Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Biden trocará 645 mil carros do governo americano por modelos elétricos

Ideia do presidente americano é estimular negócios locais e favorecer energia limpa nos EUA. A VW já se candidatou para fornecer o ID.4 para a frota

Por Eduardo Passos
26 jan 2021, 15h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Joe Biden com carros ao fundo 2020
    Joe Biden foi ambicioso em sua declaração: mais de 600 mil veículos serão trocados por equivalentes elétricos (Adam Schultz/Divulgação)

    Ao longo de sua campanha, o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não escondeu que faria tudo para estimular o uso de energia limpa no país. E um dos primeiros passos, segundo o político, será utilizar veículos elétricos em toda a frota federal.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    A promessa foi dada ontem (25), durante coletiva de imprensa na Casa Branca. O foco do pronunciamento era, na verdade, a Ordem Executiva Made In America, que determina que os órgãos do governo comprem mais produtos internos, a fim de aquecer a economia

    O detalhe sobre os EVs veio quando o democrata foi questionado sobre o setor automotivo. “O governo federal também possui uma enorme frota de veículos, que iremos substituir por modelos limpos, elétricos, feitos bem aqui na América, por trabalhadores americanos”, afirmou.

    Continua após a publicidade

    Olho vivo, faro fino

    Volkswagen ID.4 azul visto 3/4 de frente
    A Volkswagen foi rápida e já vendeu ‘seu peixe’ — mais precisamente o SUV elétrico ID.4 — ao governo americano (Divulgação/Volkswagen)

    Curiosamente, a primeira montadora a cavar sua vaga na oportunidade foi a Volkswagen, que através do seu CEO global, Herbet Diess, colocou o novo SUV elétrico ID.4 à disposição de Washington. O executivo está no Twitter há menos de uma semana e, além de fazer seu marketing com o presidente, também já provocou Elon Musk.

    Continua após a publicidade



    Diess levou o discurso de Biden ao pé da letra, já que o presidente exigiu apenas fabricação em solo americano, com trabalhadores do país. O CEO fez questão de citar que o modelo será produzido na fábrica da VW em Chattanooga, Tennessee.

    Esforço de guerra

    Limusine presidencial dos EUA
    Será difícil substituir a nova limusine presidencial, lançada em 2018 (Shealah Craighead/Divulgação)

    Obviamente, trocar a frota governamental da maior economia do mundo, com 328 milhões de habitantes e 9 milhões de km², não é tarefa simples. Na verdade, a meta faz parte da “maior mobilização de investimento público em infraestrutura de compras e Pesquisa & Desenvolvimento desde a Segunda Guerra Mundial”, afirmou o presidente.

    Continua após a publicidade

    Ao todo, o governo americano possui mais de 645.000 veículos — apenas 3.215 elétricos — rodando 7,2 bilhões de km e consumindo 1,4 bilhão de litros de combustível anualmente, segundo dados oficiais.

    Os velhos Grumann LLV dos correios americanos são criticados pelo consumo, ausência de recursos básicos como ABS e idade avançada
    Os velhos Grumann LLV dos correios americanos são criticados pelo consumo, ausência de recursos básicos como ABS e idade avançada (Pope Moysuh/Unsplash)

    Além dos custos maiores que US$ 20 bilhões, a diversidade da frota é outro grande desafio, já que muitos órgãos e agências possuem carros com propósitos específicos e quase nenhuma variante elétrica à altura.

    Cadillac One
    Cadillac One “The Beast” (Reprodução/Internet)
    Continua após a publicidade

    Um desses é a notória limusine presidencial Cadillac One, feita sob medida e apelidada de “A Besta” pelo Serviço Secreto, tamanha sua blindagem e proteção.

    Outro ramo desafiador é o dos correios, já que o Serviço Postal utiliza cerca de 229.000 caminhões, sendo 144.000 Grumman LLV feitos sob medida à companhia e com mais de 25 anos de idade e constantemente criticados.

    Brightdrop EV600
    GM já está de olho no mercado dos furgões e caminhões elétricos (Brightdrop/Divulgação)

    Os veículos elétricos vêm ganhando cada vez mais espaço nas rotas de entrega urbana, e até a clássica FNM criou caminhões do tipo aqui no Brasil. Nos EUA, a GM posa como substituta à Grumman com o novo furgão da sua startup BrightDrop, o EV600, que entrará em produção no final de 2021.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas capa 741
    (arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.