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As marcas e modelos que rendem os maiores faturamentos no Brasil

Chevrolet é a líder. seguida por Fiat e Toyota; entre os modelos, destaque para Corolla, HR-V, Renegade, Hilux e Toro

Por Leo Nishihata e Isadora Carvalho
Atualizado em 16 fev 2017, 17h49 - Publicado em 16 fev 2017, 16h21
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  • Os faturamentos das montadoras no Brasil são tão bem guardados como a receita da Coca-Cola. A pedido da QUATRO RODAS, a consultoria Data2mkt garimpou diversos desses dados e reuniu os ganhos anuais das principais marcas do mercado a partir dos números de emplacamentos de cada fabricante, junto com o valor médio dos modelos vendidos.

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    Os resultados do estudo revelam o montante de dinheiro movimentado com as vendas – não confundir isso com o lucro das montadoras, que para ser calculado demandaria uma pesquisa muito mais ampla envolvendo as margens de lucro das concessionárias e os gastos operacionais e de desenvolvimento de cada marca.

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    Se em 2015 a Chevrolet consquistou o 1º lugar em faturamento, mesmo estando atrás da Fiat em número de emplacamentos, em 2016 ela obteve a liderança nos dois quesitos: foram 345,9 mil unidades emplacadas por um tíquete médio de R$ 50.514, resultando em um montante de R$ 17,5 bilhões em vendas.

    Ainda que esse número represente uma queda de 9,4% no faturamento da marca em relação a 2015, considerando a inflação do período, o resultado pode ser considerado muito bom.  “O ano de 2016 foi um dos piores em vendas da indústria automotiva, com queda de 20%. Manter-se na liderança é um grande feito, e a Chevrolet deve isso principalmente ao sucesso do Onix”, diz Francisco de Castro Neves, responsável pela pesquisa.

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    Em 2º lugar veio a Fiat, que também foi a segunda montadora em emplacamentos: 304,9 mil unidades, com um valor médio de venda um pouco inferior ao da Chevrolet (R$ 47.590), totalizando R$ 14,5 bilhões.

    Na terceira posição aparece a Toyota, que se manteve estável, com diferença de apenas 0,2% em relação ao faturamento de 2015. Chama a atenção aqui a política de preços da marca: mesmo com um número de emplacamentos bem inferior ao da Fiat (180,3 mil unidades), ela movimentou quase tanto dinheiro quanto a marca italiana (R$ 14 bilhões), graças aos patamares de valores superiores de seus veículos (R$ 77.889, em média).

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    Impulsionada pelo sucesso do Ka, terceiro carro mais vendido no país em 2016, a Ford subiu três posições no ranking em relação a 2015 e teve um raro crescimento positivo, mesmo que pequeno (1,6%).

    O maior avanço entre todas as marcas listadas foi o da Jeep (36,9 %), em boa parte graças ao Renegade. Sozinho, o SUV garantiu uma movimentação de R$ 4,4 bilhões – no total, a Jeep acumulou R$ 5,48 bilhões em vendas, com o tíquete médio mais alto (R$ 92.038) entre as dez maiores montadoras.

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    Peugeot e Citroën (ambas do grupo PSA) também tiveram crescimento satisfatório, porém isso pode ser interpretado de maneira relativa: seus números de vendas e faturamento continuam bem pequenos na comparação com outras marcas.

    Por outro lado, a Volkswagen foi quem tomou o maior tombo. Entre 2015 e 2016, o faturamento obtido com a venda de seus veículos caiu nada menos que 44,1%. Não por coincidência, o tíquete médio de suas vendas foi o menor entre todas as montadoras (R$ 44.936), fato que o próprio presidente da marca no Brasil já afirmou que terá de mudar no planejamento futuro da empresa.

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    “Esse resultado pode ser explicado pelo péssimo desempenho de seus principais produtos, Gol e Fox, que caíram 40,3% e 56,9% em vendas, respectivamente”, afirma Neves.

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    Já a metade inferior da tabela mostra que a crise finalmente chegou para as marcas premium. Com exceção da Porsche e da Volvo, todas tiveram quedas consideráveis em seus números de venda e faturamento.

