Toyota Etios usado é melhor e ainda mais barato que carro popular 1.0
Seguro, econômico e bom de dirigir, Toyota Etrios tem versões com câmbio automático por menos de R$ 40.000 e fica bonito com a convivência diária
A Toyota se especializou em produzir automóveis duráveis e confiáveis, mas de estilo funcional e às vezes controverso. Foi assim com o jipe Bandeirante, com o Corolla e com o Etios, sua primeira aposta entre os compactos.
Por dentro ou por fora, é difícil os donos se encantarem pelo visual e pelas soluções singulares do Toyota Etios. São os instrumentos no centro do painel, de difícil leitura, o limpador de para-brisa único e até o tampão do porta-malas pendurado apenas por um barbante. Felizmente, a primeira impressão nem sempre é a que fica.
Como um bom Toyota, o Etios apela para o lado racional: trata-se de um automóvel robusto, ágil, econômico e seguro, qualidades oriundas de um projeto moderno (que resultou em 4 estrelas para adultos e 2 para crianças na primeira fase do Latin NCap).
Integrante da nossa frota de Longa Duração, o Etios revelou suas virtudes como produto e a maturidade do pós-venda. Todas as peças de desgaste normal são oferecidas a pronta entrega e o atendimento é sempre pontual, eficiente e com preço justo: a rede não sofre da famosa empurroterapia. Resultado: o carro foi o grande vencedor de nossa pesquisa de satisfação Os Eleitos 2015.
O Toyota Etios foi lançado no Brasil no fim de 2012 com motor 1.3 16V, com bons 90/84 cv e torque de 12,8/11,9 kgfm (álcool/gasolina), números mais que suficientes para impulsionar seus 945 kg com muita agilidade e consumo comedido. No ano seguinte, ganhou a opção do motor 1.5 16V de 96,5/92 cv e 13,9 kgfm.
Quem busca o melhor custo-benefício deve levar a versão XS, que traz o que interessa: ar-condicionado, direção elétrica, som com MP3 e USB, vidros e travas elétricos e conta-giros, além de maçanetas e retrovisores na cor da carroceria.
Para bolsos mais recheados, há a XLS 1.5, com farol de neblina, roda de liga aro 15, alarme com travamento a distância e melhor acabamento interno. Ou a Platinum (lançada em 2014) com mais cromados, lanternas fumê, sensor de ré e bancos de couro.
Se a grana está curta, opte pela versão X, com ABS e travas e vidros elétricos (o ar é opcional). Existiu ainda uma versão básica (sem denominação), com grade sem pintura. Como não traz freios ABS ou direção elétrica, ela encalha nas lojas.
O Toyota Etios foi passando por alterações a cada mudança de ano modelo. Na linha 2014 trocou o painel cinza pelo preto, novos retrovisores e direção elétrica, airbags frontais e freios ABS passaram a ser equipamentos de série em todas as versões.
O modelo 2015 ganhou ajuste de altura para o banco do motorista desde a versão de entrada (agora, a 1.3 X), vidro elétrico com função um-toque para o mesmo, maçanetas cromadas e preparação para alto-falantes traseiros (o Etios nunca teve falantes traseiros de fábrica, em nenhuma versão), além de rádio com Bluetooth e comando no som. A versão Platinum ganhou central multimídia com GPS e DVD.
Em 2016, a novidade foi a série Etios White Pack, com frisos laterais na cor do carro, sensor de estacionamento, tapete para porta-malas e sempre na cor branco pérola, para justificar o nome.
Os Toyota Etios mais sofisticados são os vendidos a partir do modelo 2017. Foi quando ganhou o mesmo quadro de instrumentos digital do Prius na tentativa de melhorar a visibilidade das informações, melhoria no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas e nova padronagem no acabamento interno.
Ao mesmo tempo, os motores 1.3 e 1.5 litro foram atualizados e ganharam comandos variáveis na admissão e no escape, Dual VVT-i. O 1.3 passou a render 98/88 cv e 12,8/12,3 kgfm. Já o 1.5 passou aos 107/102 cv e 14,4/14 kgfm. O câmbio manual passou a ter seis marchas e o compacto da Toyota ainda ganhou como opcional o câmbio automático de 4 marchas que era usado no Corolla.
A partir desse momento, desde a versão de entrada Etios X o compacto passou a ter computador de bordo, banco traseiro com encosto rebatível, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico; travas elétricas.
Após isso, a última evolução importante foi feita em 2018, quando ganhou uma leve atualização na dianteira, lanternas fumê e controles de estabilidade e tração se tornaram equipamentos de série em todas as versões, forçando a mesma movimentação nos rivais diretos. Mas o lançamento do Toyota Yaris no mesmo ano minou o interesse pelo Etios, que deixou de ser vendido no Brasil em 2021. Contudo, segue em produção no Brasil até hoje apenas para exportação.
Principais defeitos do Toyota Etios
- ACABAMENTO INTERNO – Nas versões básica, X e XS, verifique qual é o estado geral de botões, difusores de ar, laterais de porta, maçanetas internas e manivelas dos vidros, que podem apresentar algum problema de funcionamento.
- SUSPENSÃO – Superdimensionada, ela costuma resistir inabalável às péssimas condições de nossas ruas e estradas. Os batentes dos amortecedores são os primeiros a manifestar seu desgaste através de batidas secas em fim de curso, mas convém analisar os amortecedores, que não devem apresentar vazamentos.
