Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Aston Martin Valour marca fim do motor V12 e só tem câmbio manual

Ultimo Aston Martin com motor V12 da história mistura traços de design do passado e do presente e terá apenas 110 unidades fabricadas

Por Lucas Parente
11 jul 2023, 23h51
am_valour02
 (Divulgação/Aston Martin)
Continua após publicidade

A Aston Martin revelou nesta terça-feira, 11, as primeiras imagens do seu mais novo e último esportivo com motor V12, o Valour. Ele foi criado justamente para celebrar os 110 anos da marca e para marcar o fim dos Aston Martin V12. A produção será limitada a apenas 110 unidades, todas com câmbio manual.

O Aston Martin Valour tem linhas bem peculiares, pois seu teto remete aos esportivos recentes, mas a dianteira tem aspecto mais retrô. A inspiração é o antigo Vantage V8 das décadas de 1970 e 80 e no o famoso ‘Muncher’, o carro da marca na corrida de Le Mans em 1980. Boa parte da carroceria é feita de fibra de carbono.

am_valour01
(Divulgação/Aston Martin)

Apesar da frente e perfil do carro terem sido inspiradas no antigo Vantage, a traseira tem elementos parecidos com o Aston Martin Victor. Porém, alguns elementos diferentes, como a tripla saída de escape e uma peça de alumínio que se estende por toda traseira do carro.

am_valour03
(Divulgação/Aston Martin)
Continua após a publicidade

Além da estética, a mecânica também mereceu atenção. A suspensão foi totalmente revisada, com amortecedores adaptativos, molas e barras estabilizadoras desenvolvidas especificamente para este modelo. Até mesmo o alinhamento das rodas é feito sob medida para este carro.

Tudo nesse carro foi planejado para ser especial, ainda mais por ele ter sido feito primeiramente como um veículo voltado para a estrada. Então, a engenharia da Aston Martin tratou de dotar o superesportivo com “um equilíbrio esportivo precisamente controlado, com uma resistência resoluta ao rolamento nas curvas”.

Continua após a publicidade
am_valour04
Aston Martin RHAM/1, o ‘Muncher’, usado na corrida de Le Mans de 1980. (Divulgação/Aston Martin)

Mas, o mais relevante sem dúvidas é o motor. O insano V12 5.2 biturbo é capaz de produzir 705 cv e 76,7 kgfm e estará sempre combinado ao câmbio manual de seis marchas. A Aston Martin ainda não relevou os dados de desempenho do cupê, porém, é de se esperar que ele vá de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos. Hoje, segundo a empresa britânica, o Valour é o único modelo com motor dianteiro e câmbio manual do mercado.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Por dentro, todo o luxo e esportividade de um Aston Martin. Dois bancos em forma de concha feitos de fibra de carbono. Aliás, quase todo o interior é feito com fibra de carbono, isso inclui:  placas das portas, saídas de ar do painel, console central e túnel de transmissão.

am_valour05
(Divulgação/Aston Martin)

Porém, a Aston Martin disponibiliza outros tipos de personalização. Os clientes vão poder personalizar muitos elementos por meio da divisão Q da Aston Martin, dedicada a atender aos gostos dos consumidores mais exigentes.

Serão produzidos apenas 110 unidades do superesportivo, com início programado para o terceiro trimestre deste ano e entregas no final deste ano. A empresa ainda não anunciou o preço inicial do carro, mas especula-se algo entorno de 1 milhão de libras esterlinas, equivalente a R$ 6,3 milhões . 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.