Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O fim dos pacotes de opcionais se aproxima

Benéfica para todos, a extinção dos opcionais é a nova tendência do mercado

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 mar 2018, 19h10 - Publicado em 14 mar 2017, 15h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • (Filipe Campoi/Quatro Rodas)

    Fazer escolhas não é fácil, principalmente quando o número de opções é grande.

    Publicidade

    É assim também na indústria automobilística: quanto mais versões e pacotes de opcionais, mais complicado fica o processo de comercialização dos veículos – tanto para quem compra quanto para quem vende.

    Publicidade

    Mas isso está mudando com o fim dos vários (e confusos) pacotes opcionais.

    Honda, Toyota e Nissan aderiram à prática há bons anos. Sem os opcionais, os modelos passaram a ser oferecidos em versões fechadas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Itens como sensores de ré, central multimídia e bancos de couro, por exemplo, até podem estar em versões que não os contemplam de série, mas são disponibilizados como acessórios, que são instalados pelas concessionárias.

    Mas atenção: neste caso, a garantia é da autorizada e não da fábrica, o que pode gerar problemas no futuro – para saber se o acessório é realmente homologado pela montadora, confira se ele também é disponibilizado no configurador do site da marca.

    Publicidade

    Ford e Peugeot também adotaram as versões fechadas, enquanto a Citroën, que já oferece poucos itens avulsos, estuda entrar para o clube.

    A Chevrolet disponibiliza para o Cruze um único pacote de opcionais (a configuração chamada de LTZ 2), enquanto Volkswagen e Fiat também já começaram a enxugar suas opções.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A tendência é benéfica para todos: para a produção, que se torna menos específica, mais rápida e barata; para o vendedor, que mostra um pacote fechado; para o cliente, que tem menos escolhas a fazer, e para a autorizada, que pode lucrar com os acessórios.

    Até a revenda é facilitada, já que carros de mesma versão não se diferenciarão pela listagem de equipamentos isolados – que quase nunca conseguem valorizar o modelo acima do valor de tabela.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.