Só neste ano de 2022, três furgões elétricos foram lançados no Brasil: Citröen Ë Jumpy, Fiat e-Scudo e Peugeot e-Expert. Isso mostra a força da mobilidade elétrica também aplicada em veículos de transporte e com foco em rentabilidade para o transporte de cargas.
Durante a Fenatran, a maior feira de transporte da América Latina, que aconteceu em novembro em São Paulo (SP), nos deparamos com uma proposta bem diferente para esse segmento. O Arrow One é um furgão elétrico destinado ao transporte urbano de cargas. Nesse caso voltado para entregas do e-commerce, também conhecido como last mile (em tradução livre: último quilômetro).
Mas o inusitado é que ele não pode ser classificado apenas como furgão, pois também pode se transformar em uma van para o transporte de passageiros.
“Antes de desenvolver o projeto, estudamos o mercado de transporte de carga urbano para entender os gargalos e necessidades do setor. Um deles era a necessidade de otimizar a utilização do veículo. Por isso, nosso projeto é tão versátil e moderno”, diz Julio Balbinot, head de Estratégia e Marketing e sócio da Arrow Mobility, startup instalada em Caxias do Sul (RS).
A intenção é que o mesmo veículo possa fazer o transporte de funcionários de uma empresa pela manhã e à tarde e utilize o tempo que ficaria estacionado para fazer entregas de e-commerce e aumentar a rentabilidade do proprietário.
Carroceria sobre trilhos?
O elétrico também traz outro diferencial que os sócios chamam de One Shot Loader, no qual as encomendas são acomodadas numa estrutura externa, uma espécie de gaveta. “Quando o veículo chega ao centro de distribuição, o dispositivo é colocado inteiro dentro da van, que sai imediatamente para a entrega. Otimiza tempo e mão de obra”, explica Balbinot.
A capacidade total de carga é de 2.000 kg ou 16,5 m³; já a autonomia é de 270 km, o suficiente para o transporte urbano de pequenas distâncias e, segundo o fabricante, leva três horas para ser recarregado em um wallbox.
O Arrow One é integrado a um aplicativo que funciona como um assistente virtual. Ele é capaz de analisar rotas preferenciais de trânsito e tempo de viagem, além de atender e fazer ligações e enviar mensagens diretamente para os clientes, avisando de possíveis atrasos ou da entrega da mercadoria.
Segundo a empresa, com esse conjunto de tecnologias o ganho de produtividade é de cerca de 50%, com um custo energético 80% menor se comparado a um veículo tradicional. Para cada 1 real gasto com diesel, o veículo elétrico gasta apenas 16 centavos.
As 100 primeiras unidades, já foram encomendadas pela Localiza e serão entregues no primeiro semestre de 2023.