As marcas que mais vendem carro por concessionária
Melhores rendimentos por concessionária são das marcas que alinham redes de tamanho médio
Uma grande rede de concessionárias não serve apenas para alcançar clientes, mas também é argumento de venda: se você está mais perto da revenda, é mais fácil resolver qualquer eventual problema em seu carro. Não por acaso, as marcas que mais vendem no Brasil (Chevrolet, Fiat e Volks) possuem as maiores redes, com cerca de 600 concessionárias cada.
LEIA MAIS
>> Custo para comprar e manter carro no Brasil é um dos maiores do mundo
>> Os carros mais vendidos no planeta em 2016
>> Vendas em agosto: Corolla, Toro e Mobi continuam subindo
Com os números do mercado no primeiro semestre levantados pela consultoria Data2MKT, fomos atrás de um dado diferente: quais marcas conseguem vender mais carros zero quilômetro por concessionária? Neste quesito, quem se destaca são Toyota, Hyundai e Honda.
Marca | CONCESSIONÁRIAS | VENDAS | CARROS/LOJA | POSIÇÃO NAS VENDAS EM GERAL |
---|---|---|---|---|
Toyota | 216 | 102.200 | 473,1 | 5 |
Hyundai | 298 | 112.000 | 375,8 | 4 |
Honda | 225 | 71.300 | 316,8 | 8 |
Chevrolet | 600 | 187.000 | 311,6 | 1 |
Fiat | 600 | 172.500 | 287,5 | 2 |
Renault | 298 | 83.200 | 279,2 | 7 |
Volkswagen | 600 | 148.200 | 247 | 3 |
Ford | 399 | 97.500 | 244,3 | 6 |
Nissan | 160 | 30.100 | 188,1 | 10 |
Jeep | 190 | 31.100 | 163,6 | 9 |
Com rede de 216 revendas, a Toyota (5ª colocada no ranking geral de vendas, somando automóveis e comerciais leves) teve 473,1 carros vendidos por loja no primeiro semestre deste ano. Em segundo lugar, a Hyundai (em 4° no geral) pode agradecer ao HB20 por conseguir vender em média 375,8 carros em cada uma de suas 298 concessionárias. A terceira rede de concessionárias mais eficiente foi a da Honda (em 8° no geral), com 225 lojas vendendo 316,8 carros cada na primeira metade deste ano.
Curiosamente, as três marcas também ocuparam as três primeiras posições no ranking da pesquisa Os Eleitos realizada pela Quatro Rodas em 2015. Esta pesquisa leva em consideração apenas a satisfação dos proprietários com o seu carro e a rede autorizada. Na última edição da pesquisa, a Toyota foi a marca com maior índice de satisfação, seguida pela Honda, e com Hyundai e Nissan empatadas na terceira posição. O quarto lugar foi da Chevrolet.
Teoricamente, concessionárias que vendem mais carros possuem uma melhor saúde financeira, o que pode ser um fator benéfico para a qualidade do pós-venda. No sentido oposto, o alto índice de satisfação também causaria uma maior fidelização da freguesia em relação ao ponto da rede.
De acordo com Milad Neto, gerente da consultoria JATO, Toyota, Hyundai e Honda colecionam bons índices de fidelização. “Além de não perderem clientes para outra marca, seus consumidores atraem pessoas de fora ao compartilhar suas boas experiências, seja de compra ou em serviços de manutenção”. Elas também têm modelos bastante desejados atualmente, como Honda HR-V, Toyota Corolla e Hyundai HB20.
Neto também lembra que Honda, Toyota e Hyundai ganharam participação de mercado nos últimos meses, mesmo com queda nas vendas. Em outras palavras, suas vendas caíram menos do que as de concorrentes. Toyota e Hyundai são os principais exemplos – no acumulado de 2016, elas já passaram a Ford em número de emplacamentos.
Um número enxuto de revendas combinado a uma localização melhor também ajuda a obter uma boa média. Marcas com muitas concessionárias vêem suas lojas concorrendo entre si em algumas localidades, mas também levam vantagem por chegar a regiões onde redes menores não chegam.
A Chevrolet, com sua rede de 600 lojas vendendo 311,6 carros cada fica no quarto lugar. A Fiat tem rede igualmente grande, mas vendeu menos carros no primeiro semestre, terminando com 287,5 carros por loja. A Volkswagen, que também tem 600 concessionárias, aparece em sétimo neste tipo de média, atrás da Renault, que tem metade do número de lojas.