Antes de sair para seu test-drive, é bom combinar com o vendedor qual será o percurso e qual a duração. Conte para ele suas necessidades principais no dia a dia, para que ele encontre nas proximidades as condições de trânsito mais apropriadas e variadas.
Se tiver tempo, use seu carro para conhecer os arredores e pesquisar qual seria o melhor trajeto nas imediações da concessionária. Aqui você tem um roteiro do que avaliar em cada situação.
Roteiro ideal
1 – O trânsito pesado é ideal para testar, no câmbio manual, se ele pede muitas trocas, se a embreagem é macia ou se ele é agradável no anda e para. Analise precisão e sincronia das marchas.
2 – Um trecho de via expressa permite testar a potência do motor e a força em caso de ultrapassagens e retomadas.
3 – A saída de semáforo é o local perfeito para testar a rapidez de resposta e aceleração do carro.
4 – Trechos de asfalto irregular, paralelepípedos ou até rua de terra ajudam a checar suspensão, conforto de rodagem e isolamento acústico.
5 – Em busca das curvas: feitas em média velocidade, aferem a estabilidade e ainda revelam se o banco segura bem o corpo.
6 – Na rua tranquila, faça uma baliza: avalie a maciez da direção e a definição da câmera de ré, se houver.
7 – Use o ar-condicionado na subida e teste o fôlego do motor (ainda mais se for 1.0). E veja como age o Hill Holder, que segura o carro ao tirar o pé do freio na ladeira.
8 – Em valeta e lombada, cheque se o carro bate ou raspa com facilidade. Se raspar, passe depois com seu carro atual e compare. Serve também para mostrar como o novo modelo vai se portar ao sair e entrar na sua garagem.
Confira aqui o guia completo do test-drive perfeito.
E, para saber mais sobre a campanha Melhor Direção e agendar um test-drive, clique aqui.