- EMBREAGEM – Nos primeiros dois anos seu acionamento era por cabo e algumas unidades apresentaram trepidação e ruídos que só foram eliminados com a substituição de alguns componentes (veja na seção Autodefesa). Rangido no pedal costuma ser resolvido com a troca e o ajuste do cabo de acionamento.
- PARTIDA DIFÍCIL – Bicos injetores sujos podem causar o problema, mas o principal vilão é o regulador de pressão de combustível danificado. A limpeza dos bicos (com substituição do filtro de combustível) e a troca do regulador resolvem o problema.
- BARRA ESTABILIZADORA – Falha na solda pode provocar barulhos na suspensão traseira, conforme mostrado na seção Autodefesa.
O que dizem os donos do Toyota Etios?
Nome: João Guilherme Aguiar
Idade: 55 anos
Profissão: engenheiro civil
Cidade: Campinas (SP)
O QUE EU ADORO – “Ágil e confortável, ele tem uma dirigibilidade notável graças à estabilidade excelente e ao torque em baixas rotações. O consumo de combustível é baixo e as revisões, baratas”
O QUE EU ODEIO – “O painel central é esquisito, mas logo você acostuma. Ruim mesmo é a ausência injustificável do computador de bordo e da iluminação do porta-malas, mesmo na versão mais completa”
Preços dos Toyota Etios usados (KBB)
2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | |
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X 1.3 |
R$ 37.688
|
R$ 40.138
|
R$ 42.900
|
R$ 45.309
|
R$ 48.516
|
R$ 51.890
|
R$ 54.471
|
R$ 58.057
|
R$ 59.401
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X 1.3 AT |
–
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–
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–
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R$ 39.895
|
R$ 53.476
|
R$ 56.908
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R$ 60.017
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R$ 63.852
|
R$ 65.706
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X 1.5 AT |
–
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–
|
–
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R$ 44.046
|
–
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–
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–
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– | – |
XS 1.3 |
R$ 38.057
|
–
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–
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–
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– | – | – | – | – |
XS 1.5 |
R$ 39.376
|
R$ 42.515
|
R$ 43.311
|
R$ 45.931
|
R$ 52.415
|
R$ 56.049
|
–
|
– | – |
XS 1.5 AT |
–
|
–
|
–
|
R$ 51.908
|
R$ 57.591
|
R$ 61.602
|
–
|
– | – |
XLS 1.5 |
R$ 40.978
|
R$ 42.998
|
R$ 45.420
|
R$ 48.415
|
R$ 53.077
|
–
|
–
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– | – |
XLS 1.5 AT |
–
|
–
|
–
|
R$ 48.217
|
R$ 58.345
|
R$ 63.085
|
R$ 66.537
|
– | – |
Platinum 1.5 |
–
|
R$ 47.770
|
R$ 50.889
|
R$ 49.459
|
–
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–
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–
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– | – |
Platinum 1.5 AT |
–
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–
|
–
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R$ 54.087
|
R$ 62.897
|
R$ 65.061
|
R$ 66.373
|
– | – |
Cross 1.5 |
R$ 43.265
|
R$ 42.292
|
R$ 44.399
|
R$ 50.498
|
R$ 52.132
|
–
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–
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– | – |
Cross 1.5 AT |
–
|
–
|
–
|
R$ 52.350
|
R$ 59.757
|
R$ 66.706
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–
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Ficha Técnica – Etios XLS 1.5 hatch A/T
Preço | R$ 57.395 |
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Motor | flex, diant., 4 cil., 16V, 13:1, 1.496 cm3; 107/102 cv a 5.600 rpm, 14,7/14,3 mkgf a 4.000 rpm |
Câmbio | automático, 4 marchas, tração dianteira |
Direção | elétrica |
Suspensão | McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) |
Freios | discos ventilados (diant.) e tambores (tras.) |
Pneus | 185/60 R15 |
Dimensões | comprimento, 377,7 cm; altura, 151 cm; largura, 169,5 cm; entre-eixos, 246 cm; peso, 965 kg; tanque, 45 l; porta-malas, 270 l |
Teste – Etios XLS 1.5 hatch A/T (com gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h | 13,1 s |
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Aceleração de 0 a 1.000 m | 35,1 s – 150,2 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 6,7 s |
Retomada de 80 a 100 km/h (em D) | 6,9 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 11,2 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 14,9 / 27, 2 / 63,7 m |
Consumo urbano | 11,7 km/l |
Consumo rodoviário | 15,2 km/l |
Teste – Etios X 1.3 hatch MT6 (com gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h | 14 s |
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Aceleração de 0 a 1.000 m | 35,4 s – 144,4 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 6,4 s |
Retomada de 80 a 100 km/h (em D) | 7,9 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 11,4 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 17,2/29,9/68,2 m |
Consumo urbano | 13,4 km/l |
Consumo rodoviário | 16,2 km/l |
PENSE TAMBÉM EM UM… CHEVROLET ONIX
Ao contrário do Etios, o Onix é destinado a quem não está disposto a abrir mão de estilo e conveniência: mais bonito por dentro e por fora, traz direção hidráulica, regulagem de altura do assento, um painel melhor e porta-malas maior (280 x 270 litros). O motor 1.0 gera 80/78 cv, mas prefira o 1.4, que rende 106/98 cv.