As relações entre as marcas e suas cores oficiais
Nunca uma relação foi tão íntima e cheia de histórias quanto aquela entre uma marca e sua cor oficial
Bugatti
Foi no início do século 20 que se convencionou atribuir a cor do carro de corrida segundo sua nacionalidade. Daí a Bugatti herdou o Bleu de France (azul da França), caso deste Type 35C, que liderou mais de mil provas nos anos 20.
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BMW
Direto do logotipo, a montadora traz o azul como cor oficial. Mas sua divisão esportiva Motorsport tem três: azul (BMW), vermelho (Texaco, tradicional fornecedora) e roxo (a mistura, ou união, das duas empresas).
Na Fórmula 1, ela já teve várias cores, em geral ligadas a patrocinadores, como quando Alonso se sagrou bicampeão mundial (2005/2006): azul e detalhes em amarelo, da espanhola Telefónica. Em 2016, a escuderia resolveu assumir o amarelo como oficial.
Ford
Em 1952, Briggs Cunningham pintou duas faixas nos seus carros para diferenciá-los dos rivais nas imagens em preto e branco da época. Assim, listras azuis viraram padrão em carros americanos e depois nos Ford.
Alfa Romeo
No início, a Itália não usava o vermelho em suas equipes até vencer o rali Pequim-Paris, em 1907. Foi só depois que a Alfa Romeo passou a pintar seus monopostos com o tradicional Rosso Corsa (vermelho corrida).
Ferrari
Você sabia que a cor oficial da fabricante italiana é o amarelo, apesar de o Rosso Corsa ser a preferida dos fãs? É só lembrar do célebre logotipo da Ferrari: um cavalo preto sobre um fundo todo amarelão.
Mercedes-Benz
Diz a lenda que, em 1934, os carros da Mercedes nas provas de GP estava acima do peso. Ela teria raspado a tinta branca e ficado só no metal. Assim, o prata teria se tornado a pintura padrão da equipe.
Jaguar
Nada é mais clássico que um Jaguar pintado de British Racing Green (verde corrida britânico), originado na época em que os ingleses usavam essa tonalidade nos seus carros de competição.
McLaren
O laranja do M6A de 1967 (acima) veio para saltar nas telas da recém-chegada TV em cores. Após variações, o time inglês adotou o preto este ano pelo fracasso na F-1 2015, mas manteve no logotipo e nos cupês de rua.