Dia dos Pais: Revista em casa a partir de 9,90

Volkswagen Tera e GAC Aion V vencem o Melhor Compra 2025

Selecionamos os carros que melhor se equilibram em conteúdo, preço e custos que você precisa considerar antes de ir às compras

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 ago 2025, 06h37 - Publicado em 5 ago 2025, 17h47
Melhor Compra
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Este texto que para você, leitor, representa o início do Melhor Compra, para nós é o final de um trabalho árduo de apuração que considerou todos os carros à venda no Brasil e os classificou dentro de 31 categorias após votações de nossa equipe, em que ponderamos resultados de testes, comparativos e os custos de compra, seguro, revisões e peças.

É nesse momento que surgem as surpresas, como o SUV híbrido com revisões mais caras que as de uma picape diesel, o farol de quase R$ 8.000 em carro nacional ou o compacto básico com revisões mais caras que sua versão completa, com mecânica mais sofisticada.

Compartilhe essa matéria via:

Os serviços de revisão, aliás, encareceram no último ano. A VW abandonou as três primeiras revisões gratuitas e marcas como Honda e Fiat não têm mais preço fixo para serviços, e podem estar deixando um flanco em aberto para as rivais.

Uma outra realidade do contexto atual é que, embora o Melhor Compra considere os preços de tabela (que é o preço sugerido às concessionárias), eles nem sempre são praticados. Por isso destacamos quando há alguma oferta nacional e também casos de marcas da Stellantis, que têm preços mais baixos para vendas diretas à pessoa física, que acabam sendo os preços praticados também para os carros nos estoques das lojas.

Na reta final desta edição, o governo federal ainda lançou o programa Carro Sustentável, que isenta ou reduz o IPI de carros nacionais que respeitam exigências de conteúdo nacional, emissões e reciclabilidade. Isso afeta apenas os carros mais baratos feitos no Brasil, que ainda têm bônus oferecidos pelas próprias fabricantes.

Em meados de outubro ainda entrará em vigor o IPI Verde, que alterará a alíquota do IPI de todos os veículos vendidos no Brasil, que agora serão classificados de acordo com o combustível e a potência, mas também poderão ter  imposto abatido em função da reciclabilidade e das suas emissões, mas o impacto disso será mais pontual, podendo servir de incentivo aos híbridos nacionais.

Continua após a publicidade

Os resultados de cada uma das categorias serão publicados nos próximos dias. Agora vamos aos vencedores!

Campeão do Melhor Compra 2025: Volkswagen Tera Comfort 170T

TERA Grande Campeão
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Equilíbrio entre conteúdo, desempenho, consumo, preço e custos garantiu ao Volkswagen Tera o título de Melhor Compra em 2025

O carro da foto é exatamente aquele com número de série TT300092, que vimos nascer em reportagem especial. Culpa do acaso, pois àquela altura não fazíamos ideia de como seria o conteúdo e a estratégia do Tera Comfort, tampouco havíamos dirigido o carro. E agora está aqui como a Melhor Compra de 2025.

Existem carros maiores e mais rápidos que o Volkswagen Tera pelos mesmos R$ 126.990, inclusive nas páginas deste especial. Mas todos pesarão mais na economia doméstica no final do mês, seja com o custo de revisões, seja com o consumo de combustível (o Tera fez 13,3 km/l em regime urbano e 17,4 km/l no rodoviário, em nossos testes) e, se tiverem frenagem de emergência que identifica pedestres, não terão piloto automático adaptativo de série.

VW Tera High Outfit 2026
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Além do mais, estamos falando de um carro de R$ 126.990 com chave presencial, rodas aro 16” diamantadas, quadro de instrumentos digital de 8” e central multimídia de 10,1” com conexão 4G, bom acabamento para uma versão intermediária e porta-malas de 350 litros, além dos seis airbags. O Tera é aquilo que o Polo sempre quis ser, inclusive quanto à suspensão, um pouco mais confortável e elevada, e tão robusta quanto.

É importante frisar que o título é para o Tera Comfort, a versão mais racional da linha. Os R$ 13.000 de diferença para a versão High (R$ 139.990) são vinculados a itens como rodas maiores, iluminação ambiente, quadro de instrumentos digital maior, ar digital, base de carregamento sem fio (opcional de R$ 1.400 no Comfort) e bancos de vinil. O Comfort, porém, não é perfeito: deveria ter câmera de ré e tweeters no som – uma economia injustificável que vem desde o Polo.

Destaque do ano: GAC Aion V

DESTAQUE GAC AION V
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O GAC Aion V entrega itens que todo carro familiar poderia ter, mas só são encontrados na sua totalidade em carros de alto luxo

Reunimos todos os carros da GAC à venda no Brasil há um mês e aquele que mais chamou a nossa atenção foi o Aion V, que nem recebe a devida atenção.

Continua após a publicidade

É bem verdade que os carros elétricos perderam um pouco do seu apelo neste ano, especialmente na faixa acima dos R$ 200.000. No entanto, não existe um carro abaixo dos R$ 214.990 cobrados pelo GAC Aion V Elite, seja ele híbrido ou a combustão, que tenha o mesmo conforto e equipamentos como massagem nos bancos dianteiros (que são elétricos e ventilados) ou um compartimento climatizado, cuja temperatura pode variar dos -15 oC de um freezer aos 50 oC de uma estufa – o suficiente para gelar uma bebida ou esquentar uma papinha de bebê.

AION V
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Com 4,60 m de comprimento e 2,78 m de entre-eixos, o Aion V é pouco menor que um Jeep Commander (que parte dos R$ 231.490) e também tem bancos traseiros reclináveis (neste, em até 137o) e sete airbags (sendo o sétimo central, entre os bancos da frente). Mas só o GAC oferece mesinhas traseiras, teto solar panorâmico e porta-malas cuja capacidade é de 427 l, com abertura elétrica. Ainda tem sistema de som com nove alto- -falantes e uma central multimídia de 14,6” rápida e com uma boa interface.

O GAC Aion V traz um motor elétrico traseiro de 204 cv e 24,5 kgfm, enquanto sua bateria de 75,3 kWh tem autonomia de 389 km, no Inmetro, um excelente rendimento, e pode ser recarregada a uma potência de até 180 kW em DC, uma das maiores entre os chineses à venda no Brasil, mas apenas a 6,6 kW em AC.

Este Destaque no Melhor Compra é para jogar luz sobre este que, provavelmente, é o carro mais subestimado do Brasil na atualidade, em uma marca que ainda precisa dizer a que veio.

Continua após a publicidade

Parceiros que colaboraram no Melhor Compra 2025

Tex – parte da Serasa Experian – É o braço estratégico para o mercado de seguros da Serasa Experian, a primeira e maior datatech do Brasil. É especializada em soluções para corretores e seguradoras.

Mobiauto – Uma das maiores plataformas de vendas de automóveis do Brasil, com mais de 12 milhões de acessos mensais. Parceira da QUATRO RODAS também no Prêmio Melhor Valor de Revenda.

SUIV (Sistema Unificado de Informações Veiculares) – É uma empresa de consultoria automotiva, segurança viária e sistemas automotivos (www.suiv.com.br).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 16,90/mês
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DIA DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.