Avaliamos a nova central do March com Waze e outros aplicativos
Nissan Multi-App tem usabilidade e visual de tablet, mas por enquanto pode equipar apenas as versões mais caras
Faz alguns anos que as centrais multimídia se tornaram um dos opcionais mais requisitados nos veículos novos. Versáteis, elas reúnem diversas funções em um único aparelho, reproduzindo músicas em formatos digitais, indicando as coordenadas do GPS ou até exibindo imagens da câmera de ré. De olho nesta tendência, a Nissan foi uma das primeiras montadoras a investir neste equipamento – juntamente com Chevrolet (que equipou todos seus carros com a central MyLink) e Hyundai. Agora a montadora japonesa traz uma nova geração de centrais chamada Multi-App a seus veículos de entrada, March e Versa.
Definida pela marca como um equipamento “que reúne o melhor do tablet no painel dos veículos em uma tela de 6,2 polegadas”, a Multi-App incorpora alguns dos aplicativos mais utilizados pelos usuários de smartphone, dispensando o espelhamento do telefone celular. São 13 aplicativos: Waze, Google Chrome, Google Search, Google Maps, YouTube, Spotify, Deezer, Weather Channel, Trip Advisor, Tunein Radio, Foursquare, Skype e Onde Parar. Além destes aplicativos, há entradas auxiliar e USB, radio AM/FM e CD Player.
Atendendo às leis de trânsito vigentes no país, os aplicativos que exibem imagens funcionam apenas se o freio de estacionamento estiver acionado – entendendo, assim, que o veículo está parado. É possível baixar mais aplicativos e transferir arquivos digitais ao disco rígido de 2 gb no equipamento, sendo que o acesso à internet é realizado contratando um serviço à parte ou utilizando o plano de dados de seu smartphone por pareamento via Wi-Fi.
A Multi-App realmente lembra um tablet, tanto na aparência quanto no funcionamento. Sua usabilidade é um dos pontos fortes, sendo fácil de operar e bastante intuitiva. Embora dispense o espelhamento, o fato de depender da conexão 3G (ou 4G nos casos mais modernos) para obter conexão à internet pode fazer o usuário mudar de ideia e acessar seus aplicativos depois. Se esse não for o caso, a central multimídia se torna essencial para quem é heavy user do Waze – caso deste que vos fala. Spotify e Deezer também podem ser alternativas interessantes ao tradicional pen-drive lotado de músicas. Quanto aos outros aplicativos, dificilmente alguém precisará utilizá-lo dentro do carro.
Embora a tela seja grande e sensível ao toque, a Nissan insiste em usar botões para controlar funções básicas da central, como os botões do volume, rádio AM/FM e até o comando para voltar à tela inicial – que poderiam ser inseridos na própria tela para deixar o visual mais limpo. Sua posição não é ruim, mas em alguns casos a tela pode ser ofuscada pela luz do sol. Mas estes são apenas pequenos incômodos em um equipamento à altura dos melhores do mercado. No teste que fizemos em 2014 com as principais centrais multimídia do mercado, aliás, a antiga central do March (MyConnect) ficou em segundo lugar, atrás apenas da blueNAV do Hyundai HB20. Com um equipamento mais avançado e completo frente a seu antecessor, a Multi-App tem tudo para roubar a taça da Hyundai. Fica para um próximo teste.
A central multimídia estreia acompanhada de um novo pacote de opcionais chamado “Colors”. O kit consiste em kits com quatro combinações de cores (branco com detalhes em vermelho, vermelho com branco, preto com branco e branco com azul), aplicadas em partes como aerofólio, maçanetas das portas e capas dos retrovisores, além das costuras dos tapetes em carpete e também nos frisos das portas, sendo que esses dois últimos são vendidos normalmente como acessórios. O pacote “Colors” pode equipar as versões 1.0 SV (oferecida por R$ 43.290 sem opcionais) e 1.6 SL (R$ 51.790) do March e o Versa SL 1.6 16V (R$ 57.690) e Unique (R$ 59.190).
No caso do Versa SL, o Multi-App vem acompanhado de bancos de couro, ar-condicionado digital, volante e manopla com acabamento em couro, rodas de liga aro 16, apliques em preto brilhante no console central, maçanetas externas cromadas, faróis de neblina com acabamento cromado e câmera de ré. Não há nenhuma novidade nas motorizações 1.0 12V de três cilindros (77 cv) e 1.6 16V (111 cv). Já o Versa Unique acrescenta aerofólio e frisos das portas pintados na cor da carroceria e ponteira de escapamento cromada.