A Audi planeja lançar em breve pelo menos quatro carros híbridos plug-in, uma vez que aposta na tecnologia para combater a ofensiva da BMW com carros elétricos. Com isso, a Audi pretende superar a rival em vendas globais de elétricos e híbridos, segundo a publicação Automotive News.
Audi deverá apresentar o A3 Sportback e-tron, seu primeiro híbrido plug-in, na Europa ainda este mês. As vendas nos Estados Unidos estão previstas para começar no segundo ou terceiro trimestre de 2015, enquanto que as entregas na China devem ocorrer no primeiro semestre do ano seguinte.
O modelo vai disputar mercado com carros movidos a baterias, como o BMW i3, em uma tentativa de conquistar clientes à procura de veículos ecológicos. Rupert Stadler, CEO da Audi disse hoje o A3 Sportback e-tron será seguido por outros híbridos plug-in. “Acreditamos fortemente em híbridos plug-in e vamos adicionar um novo modelo a cada ano, começando com o Q7 no próximo ano, seguido do A6 sedã com longa distância entre eixos para a China e o A8”, disse ele.
A Audi acredita que os plug-in hybrids são a melhor solução para veículos de baixa emissão, pois eles não enfrentam as mesmas restrições de alcance dos veículos movidos a bateria. Híbridos plug-in usam um motor de combustão interna convencional, mas também pode rodar com energia elétrica com zero emissões.
“Híbridos plug-in são veículos elétricos para a condução cotidiana, exatamente o que nossos clientes estão pedindo”, continuou Stadler. “Esses veículos são totalmente integrados em nossas plataformas e processo de produção, por isso estamos começando com o A3 e-tron, na Alemanha, mas a mesma tecnologia poderia ser aplicada para as linhas de produção que temos na China e no México”, finalizou.