Antes de SUV elétrico, Ford Mustang quase virou perua. Mas com motor V8

Protótipo chegou a ser construído nos anos 1960, mas empresa rejeitou o projeto. Uma década mais tarde, outro esboço chegou a ser criado

Versão cupê 4.7 V8 foi usada de base para o projeto

Versão cupê 4.7 V8 foi usada de base para o projeto (Autoblog/Reprodução)

O Ford Mustang é uma lenda no mundo dos muscle cars. O ícone ganha agora uma nova configuração e se transforma em um SUV elétrico, com o nome Mach-E.

A empresa acredita que o projeto é o que realmente o consumidor dos dias de hoje quer. Mas será que essa é a primeira vez que o esportivo ganha uma versão mais “família”? A resposta é não!

Modelo foi projetado em meados da década de 1960

Modelo foi projetado em meados da década de 1960 (Autoblog/Reprodução)

Um modelo projetado na década de 1960 mostra que a variação já era pensada pouco tempo depois de o esportivo chegar ao mercado.

O designer Robert Cumberford, conhecido por atuar em projetos do Chevrolet Corvette no fim dos anos 50, resolveu desenhar uma versão perua do Mustang.

Seu objetivo era vender o projeto à Ford, para que ela incluísse a configurações wagon no catálogo das versões do muscle produzidas em série.

Na derivação perua, Mustang ganhou três colunas

Na derivação perua, Mustang ganhou três colunas (Autoblog/Reprodução)

Cumberford levou o projeto junto com um cupê branco, equipado com motor V8 de 4,7 litros, para a construtora italiana Intermeccanica – onde trabalhou por alguns anos.

Meses depois, a empresa devolveu a derivação perua com linhas exclusivas na traseira e carroceria pintada na cor vermelha. Depois, o protótipo ainda seria pintado de verde escuro, conforme ele aparece nas imagens desta reportagem.

O veículo ganhou uma terceira coluna no fim do balanço traseiro, os bancos da segunda fila podiam ser rebatidos e o porta-malas ficava ainda mais extenso, parecido com o da nossa Chevrolet Caravan, a perua do Opala.

A tampa traseira, quando aberta, alinhava-se ao assoalho do compartimento de carga.

Abertura do porta-malas se parecia com o de caçamba de picapes

Abertura do porta-malas se parecia com o de caçamba de picapes (Autoblog/Reprodução)

Cumberford apresentou o projeto à Ford, mas a empresa não quis o carro, alegando que, se fosse fabricar uma perua do esportivo, ela teria de ser desenhada pelos projetistas da marca.

O designer seguiu na tentativa de vender o projeto, desta vez, para empresas menores, mas não teve sucesso porque ninguém teria dinheiro suficiente para financiá-lo, já que a instalação era considerada cara.

Paradeiro desconhecido

O veículo seguia atraindo atenção por onde passava, mas sem sua produção em linha, tornou-se um protótipo único e excêntrico.

Foi vendido para um dentista em Portland, Estados Unidos, e não é visto por décadas. Segundo o site Autoblog, o projetista ainda tentou rastrear o modelo, a fim de comprá-lo e restaurá-lo, mas não conseguiu descobrir seu paradeiro.

A Ford chegou a projetar o modelo Wagon do esportivo, mas ficou no papel

A Ford chegou a projetar o modelo Wagon do esportivo, mas ficou no papel (Autoblog/Reprodução)

Durante esse tempo, a Ford seguiu trabalhando o Mustang nas versões cupê, fastback e conversível.

Em 1976, os desenhistas da marca chegaram a trabalhar em um modelo wagon para a sua terceira geração, mas não há evidências de que ele tenha saído dos papéis.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s