Este ano deu Golf. É a segunda vez que o VW aparece como o Grande Campeão – a primeira foi em 2014, quando o alemão dividiu o prêmio com o New Fiesta. A nova conquista deixa o hatch em condição de igualdade com o Civic, também dono de dois títulos.
Até então, só a Honda havia conseguido a proeza de emplacar o mesmo modelo mais de uma vez . Além do Civic, o Fit levou a melhor quatro vezes seguidas (2004 a 2007).
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Nos últimos dois anos, a vida do Golf mudou bastante. Sua sétima geração chegou por aqui importado da Alemanha, depois passou a vir do México. E agora é feito no Brasil, em São José dos Pinhais (PR).
A nacionalização teve seus poréns: ele perdeu a suspensão multilink na traseira e a elogiada transmissão automatizada DSG – agora usa a Tiptronic. Mas também recebeu uma versão mais em conta, equipada com o motor 1.6 MSI, o mesmo já utilizado no Fox e na Saveiro Cross.
Por conta de sua fama entre os proprietários, o Golf tornou-se um laboratório para a Volks: a novidade mais recente é a adoção de um motor 1.0 turbo de três cilindros e 125 cv. Mas as mudanças na mecânica foram consideradas involuções pelos compradores que participaram da pesquisa.
No entanto, apesar de uma crítica ou outra, quem compra um Golf está extremamente satisfeito. O modelo venceu esta edição com notas surpreendentes. Dentre os 23 quesitos avaliados, 17 tiveram notas acima de 100, sinalizando que a expectativa dos donos foi superada em vários aspectos.
A citação mais frequente dos proprietários refere-se à performance do motor 1.4 TSI aliada ao reduzido gasto de combustível – 104,5 pontos no primeiro quesito e 103,1 e 104,5 em conusmo urbano e rodoviário, respectivamente.
A facilidade de acesso aos comandos é o item com melhor avaliação (106,5), seguido do espaço interno (106,2). Na sequência, os compradores elogiam o tamanho da rede Volks (105,5), visibilidade (105,4) e o preço de revenda (104,6).
Há espaço para melhorar? Sim, no preço das peças a nota foi 87,9. Também baixa foi a avaliação no valor de compra (89,2). É um carro excelente, mas caro.
Anda como 2.0 e bebe como 1.4. Tem todos os itens de conforto que se pode imaginar, além de ser superelegante.
Marco Aurélio Ascar de Albuquerque, São Paulo (SP).
COMO SE MEDE A FELICIDADE DO DONO
Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra.
Em 2016, foram ouvidos 2.499 proprietários dos 45 automóveis mais vendidos no país – este último critério faz com que alguns modelos com vendas baixas não apareçam na pesquisa. Vale ressaltar: nenhuma das opiniões que você vê aqui retrata as avaliações dos jornalistas da QUATRO RODAS ou de nossos testes de pista. Entenda como a pesquisa funciona:
Satisfação / Expectativa = Índice de satisfação
Índice acima de 100: o carro superou as expectativas.
Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra.
Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida.
Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito.
Veja os 23 itens avaliados, divididos em nove categorias, que formam o índice:
Custos | preço de revenda / preço de compra / preço de seguro / preço das peças / consumo urbano / consumo rodoviário |
---|---|
Confiança na marca | ser um fabricante confiável |
Cobertura da rede | ser um fabricante com ampla rede de concessionárias |
Design / modelo | ser um projeto moderno / design do carro |
Desempenho | rapidez no arranque |
Segurança | estabilidade nas curvas / transmitir segurança / presença de itens de segurança |
Dirigibilidade | facilidade de ultrapassagem / oferecer boa visibilidade / facilidade de acesso aos comandos |
Conforto | acabamento interno / baixo nível de ruído / espaço interno / espaço do porta-malas / presença de equipamentos |
Manutenção | durabilidade / resistência das peças |