Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Acompanhamos o treinamento de vendas de carros de luxo no Brasil

Treinamento de vendedores e assistência técnica tem muita informação, test-drive e até contato com os carros concorrentes

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 26 abr 2021, 13h26 - Publicado em 26 abr 2021, 07h00
O presidente da Audi, Johannes Roscheck, deu as boas-vindas aos convidados.
O presidente da Audi, Johannes Roscheck, deu as boas-vindas aos convidados. (Divulgação/Audi)

O lançamento de um carro vai muito além do que o público vê nos anúncios das fábricas e notícias divulgadas pela imprensa.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Além de apresentar o veículo para jornalistas e publicitários, faz parte dos preparativos para a estreia os treinamentos das equipes de vendas e assistência técnica. Essa etapa do lançamento é tão importante que, normalmente, conta com a participação dos presidentes das empresas.

Para conhecer esse bastidor da indústria, conseguimos que a Audi nos deixasse acompanhar uma dessas reuniões com a rede de concessionárias, sempre tratadas como atividades internas e sigilosas.

Continua após a publicidade

Participamos do treinamento da nova linha e-tron, que aconteceu em um hotel no interior de São Paulo. Por conta da pandemia do coronavírus, as concessionárias já haviam recebido um treinamento virtual na época  do lançamento do SUV e-tron. Mas com a chegada da segunda versão da linha, a Sportback, e a perspectiva da vinda do esportivo e-tron GT, a empresa resolveu fazer um evento presencial, tomando as medidas de segurança necessárias.

Treinamento de vendas Audi e-tron
Foto reúne convidados e funcionários da Audi e da empresa de eventos contratada. (Divulgação/Audi)

A Audi convidou 30 pessoas representando as 14 revendas credenciadas para comercializar a linha e-tron no país e o evento durou dois dias. Antes de apresentarem os carros e suas características, os executivos falaram sobre a necessidade de os profissionais entenderem o conceito da eletrificação: “Um caminho sem volta em um mundo preocupado com a sustentabilidade”.

Continua após a publicidade

O diretor de pós-vendas, Sétimo Spini, falou que elétricos representam uma nova experiência de posse para o consumidor e por isso necessitam de uma nova abordagem por parte das empresas.

Treinamento de vendas Audi e-tron.
Iniciamos o test-drive enquanto outro grupo aprendia cuidados da manutenção. (Divulgação/Audi)

Essa afirmação foi endossada pelo gerente de treinamento, André Maranhão, que apresentou as mudanças de hábitos que o carro elétrico promove na casa das pessoas (com a instalação dos carregadores domésticos), nos deslocamentos (na interação do motorista com o carro) e também no destino final (onde o veículo pode ser recarregadp enquanto está fora de uso).

Continua após a publicidade

No que diz respeito à assistência técnica e ao custo de propriedade, foi mostrado que os carros elétricos necessitam de menos manutenção e que, no final das contas, custam menos que os equipados com motores térmicos por quilômetro rodado. 

Treinamento de vendas Audi e-tron.
(Divulgação/Audi)

Todas as palestras traziam mensagens motivacionais, que enalteciam a imagem da Audi, como o pioneirismo da marca, que deve lançar 30 novos modelos eletrificados até 2025, com a expectativa de que eles representem 40% de suas vendas, ajudando a Audi a reduzir suas emissões de C02 em 30% nessa época – com o objetivo de chegar a 0% em toda a operação da empresa até 2050.

Por meio de jogos e atividades entre os convidados, além das palestras, os instrutores apresentaram as diferenças entre modelos elétricos e convencionais, como funcionam os carregadores domésticos e os cuidados com a manutenção. O objetivo era que os funcionários conhecessem o produto e pudessem transmitir essas informações para os clientes.

Continua após a publicidade
Treinamento de vendas Audi e-tron.
Realidade virtual auxilia os trabalhos técnicos (Divulgação/Audi)

O contato com o carro foi intenso durante duas sessões de test-drive, uma em que se demonstrava o comportamento dinâmico e outra, a condução econômica. O ponto alto foi na hora de comparar o e-tron com os concorrentes: Mercedes-Benz EQC e Jaguar i-Pace. A Audi arranjou um Jaguar i-Pace para que as pessoas pudessem conferir as diferenças. E o objetivo era ter também um EQC, mas a empresa não conseguiu o carro.

À noite, houve um jantar animado com música ao vivo e karaokê.

Treinamento de vendas Audi e-tron.
Convidados conheceram as etapas das recargas. (Divulgação/Quatro Rodas)

Ao final dos trabalhos, todos pareciam orgulhosos com os novos e-tron e eufóricos com a perspectiva de sucesso no mercado.

Para quem via de fora, algumas manifestações soavam como adoração à marca. Mas um executivo contou que nem sempre é assim. Segundo ele, há momentos em que os executivos ouvem críticas e reclamações dos convidados. No caso do e-tron, estava tudo bem.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.