Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Arrow One é van elétrica brasileira que pode se transformar em ônibus

Arrow One é o primeiro furgão da startup gaúcha e promete revolucionar com recarga em três horas e versatilidade. A promessa é a redução de 80% nos custos

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 jan 2023, 12h24 - Publicado em 22 nov 2022, 22h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Só neste ano de 2022, três furgões elétricos foram lançados no Brasil: Citröen Ë Jumpy, Fiat e-Scudo e Peugeot e-Expert. Isso mostra a força da mobilidade elétrica também aplicada em veículos de transporte e com foco em rentabilidade para o transporte de cargas.

    Durante a Fenatran, a maior feira de transporte da América Latina, que aconteceu em novembro em São Paulo (SP), nos deparamos com uma proposta bem diferente para esse segmento. O Arrow One é um furgão elétrico destinado ao transporte urbano de cargas. Nesse caso voltado para entregas do e-commerce, também conhecido como last mile (em tradução livre: último quilômetro).

    Arrow One
    (Arrow/Divulgação)

    Mas o inusitado é que ele não pode ser classificado apenas como furgão, pois também pode se transformar em uma van para o transporte de passageiros. 

    “Antes de desenvolver o projeto, estudamos o mercado de transporte de carga urbano para entender os gargalos e necessidades do setor. Um deles era a necessidade de otimizar a utilização do veículo. Por isso, nosso projeto é tão versátil e moderno”, diz Julio Balbinot, head de Estratégia e Marketing e sócio da Arrow Mobility, startup instalada em Caxias do Sul (RS). 

    Continua após a publicidade
    Arrow One
    (Arrow/Divulgação)

    A intenção é que o mesmo veículo possa fazer o transporte de funcionários de uma empresa pela manhã e à tarde e utilize o tempo que ficaria estacionado para fazer entregas de e-commerce e aumentar a rentabilidade do proprietário. 

    Carroceria sobre trilhos?

    O elétrico também traz outro diferencial que os sócios chamam de One Shot Loader,  no qual as encomendas são acomodadas numa estrutura externa, uma espécie de gaveta. “Quando o veículo chega ao centro de distribuição, o dispositivo é colocado inteiro dentro da van, que sai imediatamente para a entrega. Otimiza tempo e mão de obra”, explica Balbinot.

    Continua após a publicidade
    Arrow One
    (Arrow/Divulgação)

    A capacidade total de carga é de 2.000 kg ou 16,5 m³; já a autonomia é de 270 km, o suficiente para o transporte urbano de pequenas distâncias e, segundo o fabricante, leva três horas para ser recarregado em um wallbox

    O Arrow One é integrado a um aplicativo que funciona como um assistente virtual. Ele é capaz de analisar rotas preferenciais de trânsito e tempo de viagem, além de atender e fazer ligações e enviar mensagens diretamente para os clientes, avisando de possíveis atrasos ou da entrega da mercadoria.

    Continua após a publicidade
    Arrow One
    (Arrow/Divulgação)

    Segundo a empresa, com esse conjunto de tecnologias o ganho de produtividade é de cerca de 50%, com um custo energético 80% menor se comparado a um veículo tradicional. Para cada 1 real gasto com diesel, o veículo elétrico gasta apenas 16 centavos.

    As 100 primeiras unidades, já foram encomendadas pela Localiza e serão entregues no primeiro semestre de 2023.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.