Ford e Volkswagen anunciaram estar estudando uma aliança estratégica. Este acordo foi feito em junho e já começa a ganhar forma – inclusive na América do Sul.
Na ocasião do anúncio, as duas empresas destacaram o interesse de desenvolver uma linha de veículos comerciais em conjunto.
Em entrevista à agência Reuters, o presidente da Volkswagen para a América do Sul, Pablo Di Si confirmou que as negociações “avançam positivamente”.
Ainda de acordo com Di Si, a extensão dessa parceria para o Brasil ainda está sendo estudada e, embora o cenário para um acordo seja favorável, nada deverá ser anunciado antes de 2019.
Já de acordo com o Autoblog Argentina, as negociações avançaram e as duas já trabalham em um projeto em comum.
É o chamado “Projeto Cyclone”, que pode ser um esforço em conjunto para desenvolver comerciais leves.
Em outras palavras, as próximas gerações das picapes Ranger e Amarok podem compartilhar a mesma plataforma. Hoje, as duas picapes são fabricadas na Argentina.
Outra possibilidade é a produção local dos utilitários Volkswagen Transporter e Ford Transit. Neste caso, nenhuma das duas são comercializadas no Brasil hoje.
O objetivo deste esforço em conjunto é dividir custos de desenvolvimento e fortalecer a competitividade das duas empresas a nível global.