PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

CEO da Ford diz dirigir um Xiaomi SU7 no dia a dia – e não quer abrir mão dele

Não é a primeira vez que Jim Farley se encanta por um carro chinês, mas o SU7 se tornou seu carro do dia-a-dia e ele adora isso

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 4 nov 2024, 19h19 - Publicado em 25 out 2024, 14h30
XIAOMI SU7
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Normalmente, nas montadoras, quem tem um carro de uma marca rival tem um estacionamento próprio, e bem longe da entrada da fábrica. Isso é válido para todos os funcionários, mas é claro que ninguém impediria o CEO de estacionar na sua vaga especial, certo? Por isso, o chefão da Ford, Jim Farley, se sente à vontade para usar um Xiaomi SU7 no dia-a-dia e ainda rasgar elogios ao concorrente.

“Trouxemos um (SU7) de Xangai para Chicago, e eu o dirijo há seis meses e não quero abandonar ele”, contou Farley a Robert Llewellyn, apresentador do podcast Fully Charged. O CEO também disse que o sedã é um carro “fantástico” e se impressionou com seu sucesso na China: “Eles vendem 10.000, 20.000 por mês e estão esgotados por seis meses.”

XIAOMI SU7
Ford levou o sedã para os EUA para avaliá-lo, mas o CEO o transformou em seu carro pessoal (Divulgação/Quatro Rodas)

O SU7 é vendido apenas em sua terra natal, O modelo que Farley dirige, na verdade foi importado pela Ford para avaliá-lo. Porém, ele não disse qual versão foi a que lhe impressionou. Ao todo, são três à venda no mercado chinês. A primeira tem 295 cv e bateria de 73,6 kWh para até 700 km.

Acima dela e com a mesma potência, temos o SU7 Pro, que tem alcance máximo de 830 km graças à sua bateria. Por fim, o único com dois motores e tração integral é o SU7 Max, com 673 cv e 800 km de alcance. Essa versão é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 2,8 s.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

E essa não é a primeira vez que Jim Farley se encanta por um carro chinês. Segundo o Wall Street Journal, o CEO e o CFO da Ford, John Lawyer, tiveram contato com um elétrico da Changan e ficaram espantados com a experiência. “Esses caras estão à nossa frente”, disse Farley na ocasião, e ainda descreveu as montadoras chinesas como uma “ameaça existencial” para a Ford.

XIAOMI SU7
SU7 já está com Farley há seis meses e o CEO está adorando (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

E não é apenas a Ford que vêm se impressionando com a capacidade dos rivais chineses. Antes motivo de chacota na indústria automobilística, hoje eles estão se tornando referência. Recentemente, os japoneses promoveram um seminário com o intuito de desmontar e descobrir o segredo por trás da engenharia dos carros elétricos estrangeiros.

E quem roubou a cena foi um chinês, o BYD Atto 3, o nosso Yuan Plus. Participaram do seminário diversas autopeças japonesas, que se impressionaram com a simplicidade do projeto e a capacidade dos chineses de produzir praticamente todos os componentes do carro, o que reduz e muito seu custo de produção.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.