Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Guia do test-drive: tudo o que você precisa saber antes de fazer um

Essa "degustação" ao volante é a principal ferramenta para analisar razão e emoção: hora de descobrir qual modelo combina com seus desejos e necessidades

Por Abril Branded Content Atualizado em 29 ago 2018, 16h51 - Publicado em 21 ago 2018, 17h13
teste drive Fiat
Já na concessionária é possível começar a avaliação do produto Christian Castanho/Quatro Rodas

Quando você vai comprar um imóvel, obviamente não dá para dormir nele ou se acomodar na sala para assistir a TV antes de fechar o negócio.

Mas dá para visitar, tirar as medidas para ver se seus móveis cabem nos cômodos, imaginar a decoração, checar a qualidade da construção, ver em que horário bate sol, verificar se há muito barulho na vizinhança, entre outras precauções. 

E com o carro, que geralmente é o segundo maior investimento de uma pessoa? Também dá para analisar uma série de aspectos de forma estática, e ainda fazer o mais importante, que é dirigir antes de tomar uma decisão.

Dirigir o carro é essencial para garantir uma boa compra FCA Press/Divulgação

Portanto, é possível fazer uma compra com nível de segurança ainda maior do que se tem com um imóvel.

Mas para isso é preciso ter atenção a muitos detalhes que serão decisivos para sua satisfação com o produto. QUATRO RODAS e Fiat criaram um guia para o test-drive perfeito, para que você capriche não só na pesquisa, antes da compra, mas também na análise estática e nas impressões ao volante.

Afinal, a escolha de um automóvel envolve uma boa dose de emoção e isso faz parte desse momento prazeroso. Mas o componente racional é fundamental para garantir a plena satisfação da sua compra quando chegar em casa. Portanto, teste bem para comprar melhor.

  • O começo de tudo

    Antes de ir para a rua, já é possível avaliar o carro, ainda dentro da concessionária. Deixe o test-drive para focar principalmente nas características dinâmicas. Saiba como uma boa olhada por dentro e por fora permite checar as qualidades construtivas do automóvel

    Continua após a publicidade
    Christian Castanho/Quatro Rodas

    1 – Entrar no veículo é a primeira oportunidade de testar o conforto e posição de dirigir, avaliando como ajustar bancos e volante.

    2 – Viu se o porta-malastem o volume de que você precisa? Verifique a qualidade do revestimento e o ângulo de abertura da tampa.

    3 – Se você tem filhos menores, leve sua cadeirinha e veja como ela se adapta ao cinto ou ao Isofix e como é o seu acesso à criança.

    4 – Avalie o ângulo de abertura das portas. Um bom ângulo é importante para a entrada de idosos ou para pais colocarem e tirarem o bebê da cadeirinha.

    5 – Ainda nas portas, vale bater de leve todas elas, para saber se fecham com facilidade ou necessitam de mais força.

    6 – Confira o acabamento: toque nas partes para sentir a maciez dos materiais e cheque tamanho dos vãos e alinhamento das peças – isso vale também para a lataria

    7 – Descubra onde ficam todos os porta-objetos e se eles são adequados para o seu celular, a sua carteira e outros itens que costuma levar no carro.

    Para saber mais sobre a campanha Melhor Direção e agendar um test-drive, clique aqui.

    Continua após a publicidade
    Publicidade