    Faturamento de vendas por marca:

    Marca Fatur. ( em bilhões de R$) Ranking fatur. Emplac. (x 1.000) Ranking emplac. Preço médio por veículo (em R$) Variação 2015 a 2016
    Chevrolet 17,4 1 345,9 1 50.514 -9,4%
    Fiat 14,5 2 304,9 2 47.59 -23,5%
    Toyota 14,0 3 180,3 5 77.889 -0,2%
    Ford 10,4 4 178,6 6 58.287 1,6%
    Volkswagen 10,2 5 228,4 3 44.936 -44,1%
    Hyundai 10,1 6 197,8 4 51.44 -12,7%
    Honda 9,8 7 122,5 8 80.271 -11,8%
    Renault 7,8 8 150,0 7 52.153 -15,0%
    Jeep 5,4 9 59,6 10 92.038 36,9%
    Nissan 3,5 10 60,9 9 58.29 5,8%
    Mitsubishi 3,1 11 25,2 12 112.812 -39,6%
    Mercedes-Benz 2,3 12 11,7 15 202.971 -24,9%
    BMW 2,2 13 11,8 14 187.855 -38,9%
    Land Rover 1,9 14 6,7 18 290.216 -12,3%
    Peugeot 1,7 15 25,8 11 67.136 26,6%
    Audi 1,5 16 11,5 16 136.331 -33,8%
    Citroën 1,3 17 24,4 13 56.348 13,9%
    Kia 1,0 18 10,8 17 100.104 -31,5%
    Volvo 0,6 19 3,5 19 119.013 5,4%
    Porsche 0,4 20 1,0 21 471.968 37,5%

    No ranking de faturamento de vendas por modelo, o soberano Toyota Corolla perdeu a posição de modelo mais rentável para o Onix. O compacto da Chevrolet, líder de mercado pelo segundo ano consecutivo, teve 153,4 mil emplacamentos em 2016, com tíquete médio de R$ 40.952, totalizando R$ 6,3 bilhões em vendas – número 21,5% maior que o de 2015.

    Em 2º lugar aparece o Hyundai HB20 hatch, que também foi o segundo veículo mais emplacado no Brasil, com 121,6 mil unidades e um total de R$ 5,4 bilhões em faturamento, com valor médio de R$ 44.879.

    A partir do 3º lugar, o valor médio por unidade aumenta substancialmente. Corolla (R$ 76.115), HR-V (R$ 84.908), Renegade (R$ 86.190) e Hilux (R$ 115.764) rendem faturamentos bem maiores que modelos populares que estão entre os mais vendidos, como Gol (R$ 32.074) e Palio (R$ 32.709).

    No caso da Fiat, por exemplo, o volume de dinheiro movimentado pela Toro (R$ 3,8 bilhões) é muito maior que o faturamento gerado pelo Palio (R$ 2,1 bilhões), mesmo com o compacto vendendo bem mais unidades.

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    Faturamento das vendas por modelo:

    Modelo Fatur. (em bilhões de R$) Ranking fatur. Emplac. (x 1.000) Rank. emplac. Preço médio por veículo (em R$) Variação 2015 a 2016
    Onix 6,2 1 153,4 1 40.952 21,5%
    HB20 5,4 2 121,6 2 44.879 6,7%
    Corolla 4,9 3 64,7 5 76.115 -6,7%
    HR-V 4,7 4 55,8 10 84.908 10,9%
    Renegade 4,4 5 51,6 11 86.19 30,4%
    Hilux 3,9 6 34,0 18 115.764 2,5%
    Toro 3,7 7 41,3 14 91.45 n/d
    Ka 3,1 8 76,6 3 41.5 -19,5%
    Prisma 3,0 9 66,3 4 46.111 -8,4%
    Sandero 2,9 10 63,2 7 47.161 -10,8%
    S10 2,55 11 26,6 25 96.069 -3,2%
    Strada 2,50 12 59,4 8 42.123 -45,0%
    HB20S 2,3 13 46,0 12 50.008 -18,3%
    Palio 2,1 14 64,0 6 32.709 -53,9%
    Civic 2,0 15 20,9 33 98.863 -16,2%
    Fox 1,9 16 43,7 13 43.835 -56,9%
    Gol 1,8 17 57,4 9 32.074 -40,3%
    EcoSport 1,79 18 28,1 24 63.791 -21,8%
    Fit 1,74 19 28,4 23 61.338 -30,1%
    Ranger 1,73 20 15,8 36 109.79 -3,5%
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