11 picapes emblemáticas dos EUA
Reunimos modelos históricos da nação viciada em utilitários
Não há país mais aficionado por picapes do que os Estados Unidos. Só esta paixão explica o fato de uma picape (a Ford F-150) ser o automóvel mais vendido do mercado local há mais de três décadas. Separamos abaixo alguns dos modelos mais emblemáticos – e bizarros – já vendidos na terra do Tio Sam.
Ford Ranchero GT
Só mesmo os americanos seriam capazes de fazer uma picape com cara de muscle-car. Fabricada de 1957 a 1979, a Ranchero nasceu a partir de uma perua de duas portas. Foi sendo atualizada ao longo dos anos, incorporando o visual de modelos como Falcon, Fairlane e Torino.
Chevrolet El Camino
Diante do sucesso da Ford Ranchero, a GM se mexeu e lançou em 1959 o El Camino. Inicialmente produzido apenas por um ano, o modelo voltou em 1964, sendo produzido até 1987. As poucas unidades importadas para o Brasil são disputadas a tapa por colecionadores.
Chevrolet Silverado
Apresentada em 1998, a Silverado estreou com a missão de substituir a bem-sucedida linha C nos EUA, onde é campeã de vendas até hoje. Por aqui, a Silverado estreou com o duro rótulo de sucessora da D20, uma das picapes mais vendidas da história da Chevrolet no Brasil. Não deu outra: a Silverado sobreviveu apenas de 1997 a 2001.
GMC Sierra
Não tem problema se você achar que conhece a Sierra de algum lugar. Isso porque ela é praticamente um clone da Chevrolet Silverado, só que vendida pela GMC – a divisão de veículos utilitários e pesados da General Motors.
Ford F-150 Lightning
Se a F-150 é a picape mais vendida dos Estados Unidos há mais de três décadas, uma versão esportiva não poderia deixar de existir. A F-150 SVT Lightining usa um V8 de 360 cv, capaz de fazê-la acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e chegar aos 222 km/h. Foi produzida de 1993 a 2004.
Ford Raptor
A SVT Lightning era uma das picapes mais velozes de sua época, mas muita gente ainda queria mais. Foi assim que nasceu a SVT Raptor. A geração atual estreou no Salão de Detroit deste ano, trocando o antigo 6.2 V8 pelo 3.5 V6 Ecoboost, com potência estimada em 450 cv.
Dodge Ram SRT-10
Juntar o possante motor 8.3 V10 do Viper com a grandalhona Ram é uma das ideias mais alucinantes da história da indústria norte-americana. Embora pesasse 2,3 toneladas, a picape levava apenas 4,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h, atingindo a velocidade final de 250 km/h. A Ram SRT-10 foi fabricada de 2004 a 2006, período no qual obteve o título de picape mais rápida produzida em série no mundo.
Cadillac Escalade EXT
Ninguém queria ficar de fora do lucrativo universo das picapes. Pensando nisso, a Cadillac apresentou em 2002 a Escalade EXT. Irmã da Chevrolet Avalanche, a EXT tinha um motor 6.0 V8 e uma parede rebatível interligando a caçamba com a cabine. Saiu de cena em 2013 depois das baixas vendas.
Lincoln Mark LT
Dona da Lincoln, a Ford resolveu aproveitar o sucesso estrondoso da F-150 lançando a Mark LT. Até o motor 5.4 V8 de origem Ford era o mesmo. Foi produzida de 2005 a 2008 nos Estados Unidos, resistindo até 2014 no México.
Chevrolet SSR
Homenagear as antigas picapes dos anos 40 foi a ideia da marca ao lançar a SSR em 2003. O veículo tinha um motor 5.3 V8 de 300 cv, sendo substituido pelo LS2 V8 de 390 cv do Corvette C6. Apesar de criativa, a SSR teve vida curta, saindo de cena em 2006.
Toyota Tacoma
Até os japoneses se viram obrigados a projetar picapes exclusivas para o mercado norte-americano. Assim surgiu em 1995 a Tacoma, que nos EUA substituiu a Hilux. Atualmente a picape está em sua terceira geração, apresentada no Salão de Detroit deste ano.