Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

ACC do VW Taos freia e acelera em congestionamentos – e o do Nivus não

Ao contrário do Nivus, o ACC do Taos será como o de Jetta e Tiguan: capaz de parar completamente o veículo e retomar viagem sem intervenção humana

Por Eduardo Passos
Atualizado em 8 nov 2020, 23h31 - Publicado em 7 nov 2020, 07h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • taos
    SUV médio, VW Taos só chega ao Brasil no segundo trimestre de 2021 (Divulgação/Volkswagen)

    Previsto para começar a ser vendido no Brasil no segundo trimestre de 2021, o Volkswagen Taos começa a demonstrar o que fará para encontrar seu espaço dentro da linha da própria fabricante e também no mercado.

    Começa pelo piloto automático adaptativo. O item, ainda indisponível em Polo, Virtus e T-Cross, se tornou mais popular com o Nivus. O SUV médio também terá o sistema em grande parte de sua gama de versões, mas será uma versão do mais eficiente.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 5.90

    Batizado pela VW de Adaptive Cruise Control, o piloto automático adaptativo é uma evolução do ‘cruise control’ já consagrado, que simplesmente mantém a velocidade definida pelo motorista e é desligado ao pisar no freio ou acelerador.

    Continua após a publicidade
    VW Taos
    (Divulgação/Volkswagen)

    No caso do Nivus, o motorista também pode definir a distância que deverá ser mantida do carro da frente quando com o sistema acionado. Assim, caso haja um veículo mais lento, o SUV diminui sua velocidade e retoma quando a faixa de rolagem estiver livre.

    ACC
    Quando o Front Assist detecta tráfego lento, o ACC diminui a velocidade ‘setada’ e foca em manter distância segura, definida pelo motorista (Divulgação/Volkswagen)

    Contudo, deixa de funcionar abaixo dos 20 km/h, quando emite um alerta obrigando o motorista a assumir o controle. Se não o fizer, porém, a frenagem autônoma de emergência será capaz de parar o carro para evitar uma colisão.

    Continua após a publicidade

    A grande mudança do Taos está em acompanhar o carro até a parada completa e ainda ser capaz de retomar a velocidade. O SUV médio será capaz de frear totalmente em um engarrafamento, por exemplo, e acelerar sozinho à medida que o trânsito fluir.

    ACC2
    Com pista livre, o carro retoma a velocidade configurada. No caso do Taos, não há limite mínimo para o sistema funcionar (Divulgação/Quatro Rodas)

    O sistema do Taos, entretanto, não deve ser confundido com o Traffic Jam Chauffeur da Peugeot, por exemplo. O mecanismo da francesa atinge grau 3 de autonomia e pode dispensar direção do motorista, seguindo automaticamente faixas e alterando com mais autonomia a velocidade de rolagem.

    3.2.026.Newsroom-128-915×450
    Mais autônomo, o Chaffeur da Peugeot analisa diversos elementos externos para conduzir o carro em condições específicas (Divulgação/Peugeot)
    Continua após a publicidade

    Além do que se vê

    O piloto automático adaptativo depende de radares (que nos VW costumam ficar por trás do logotipo dianteiro) para obter informações para o carro manter distância segura — e escolhida pelo motorista — em relação ao companheiro de estrada.

    A Volkswagen ressalta que “a responsabilidade das tomadas de decisões ao volante são únicas e exclusivas do motorista, que deve manter 100% da atenção na via durante toda a viagem”.

    Isso ocorre porque tanto o Nivus quanto o Taos são veículos com grau de automação 1, segundo a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE International). Por esse padrão, os carros desse nível de automação exigem supervisão constante do motorista, já que são capazes de realizar apenas uma tarefa de condução, como o ACC, ao mesmo tempo.

    Novo Taos

    Apresentado no mês passado, Taos é mais um SUV da Volkswagen. Será importado da Argentina para ser um meio-termo entre os bem vendidos T-Cross e Tiguan All Space.

    Continua após a publicidade

    VW Taos trocas sequenciais

    Com motor 1.4 TSI de 150 cv, o utilitário contará com outros dispositivos de segurança que incluem também detecção de pedestre via radar, faróis full-led com projeção anti-ofuscamento e sensor de tráfego traseiro.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    capa_738_insta
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.