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Após elétrico “com ronco”, Maserati GranTurismo aparece com motor V6

Motor Nettuno equipará duas variantes a combustão do esportivo, já versão EV promete tem motores ajustados para fazerem um som autêntico

Por João Vitor Ferreira
17 set 2022, 00h19

O Maserati GranTurismo Folgore foi anunciado como o primeiro elétrico da marca italiana em março e, diga-se de passagem, é uma bela estreia. O EV será um “relâmpago” — como seu nome sugere em italiano — com três motores, tração integral e 1.200 cv.

Agora, o GranTurismo volta a ser pauta, mas para apresentar sua versão a combustão. Essa terá o Nettuno, um motor V6 3.0 biturbo da própria Maserati, que estreou no MC12 e que também equipará o superesportivo Project24.

Equipado com o V6, o GranTurismo será vendido em duas versões: Modena (fotos) e Trofeo, essa deverá ser a mais esportiva entre as duas, mas não teve seu design mostrado. A Maserati ainda não revelou, porém, os números de potência e torque de cada variante.

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Maserati GranTurismo Modena traseira
A traseira do GranTurismo Modena e do Folgore são identicas (Divulgação/Maserati)

Em condições normais, o Nettuno oferece 630 cv e 74,4 kgfm e não seria estranho vermos esses números na versão Modena. Já para Trofeo, o motor pode receber ajustes, como no Project24, que foi anunciado com 730 cv.

Em relação ao design, o modelo a combustão é praticamente idêntico ao elétrico. Logo, ele também repete as principais características do antigo GranTurismo e alguns detalhes que foram tirados do Maserati MC20. A principal diferença está no para-choque, o Modena apresenta entradas de ar bem maiores, onde no Folgore há apenas plástico na cor do veículo.

Maserati GranTurismo Modena frontal lateral
(Divulgação/Maserati)

Inclusive, em um vídeo recente (abaixo) a Maserati mostrou um pouco mais do seu elétrico em ação e podemos reparar uma diferença na versão mostrada por fotos em março. O decalque, que tinha um tridente deitado e ocupava quase toda a lateral do modelo, foi substituído por outro mais discreto, na vertical e que ocupa apenas o espaço da porta, assim como mostrado no Modena.

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O EV com ronco de EV

Embora o destaque tenha sido a introdução da versão com motor V6, a marca também falou um pouco mais sobre como será o GranTurismo Folgore. Com os três motores elétricos e tração integral, hiperesportivo poderá chegar próximo dos 322 km/h e fará um 0 a 96 km/h em 2,6 s. Por outro lado, o alcance segue um mistério e a Maserati apenas diz que ele “será satisfatório para os clientes.”

Outro fato é que ele não usará uma plataforma da Stellantis, ao invés disso, terá uma arquitetura própria da Maserati. O GranTurismo, assim como os futuros esportivos elétricos da marca, também importará tecnologia da Fórmula E, como inversores e bateria, que ajudará na distribuição de peso e na redução do centro de gravidade.

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Maserati GranTurismo Modena frontal
(Divulgação/Maserati)

A última novidade é interessante. É comum que os esportivos elétricos tenham um sistema de som que reproduza o barulho de um motor a combustão. Mas não será o caso do GranTurismo Folgore.

“Você não ouvirá um som falso do ICE V6, trata-se de ser autêntico. O motor é diferente, então pegamos os motores elétricos e ajustamos esse som para ser um Maserati verdadeiramente cru. Não é falso. Tudo começou com o som do motor elétrico ajustado para ser icônico, único e Maserati”, explicou Francesco Tonon, vice-presidente senior da Maserati.

Maserati GranTurismo Modena traseira lateral
(Divulgação/Maserati)

O nome Folgore ficará mais popular ano que vem. Essa é a denominação escolhida para todos os EVs da Maserati. Já para 2023, a marca irá lançar versões elétricas para o SUV Grecale e para o conversível GranCabrio, que assim como o GranTurismo, dispensarão a plataforma STLA da Stellantis.

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