que determina que os órgãos do governo comprem mais produtos internos, a fim de aquecer a economia.
O detalhe sobre os EVs veio quando o democrata foi questionado sobre o setor automotivo. “O governo federal também possui uma enorme frota de veículos, que iremos substituir por modelos limpos, elétricos, feitos bem aqui na América, por trabalhadores americanos”, afirmou.
Olho vivo, faro fino
Curiosamente, a primeira montadora a cavar sua vaga na oportunidade foi a Volkswagen, que através do seu CEO global, Herbet Diess, colocou o novo SUV elétrico ID.4 à disposição de Washington. O executivo está no Twitter há menos de uma semana e, além de fazer seu marketing com o presidente, também já provocou Elon Musk.
Dear @POTUS, you want to replace your fleet by #EVs. Good decision and good timing, @VWGroup is ready to deliver! We will start our e-offensive in the US. And by 2022 we will produce our #ID4 also locally in Chattanooga. https://t.co/qmD2eTBeW4
— Herbert Diess (@Herbert_Diess) January 26, 2021
Diess levou o discurso de Biden ao pé da letra, já que o presidente exigiu apenas fabricação em solo americano, com trabalhadores do país. O CEO fez questão de citar que o modelo será produzido na fábrica da VW em Chattanooga, Tennessee.
Esforço de guerra
Obviamente, trocar a frota governamental da maior economia do mundo, com 328 milhões de habitantes e 9 milhões de km², não é tarefa simples. Na verdade, a meta faz parte da “maior mobilização de investimento público em infraestrutura de compras e Pesquisa & Desenvolvimento desde a Segunda Guerra Mundial”, afirmou o presidente.
Ao todo, o governo americano possui mais de 645.000 veículos — apenas 3.215 elétricos — rodando 7,2 bilhões de km e consumindo 1,4 bilhão de litros de combustível anualmente, segundo dados oficiais.
Além dos custos maiores que US$ 20 bilhões, a diversidade da frota é outro grande desafio, já que muitos órgãos e agências possuem carros com propósitos específicos e quase nenhuma variante elétrica à altura.
Um desses é a notória limusine presidencial Cadillac One, feita sob medida e apelidada de “A Besta” pelo Serviço Secreto, tamanha sua blindagem e proteção.
Outro ramo desafiador é o dos correios, já que o Serviço Postal utiliza cerca de 229.000 caminhões, sendo 144.000 Grumman LLV feitos sob medida à companhia e com mais de 25 anos de idade e constantemente criticados.
Os veículos elétricos vêm ganhando cada vez mais espaço nas rotas de entrega urbana, e até a clássica FNM criou caminhões do tipo aqui no Brasil. Nos EUA, a GM posa como substituta à Grumman com o novo furgão da sua startup BrightDrop, o EV600, que entrará em produção no final de 2021.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.