5 carros que são nacionais e (talvez) você não sabia
Apesar da origem gringa, eles são tão brasileiros quanto você
Até poucas décadas atrás a indústria automotiva nacional era dominada por quatro montadoras: Fiat, Ford, Chevrolet e Volkswagen. A partir dos anos 90 o mercado foi “invadido” por marcas japonesas (Honda, Toyota e mais tarde Nissan) e francesas (Renault, Citroën e Peugeot). O número cada vez maior de fabricantes com planos de se instalar por aqui – até marcas de luxo como Audi, Mercedes-Benz e Land Rover vão produzir carros no Brasil – criou um efeito curioso: muita gente se engana e continua chamando alguns modelos feitos em nosso país de “importados”.
Abaixo separamos cinco exemplos de veículos que talvez você nem saiba, mas são tão brasileiros quanto qualquer um de nós.
Chery Celer
O Celer está entre nós há quase dois anos e começou a ser produzido por aqui em 2015. Com índice de nacionalização de 35%, o carro “Made in Jacareí” é vendido nas versões hatch e sedã. Juntamente com a cidadania brasileira o Celer ganhou um novo visual, com mudanças na frente e atrás. O painel também foi renovado e o acabamento interno tem qualidade superior ao do Celer chinês. O motor 1.5 16V também está adaptado ao gosto brasileiro com a tecnologia bicombustível, entregando até 113 cv e torque máximo de 15,5 mkgf.
BMW Série 3
Sabe aquele carrão 0km importado que seu vizinho se gaba de dirigir? Se ele for um BMW Série 3, provavelmente ele foi fabricado no Brasil. Inaugurada no fim de 2014, a planta de Araquari (SC) produz o sedã nas versões 320i e 328i, ambas com tecnologia flex – chamada pela marca de ActiveFlex. Além do Série 3, a BMW também fabrica no país o compacto Série 1 e o utilitário esportivo X1.
Suzuki Jimny
O pequenino Jimny preserva as mesmas linhas básicas desde 1998. Mas o visual antiquado nunca foi um empecilho para ter uma legião de fãs. Desde 2013 o modelo é produzido em Catalão (GO), mais precisamente na mesma planta onde a Mitsubishi fabrica alguns modelos. As linhas simpáticas e as dimensões compactas cativam motoristas afeitos do estilo aventureiro, mas o Jimny não tem só a cara de valente. Todas as versões oferecem tração 4×4 com reduzida e suspensão reforçada. Há até uma versão mais indicada para encarar trilhas pesadas, com para-choques mais altos e opção de pneus lameiros.
Mitsubishi Lancer
O Lancer ficou famoso pela variação esportiva Evolution, a ponto de muitos clientes comprarem as versões mais “básicas” e equipá-las com acessórios que os deixam parecidos com o Evo. Desde 2014 o Lancer Evo sai de fábrica em Catalão (GO). Inicialmente fabricado apenas na versão GT, o Lancer acaba de ganhar as novas versões HL e HLE. Todas saem de fábrica com o motor 2.0 16V com 160 cv.
Hyundai ix35
Há poucos anos a fábrica do grupo CAOA, representante oficial da Hyundai no Brasil, produzia apenas o caminhão HR e o utilitário esportivo Tucson. Nem todo mundo sabe, mas desde 2013 ela fabrica também o ix35, após investir R$ 600 milhões para modernizar a linha de montagem em Anápolis (GO). O SUV é oferecido com motor 2.0 flex de 178 cv e transmissão automática de seis velocidades.