Quando falamos de alguém rico, muitos imaginam alguém andando de Ferrari e Lamborghini. Sim, os superesportivos são muito caros e as fabricante miram justamente em milionários que querem o melhor que seu dinheiro pode comprar. Porém, há um degrau acima, onde estão os 1% mais ricos do mundo.
Neste mundo particular, ter uma Ferrari 12Cilindri ou um Lamboghini Revuelto não é símbolo de status. Para estas pessoas, o ápice é ter um carro raro, uma daquelas versões especiais que são apresentadas nos Salões do Automóvel europeus e que têm somente poucas unidades produzidas – quanto menos, melhor. São clientes que estão em uma lista especial das marcas, que oferecem as séries especiais muito antes de serem anunciadas oficialmente.
Alguns ainda procuram a exclusividade, possuindo a única unidade produzida, seja ela criada pela própria fabricante ou por meio de uma encomenda direta.
Para montar a lista, consideramos apenas o preço na época em que foram lançados e apenas para carros novos, excluindo leilões. Alguns automóveis estão com um preço estimado, pois a fabricante não revelou quanto os clientes pagaram pela encomenda especial.
10º – Pagani Huayra Imola
Preço: US$ 6,0 milhões (R$ 34,2 milhões)
A Pagani é uma marca bem conhecida entre quem quer um veículo mais exclusivo. O Huayra, agora fora de linha, gerou uma série de versões especiais com produção limitada e o ápice, ao menos falando em preços, foi o Huayra Imola Roadster. Teve apenas oito unidades produzidas, vendidas por US$ 6 milhões (R$ 34,2 milhões). Equipada com um motor V12 6.0 biturbo produzido pela Mercedes-AMG, esta máquina tem 850 cv de potência e chega a 349 km/h.
9º – Red Bull RB17
Preço: US$ 6,2 milhões (R$ 35,4 milhões)
Adrian Newey, o gênio que desenhou diversos carros da Red Bull na Fórmula 1, irá para a Aston Martin em 2025. Mas, antes disso, irá terminar o RB17, o primeiro carro de produção da equipe. A produção começará em 2025, com somente 50 unidades, todas já vendidas para os clientes que aceitaram pagar US$ 6,2 milhões (R$ 35,4 milhões) pelo hipercarro. Deveria ter um motor V8 biturbo, mas acabou substituído pelo V10 4.5 aspirado feito pela Cosworth, capaz de chegar a 15.000 rpm. São 1.217 cv só do motor a combustão e mais 203 cv do propulsor elétrico, controlados por uma transmissão sequencial de seis marchas. Terá até o sistema de suspensão ativa que foi banido da F1 após a temporada de 1993.
8º – Pagani Codalunga
Preço: US$ 7,4 milhões (R$ 42,2 milhões)
O ápice da linha da Pagani em questão de preços é o Codalunga, outra versão especial do Huayra, esta homenageando os carros da década de 1960. Além da carroceria inspirada nos coachbuilders italianos, tem interior no estilo steampunk. O motor ainda é o V12 6.0, mas é um pouco menos potente que o Imola, entregando 840 cv. Cada uma das cinco unidades produzidas foi vendida por US$ 7,4 milhões (R$ 42,2 milhões).
7º – Mercedes-Maybach Exelero
Preço: US$ 8,0 milhões (R$ 45,6 milhões)
Divisão de ultraluxo da Mercedes-Benz, a Maybach tem um longo histórico de carros extremamente caros. O campeão é o Maybach Exelero, uma versão única feita para a Fulda, subsidiária da Goodyear, para testar sua nova linha de pneus Carat Exelero. Teria custado US$ 8 milhões (R$ 45,6 milhões). Foi feito com base no Maybach 57 e com design baseado no SW38, usando um motor V12 6.0 biturbo da AMG de 700 cv. A velocidade máxima teórica era de 351 km/h.
6º – Bugatti Centodieci
Preço: US$ 9,0 milhões (R$ 51,3 milhões)
A Bugatti tem uma estratégia bem simples. Primeiro vem um novo carro bem caro, depois ele dá origem a diversas edições especiais ainda mais caras. O Centodieci foi anunciado em 2019 como uma versão do Chiron em homenagem ao classico EB110. Foram só 10 unidades produzidas, sem mudanças na mecânica, com o mesmo W16 8.0 quadriturbo de 1.600 cv. Foi vendido por US$ 9 milhões (R$ 51,3 milhões).
5º – Bugatti Chiron Profilée
Preço: US$ 10,8 milhões (R$ 61,6 milhões)
Mais uma versão especial do Chiron, mas está dá para chamar mesmo de especial. Criado como uma série limitada a 30 unidades, acabou cancelado por conta das encomendas do Chiron normal, que teria somente 500 unidades produzidas. O único exemplar feito acabou sendo vendido por nada menos que US$ 10,8 milhões (R$ 61,6 milhões). Tem mudanças na aerodinâmica como o para-choque redesenhado e a pequena asa traseira. Porém, como foi feito com base na versão base do Chiron, seu motor W16 8.0 entrega “apenas” 1.500 cv.
4º – Rolls-Royce Sweptail
Preço: US$ 12,8 milhões (R$ 73 milhões)
A Rolls-Royce tem o costume de fazer alguns carros por encomenda, que podem ser extremamente caros. O Sweptail, apresentado em 2017, foi o carro mais caro do mundo por um tempo, custando US$ 12,8 milhões (R$ 73 milhões). Este cupê de duas portas baseado no Phantom levou quatro anos para ser finalizado. É equipado com um V12 6.7 de 459 cv.
3º – Bugatti La Voiture Noire
Preço: US$ 13,4 milhões (R$ 76,4 milhões)
O Rolls-Royce Sweptail perdeu seu reinado para um Bugatti, o La Voiture Noire. Vendido por US$ 13,4 milhões (R$ 76,4 milhões) foi criado como uma interpretação moderna do Type 57 SC Atlantic de Jean Bugatti. Foi tão especial que gerou rumores sobre quem teria comprado o carro, com nomes como o ex-presidente do Grupo VW, Ferdinand Piech; ou o jogador Cristiano Ronaldo. As últimas especulações falam que está nas mãos de um empresário suíço. Apesar do visual especial, sua mecânica é a mesma do Chiron básico, com 1.500 cv gerados por seu motor W16.
2º – Rolls-Royce Boat Tail
Preço: US$ 28,0 milhões (R$ 159,7 milhões)
O reinado do La Voiture Noire durou só dois anos. Em 2021, a Rolls-Royce apresentou o Boat Tail, feito com o chassi e motor do Phantom e com um design inspirado no conceito Boat Tail da década de 1910 e com elementos baseados em iates. Tem até mesmo uma imitação de deque na traseira, guardando banquinhos, mesas e duas geladeiras de champagne. A empresa não divulgou o preço oficial, porém diversos analistas apontam para um preço de US$ 28 milhões (R$ 159,7 milhões) por cada uma das três unidades produzidas.
1º – Rolls-Royce La Rose Noire Droptail
Preço: US$ 30 milhões (R$ 171,1 milhões)
Não levou muito tempo para a Rolls-Royce subir o nível e colocar mais um lançamento como o carro mais caro do mundo. A fabricante revelou o novo Droptail, que terá quatro versões feitas por encomenda. A primeira delas é a La Rose Noire, com preço estimado em US$ 30 milhões (R$ 171,1 milhões) e que tem um chassi monocoque feito especialmente para o modelo. Seu motor é o V12 6.75 biturbo de 601 cv.