Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Após elétrico “com ronco”, Maserati GranTurismo aparece com motor V6

Motor Nettuno equipará duas variantes a combustão do esportivo, já versão EV promete tem motores ajustados para fazerem um som autêntico

Por João Vitor Ferreira
17 set 2022, 00h19

O Maserati GranTurismo Folgore foi anunciado como o primeiro elétrico da marca italiana em março e, diga-se de passagem, é uma bela estreia. O EV será um “relâmpago” — como seu nome sugere em italiano — com três motores, tração integral e 1.200 cv.

Agora, o GranTurismo volta a ser pauta, mas para apresentar sua versão a combustão. Essa terá o Nettuno, um motor V6 3.0 biturbo da própria Maserati, que estreou no MC12 e que também equipará o superesportivo Project24.

Equipado com o V6, o GranTurismo será vendido em duas versões: Modena (fotos) e Trofeo, essa deverá ser a mais esportiva entre as duas, mas não teve seu design mostrado. A Maserati ainda não revelou, porém, os números de potência e torque de cada variante.

Continua após a publicidade
Maserati GranTurismo Modena traseira
A traseira do GranTurismo Modena e do Folgore são identicas (Divulgação/Maserati)

Em condições normais, o Nettuno oferece 630 cv e 74,4 kgfm e não seria estranho vermos esses números na versão Modena. Já para Trofeo, o motor pode receber ajustes, como no Project24, que foi anunciado com 730 cv.

Em relação ao design, o modelo a combustão é praticamente idêntico ao elétrico. Logo, ele também repete as principais características do antigo GranTurismo e alguns detalhes que foram tirados do Maserati MC20. A principal diferença está no para-choque, o Modena apresenta entradas de ar bem maiores, onde no Folgore há apenas plástico na cor do veículo.

Maserati GranTurismo Modena frontal lateral
(Divulgação/Maserati)

Inclusive, em um vídeo recente (abaixo) a Maserati mostrou um pouco mais do seu elétrico em ação e podemos reparar uma diferença na versão mostrada por fotos em março. O decalque, que tinha um tridente deitado e ocupava quase toda a lateral do modelo, foi substituído por outro mais discreto, na vertical e que ocupa apenas o espaço da porta, assim como mostrado no Modena.

Continua após a publicidade

O EV com ronco de EV

Embora o destaque tenha sido a introdução da versão com motor V6, a marca também falou um pouco mais sobre como será o GranTurismo Folgore. Com os três motores elétricos e tração integral, hiperesportivo poderá chegar próximo dos 322 km/h e fará um 0 a 96 km/h em 2,6 s. Por outro lado, o alcance segue um mistério e a Maserati apenas diz que ele “será satisfatório para os clientes.”

Outro fato é que ele não usará uma plataforma da Stellantis, ao invés disso, terá uma arquitetura própria da Maserati. O GranTurismo, assim como os futuros esportivos elétricos da marca, também importará tecnologia da Fórmula E, como inversores e bateria, que ajudará na distribuição de peso e na redução do centro de gravidade.

Continua após a publicidade
Maserati GranTurismo Modena frontal
(Divulgação/Maserati)

A última novidade é interessante. É comum que os esportivos elétricos tenham um sistema de som que reproduza o barulho de um motor a combustão. Mas não será o caso do GranTurismo Folgore.

“Você não ouvirá um som falso do ICE V6, trata-se de ser autêntico. O motor é diferente, então pegamos os motores elétricos e ajustamos esse som para ser um Maserati verdadeiramente cru. Não é falso. Tudo começou com o som do motor elétrico ajustado para ser icônico, único e Maserati”, explicou Francesco Tonon, vice-presidente senior da Maserati.

Maserati GranTurismo Modena traseira lateral
(Divulgação/Maserati)

O nome Folgore ficará mais popular ano que vem. Essa é a denominação escolhida para todos os EVs da Maserati. Já para 2023, a marca irá lançar versões elétricas para o SUV Grecale e para o conversível GranCabrio, que assim como o GranTurismo, dispensarão a plataforma STLA da Stellantis.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.