Bentley Bentayga terá as maiores rodas de fibra de carbono do mundo
Ainda sem preço, a novidade estará disponível até o final do ano por meio da área de customização interna da marca britânica
Rodas de fibra de carbono têm uso restrito a alguns poucos carros, como o Mustang Shelby GT350R. A Bentley quis levar essa exclusividade mais além e anunciou que seu SUV, o Bentayga, terá rodas de fibra de carbono de 22 polegadas, as maiores já registradas para um veículo de produção em série.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Elas serão oferecidas por meio da área de customização interna da Bentley, chamada de Mulliner. A novidade não acrescenta apenas um visual mais esportivo, mas economiza algo em torno de seis quilos por roda, ou seja, um total de 24 quilos no veículo todo.
A melhora não se reduz ao peso. A utilização de fibra de carbono nas rodas reduz a massa não suspensa, o que aumenta o controle do modelo e o desempenho dos freios. Além disso, uma roda de alumínio também de 22 polegadas pode ter até um grau de curvatura devido a flexibilidade, o que não acontece quando a fibra de carbono é utilizada.
Por ser um composto mais rígido, o desgaste dos pneus também diminui. Por conta da menor flexibilidade, a área de contato do pneu fica mais consistente, o que fornece, por consequência, mais estabilidade ao motorista.
De acordo com a empresa, as vantagens não param por aí. A Bentley afirmou que as novas rodas aumentam a proteção do SUV, já que elas passaram pelos rígidos testes TÜV – uma associação de inspeção técnica da Alemanha.
Inclusive, as rodas de fibra de carbono da Mulliner são as primeiras a passar em todos os testes TÜV. Como se não fosse o suficiente, elas ainda tiveram um desempenho melhor que as suas irmãs de alumínio no teste de colisão.
Isso é importante porque, em uma colisão, a roda de alumínio pode quebrar mais facilmente e causar a perda de pressão do pneu, o que altera consideravelmente o comportamento da direção do carro. Neste caso, fica difícil para o motorista tentar corrigir a rota do veículo. Com a utilização da fibra de carbono, mesmo em caso de choque o impacto nno veículo não é grande, o que permite que o motorista freie em segurança.
A novidade ainda não tem preço, mas será disponibilizada até o final deste ano. Além das rodas, a Mulliner oferece outras partes de carbono que podem ser adicionadas ao modelo, como o difusor traseiro e detalhes internos.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital