Foram seis anos sem um dos maiores ícones da Aston Martin, mas a espera acabou. O Vanquish está de volta em sua terceira geração com novo visual e motor V12 inteiramente renovado para entregar mais potência que o Vantage.
No papel, a Aston Martin anuncia que o motor V12 5.4 é o mesmo do modelo que saiu de linha em 2018. Mas na prática, as mudanças feitas fazem dele praticamente um novo bloco.
Para chegar aos 835 cv e 102 kgfm — antes eram 603 cv e 64,28 kgfm — a montadora britânica precisou adicionar refez bloco, cabeçote, comando de válvulas, bielas, turbocompressores, injetores, além de realocar as velas de ignição.
Há até um novo recurso para o motor, chamado de Boost Reserve. Ele funciona como uma potência por demanda, que atua aumentando a pressão de sobrealimentação do turbo além do necessário com uma aceleração parcial, coordenando cuidadosamente o acelerador e a wastegate controlada eletronicamente. Desse modo, quando o motorista precisar de mais potência — ou seja, pisar fundo — o impulso estará pronto para ser usado.
Para dar conta da aceleração, a Aston adaptou a relação da transmissão automática de oito marchas. O câmbio é montado na traseira, junto de um diferencial de deslizamento limitado eletrônico, que gerencia a tração das rodas. Com esse conjunto, o Vanquish pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 s e chegar aos 345 km/h.
Para manter a estabilidade, o novo Vanquish tem uma série de sistemas avançados. Os amortecedores são Bilstein DTX, controlados por uma unidade de medição inercial de seis eixos. Para as curvas, há o novo Corner Braking 2.0, um sistema que, na prática, permite ao motorista frear mais tarde nas curvas, sem correr o risco das rodas traseiras perderem a aderência.
A suspensão é multilink na traseira e de duplo braço na dianteira. Já os freios tem discos de carbono-cerâmica de 410 mm na frente e 366 mm na traseira, enquanto as rodas são forjadas de 21’’. O chassi é um monocoque como os demais Aston Martins modernos, porém a carroceria é feita de fibra de carbono para economizar peso, chegando aos 1.773 kg de peso seco, segundo a fabricante.
Novo design e interior do século XXI
A forma curvada do capô continua lá, mas ele ganhou novos vincos e as saídas de ar estão mais centralizadas. A Aston também não mexeu nos faróis arredondados, só os deixou maiores e mais ovais. Na grade a reformulação foi completa, e agora ela está bem maior, indo até a base do para-choque.
As linhas laterais estão mais curvas e demarcam melhor a caixa de rodas traseiras. Na traseira, o spoiler agora está um pouco menos curvado. A parte central do porta-malas foi pintada de preto e as lanternas tem um novo formato, sendo dispostas na vertical. O para-choque foi redesenhado, tem uma parte pintada maior e abriga novas saídas de escape.
Por dentro, a Aston fez um belo trabalho de modernização. Quando saiu de linha em 2018, o Vanquish tinha um interior ultrapassado e simples para a época. Mas agora a coisa mudou.
Começando pelo quadro de instrumentos digital totalmente configurável com tela de 10,25’’. A central multimídia tem o mesmo tamanho e está localizada mais abaixo, emoldurada próxima ao console central. Nela, além de se conectar com o Android Auto e Apple CarPlay, o motorista também acessa as funções de climatização, já que não há botões físicos para o ar-condicionado.
Porém, diferente de carros mais modernos, o console central e o painel ainda concentram uma boa quantidade de botões, todos físicos. O volante também é novo, com design de três raios e mais botões para auxiliar nos controles do veículo e da multimídia. E o sistema de som é surround duplo da Bowers & Wilkins com 15 alto-falantes.
As primeiras entregas do Vanquish começam no final deste ano para os Estados Unidos. A Aston Martin divulgou que serão produzidas menos de 1.000 unidades por ano. Inicialmente, cada uma terá um preço sugerido de U$ 429.000, cerca de R$ 2,42 milhões.