Aston Martin Valour marca fim do motor V12 e só tem câmbio manual
Ultimo Aston Martin com motor V12 da história mistura traços de design do passado e do presente e terá apenas 110 unidades fabricadas
A Aston Martin revelou nesta terça-feira, 11, as primeiras imagens do seu mais novo e último esportivo com motor V12, o Valour. Ele foi criado justamente para celebrar os 110 anos da marca e para marcar o fim dos Aston Martin V12. A produção será limitada a apenas 110 unidades, todas com câmbio manual.
O Aston Martin Valour tem linhas bem peculiares, pois seu teto remete aos esportivos recentes, mas a dianteira tem aspecto mais retrô. A inspiração é o antigo Vantage V8 das décadas de 1970 e 80 e no o famoso ‘Muncher’, o carro da marca na corrida de Le Mans em 1980. Boa parte da carroceria é feita de fibra de carbono.
Apesar da frente e perfil do carro terem sido inspiradas no antigo Vantage, a traseira tem elementos parecidos com o Aston Martin Victor. Porém, alguns elementos diferentes, como a tripla saída de escape e uma peça de alumínio que se estende por toda traseira do carro.
Além da estética, a mecânica também mereceu atenção. A suspensão foi totalmente revisada, com amortecedores adaptativos, molas e barras estabilizadoras desenvolvidas especificamente para este modelo. Até mesmo o alinhamento das rodas é feito sob medida para este carro.
Tudo nesse carro foi planejado para ser especial, ainda mais por ele ter sido feito primeiramente como um veículo voltado para a estrada. Então, a engenharia da Aston Martin tratou de dotar o superesportivo com “um equilíbrio esportivo precisamente controlado, com uma resistência resoluta ao rolamento nas curvas”.
Mas, o mais relevante sem dúvidas é o motor. O insano V12 5.2 biturbo é capaz de produzir 705 cv e 76,7 kgfm e estará sempre combinado ao câmbio manual de seis marchas. A Aston Martin ainda não relevou os dados de desempenho do cupê, porém, é de se esperar que ele vá de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos. Hoje, segundo a empresa britânica, o Valour é o único modelo com motor dianteiro e câmbio manual do mercado.
Por dentro, todo o luxo e esportividade de um Aston Martin. Dois bancos em forma de concha feitos de fibra de carbono. Aliás, quase todo o interior é feito com fibra de carbono, isso inclui: placas das portas, saídas de ar do painel, console central e túnel de transmissão.
Porém, a Aston Martin disponibiliza outros tipos de personalização. Os clientes vão poder personalizar muitos elementos por meio da divisão Q da Aston Martin, dedicada a atender aos gostos dos consumidores mais exigentes.
Serão produzidos apenas 110 unidades do superesportivo, com início programado para o terceiro trimestre deste ano e entregas no final deste ano. A empresa ainda não anunciou o preço inicial do carro, mas especula-se algo entorno de 1 milhão de libras esterlinas, equivalente a R$ 6,3 milhões .