Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Baidu cria carro autônomo de aplicativo que tem até ‘lojinha’ dentro

O modelo já acumula 32 milhões de quilômetros em testes para rodar nas ruas chinesas sem motorista

Por João Vitor Ferreira
23 jul 2022, 09h52

Na China, a Baidu é uma gigante da tecnologia equivalente ao Google (que é bloquado por lá) e faz muito mais do que aquele antivírus que sempre dava um jeito de se instalar em nossos computadores. Seus negócios vão além da informática e, atualmente, a empresa atua até mesmo no ramo da mobilidade.

No ano passado, a Baidu lançou o Apollo Go, primeiro serviço de táxi autônomo da China e que já opera em mais de 10 cidades no país asiático.

Para complementar a oferta, agora a empresa apresenta seu primeiro veículo totalmente desenvolvido para a plataforma, o Apollo RT6. Anteriormente, os modelos eram carros adaptados para condução autônoma e funcionavam através do 5G, podendo ser controlados de maneira remota em caso de emergência.

Continua após a publicidade

A proposta é semelhante a do BYD D1, apresentado aqui no Brasil para funcionar carro de aplicativo. A diferença é que a tecnologia do RT6 é muito maior, dispensando motorista e trazendo diversos recursos para proporcionar o conforto dos passageiros, como uma mesa ou uma máquina de vendas automática.

Apollo RT6 BAIDU lateral
Assim como o BYD D1, o Apollo RT6 também tem porta traseira deslizante (Baidu/Divulgação)

O monovolume tem forma semelhante a de uma minivan e foi feito para garantir um bom espaço para os tripulantes. Ele tem um centímetro a mais de comprimento que o Audi Q5, totalizando 4,76 m. O assoalho é plano e, como o volante é opcional, assim como o assento do motorista, pode haver muito espaço para as pernas.

Apollo RT6 BAIDU interior
(Baidu/Divulgação)

De acordo com a Baidu, o sistema de pilotagem autônoma do RT6 funciona por meio da informação obtida por 8 lidares (uma espécie de radar baseado em sinais de laser), 12 câmeras e 38 sensores que fazem o carro identificar o trânsito de maneira precisa e com longo alcance. Além disso, todos os sistemas estão bem integrados ao visual do veículo, sendo praticamente invisíveis.

Apesar de tudo isso, a Baidu crê que o principal trunfo do seu veículo será o preço. Cada unidade do Apollo RT6 custará o equivalente a 203.260 reais, em conversão direta, deixando o aplicativo mais acessível para as pessoas. O CEO da Baidu, Robin Li, afirma que o modelo é o primeiro passo para um futuro onde pegar um carro autônomo será mais barato do que um carro de aplicativo convencional.

Apollo RT6 BAIDU interior
(Baidu/Divulgação)

E se o antigo antivírus da empresa não era muito confiável, Zhenyu Li, vice-presidente corporativo da Baidu, afirma que o sistema dirige tão bem quanto um motorista com 20 anos de experiência. Isso é resultado, também, das informações obtidas de uma série de testes, que já acumulam 32 milhões de quilômetros rodados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.