A sétima geração do Hyundai Elantra foi oficialmente lançada. O modelo deve aparecer no mercado sul-coreano no próximo mês, mas não há previsões sobre a possível chegada dele aqui no Brasil.
Como QUATRO RODAS já havia adiantado na última semana, o veículo também ganhou a polêmica filosofia de design da marca, presente nos novos: HB20, Sonata, Creta e Tucson.
Na frente, o novo Elantra terá a grade hexagonal – que se tornou característica da marca, só que ainda mais largos do que em seus modelos parentes, a ponto de se integrarem totalmente à base dos faróis.
Estes são alongados e vão do pára-choque à tampa do cofre do motor. São de led com o filete das luzes diurnas posicionado na parte de cima do conjunto.
A linha do capô não faz mais fronteira com a parte superior da grade, terminando antes do emblema da marca. No pára-choque frontal, vincos fortes desenham as entradas de ar, dando cara esportiva e acupezada ao sedã.
As linhas retilíneas podem ser vistas também na traseira do veículo. As lanternas são interligadas por uma linha reta, em led, que cruza toda a tampa do porta–malas.
Acima da faixa de luz, um spoiler é formado pela caída do teto. Abaixo dela, o nome do veículo vem em letras cromadas e com leve inclinação à direita.
Na parte inferior do balanço traseiro, um plástico preto com linhas retas emoldura duas saídas (talvez falsas) de escape do modelo.
Na lateral, o sedã ganhou um novo conjunto de rodas de liga leve e também novos vincos nas portas, que cruzam desde a maçaneta da porta traseira até a caixa de roda dianteira. A antena do veículo é do tipo barbatana.
Por dentro, a Hyundai adotou um visual mais básico. O painel é dividido pelas saídas de ar que cruzam horizontalmente a cabine.
Na parte de cima, duas telas interativas de 10,25 polegadas foram colocadas uma ao lado da outra.
Uma é destinada ao painel de instrumentos (atrás do volante) e a outra é para a central multimídia – compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Na parte de baixo, está localizada a maioria dos botões físicos do modelo – os demais ficam no volante funcional. Já o console central concentra o câmbio e o freio de estacionamento elétrico.
O Elantra deve oferecer duas variantes de motor. Para as versões de entradas, o propulsor será o quatro-cilindros 2.0 aspirado de 149 cv e 18,2 kgfm, com um câmbio automático do tipo CVT.
As de topo de linha virão equipadas com a inédita versão híbrida plug-in, onde o motor quatro-cilindros 1.6 será auxiliado por um elétrico de 43 cv para gerar 141 cv e 27 kgfm de torque, com câmbio automatizado de seis velocidades. A marca sul-coreana promete que o veículo irá fazer 21 km/l nessa configuração.
O modelo ainda conta com sistema de frenagem autônoma de emergência, start-stop, assistente de mudanças e de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de farol alto e de cansaço do motorista e câmera de ré.
Além disso, vem com sistema Blue Link – que permite o veículo ser ligado, abrir ou travar portas e regular o ar-condicionado por meio de um smartphone. O veículo ainda responderá comando de voz e terá chave digital.
Suas dimensões são: 4,65 metros de comprimento; 1,82 metros de largura; 1,42 metros de altura; 2,72 metros de entre-eixos.