A Audi terá um novo modelo topo de linha na sua gama de veículos. A novidade, com o possível nome de A9 e-tron, deve entrar em produção em 2020 para ocupar o degrau acima do sedã A8. A promessa é de uma motorização totalmente elétrica e com tecnologia autônoma.
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De acordo com a AutoCar, o modelo compartilhará diversos componentes com o conceito Q6 e-tron. O CEO da Audi declarou: “Em 2020 teremos três veículos elétricos compondo nosso line-up”. Ele ainda deu detalhes à publicação britânica. “Vamos começar com a versão de produção do Q6 e-tron, que terá uma autonomia de até 500 quilômetros. Em 2025, 25% da nossa gama contará com modelos elétricos.” O nome A9 e-tron não é confirmado oficialmente, mas há grande possibilidade da fabricante o adotar.
Quando chegar ao mercado, o Audi A9 e-tron terá a concorrência de modelos como o Tesla Model S. A mecânica será composta por três motores elétricos que combinados desenvolverão até 370 kW (503,1 cv) de potência e 81,6 mkgf de torque, sempre no modo mais esportivo.
A aceleração é estimada em 4,6 segundos, enquanto a velocidade máxima curiosamente seria limitada em 210 km/h. Dos três conjuntos motrizes elétricos, o dianteiro será responsável por tracionar as rodas dianteiras, enquanto os dois motores serão dedicados ao eixo traseiro.
A plataforma do novo A9 e-tron será compartilhada também com o futuro Q6 e-tron, bem como a carroceria de alumínio e bateria com refrigeração líquida que será acoplada na base da cabine de ambos. Além de ser reabastecido por uma tomada como todo veículo elétrico plug-in, a bateria poderá ser carregada também por indução (sem fios). Para isso, bastará estacionar o veículo sobre uma placa condutora desenvolvida pela Audi.
O novo A9 e-tron promete estrear o nível quatro de sistema autônomo, sendo que o nível três da tecnologia aparecerá na quarta geração do A8 em 2017. No sedã de luxo A8, o sistema autônomo de nível três será capaz de verificar ativamente os arredores, além de acelerar, desacelerar e dirigir sem precisar que o motorista esteja com as mãos no volante.
No futuro A9 e-tron, que contará com nível quatro, as capacidades do modo autônomo serão ainda mais avançadas, a exemplo do carro dirigir sozinho não só por rodovias, mas também no ambiente urbano. O diretor de elétrica da Audi conclui. “o nível quatro é um desafio, porque exige melhorias consideráveis para sensores e poder de processamento”.
Em relação ao design, o novo modelo terá inspiração nos conceitos Prologue e Prologue Avant — este último ilustra as fotos da matéria, e foi apresentado pela marca no Salão de Genebra de 2015. As linhas gerais do desenho já foram aplicadas nos últimos lançamentos da marca, como o esportivo TT, o sedã A4, o utilitário Q7 e, mais recentemente, no cupê A5. A versão de produção do Audi A9 e-tron tem previsão de ser revelada em 2020.