A Alfa Romeo está fora do mercado brasileiro desde 2006. Por isso é estranho ver um 4C camuflado rodando em testes por aqui. O esportivo foi flagrado pelo leitor Pedro Barbosa e um outro colaborador que preferiu não se identificar.
Segundo Barbosa, o 4C estava rodando na Rodovia Presidente Dutra, nos arredores de Taubaté (SP), escoltado por outros carros da Fiat. A marca, aliás, garante que a presença do modelo no país não tem nenhuma relação com um possível lançamento no Brasil. A alegação é que a Fiat italiana realiza uma série de testes em locais com condições adversas de clima e de rodagem. Ou seja, assim como os protótipos são avaliados em meio à neve europeia, eles teriam vindo para rodar sob o sol escaldante tropical e nas péssimas estradas brasileiras.
No entanto, temos bons motivos para desconfiar da versão dada pela Fiat. Há anos que a marca não esconde o desejo de trazer a Alfa Romeo de volta para o mercado nacional. Algumas unidades do hatch Giulietta, inclusive, já foram avistados rodando em Betim (MG). Com a conclusão da compra do grupo Chrysler, a Fiat assumirá parte das operações da empresa norte-americana por aqui, e estaria estudando também a volta da Alfa Romeo. Neste plano, o 4C poderia ser um bom “carro de imagem” da Alfa no Brasil, traduzindo a esportividade sempre associada à marca.
Além do 4C, outro veículo camuflado estava no comboio. O 500L também figura na lista de futuros lançamentos da Fiat há tempos. A marca utiliza a mesma justificativa dada para a presença do Alfa Romeo, mas o fato é que a minivan baseada no Fiat 500 seria uma opção interessante para suceder a veterana Idea, lançada por aqui em 2003.