Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.
A seguir, os melhores hatches usados do Brasil. Eles estão separados em categorias: até R$ 15.000; até R$ 20.000; até R$ 25.000; até R$ 30.000; acima de R$ 30.000. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:
Hatches até R$ 15.000
1 – Peugeot 207 1.4 XR 2010 – R$ 14.000
Ele já está fora de linha, mas tem de longe o melhor custo/benefício do trio: é o mais equipado e barato e tem ótimo acabamento. Seu 1.4 de 82 cv dá conta do recado. As peças não são baratas nas autorizadas, mas podem ser encontradas no mercado paralelo.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 5,52 %
- Seguro – R$ 1.209
- Liquidez – 7
- Custo de manutenção – 6
- Imagem – 6
- Prazer de dirigir– 6
2 – Citroën C3 GLX/Exclusive 2010 – R$ 15.000
O C3 nasceu completo desde a versão básica, a GLX: ar, direção e vidro elétrico nas quatro portas, além do acabamento superior. O 2010 é o último ano com este design. O motor 1.4 é ágil e econômico e o 1.6 tem bom desempenho, mas cheque a correia dentada.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 9,76%
- Seguro – R$ 1.267
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 7
- Imagem – 7
- Prazer de dirigir – 6
3 – Ford Fiesta 1.0 2010 completo – R$ 15.000
Destaque para o motor RoCam (73 cv), com muito torque em baixo giro. O porta-malas tem só 305 litros, mas o banco é rebatível. Olho vivo na caixa de direção, que costuma bater mesmo em carros bem conservados, principalmente com direção hidráulica.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 9,05%
- Seguro – R$ 1.055
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 7
- Imagem – 5
- Prazer de dirigir – 6
Hatches até R$ 19.900
1 – Renault Clio 1.0 Expression 2015 completo – R$ 19.900
Vence por ser o mais novo do trio, sem ser o mais caro, além do ótimo custo/benefício. Tem indicador de troca de marcha, para ajudar na economia. Mesmo bebendo pouco, seu 1.0 16V de 70 cv não deixa o Clio manco. Atenção à correia dentada.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 7,63%
- Seguro – R$ 1.098
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 8
- Imagem – 5
- Prazer de dirigir – 6
2 – Fiat Uno Vivace 2013 – R$ 19.000
Neste ano o Vivace ainda traz o para-choque sem pintura, que só viria no 2013. É um carrinho ágil e econômico, além de ser barato de manter. O motor 1.0 de 73 cv e 9,9 mkgf também é robusto, por isso é um dos preferidos de locadoras e frotistas.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 7,05%
- Seguro – R$ 1.289
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 8
- Imagem – 5
- Prazer de dirigir – 6
3 – Renault Sandero Expression 1.0 16V 2012 – R$ 20.000
O preço é da versão completa, com ar, direção e trio elétrico. É o mais velho do grupo, porém é o mais espaçoso e tem o maior porta-malas (320 litros) e motor 1.0 16V de 80 cv. É o primeiro ano com o novo design. Aprenda: o estepe sob o carro é alvo de ladrões.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 10,87%
- Seguro – R$ 1.205
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 8
- Imagem – 7
- Prazer de dirigir – 6
Hatches até R$ 24.500
1 – VW Gol 1.0 Mi City 2015 – R$ 24.500
Está sempre entre os usados mais procurados ano após ano. Com projeto antigo (o G5 é de 2009), ele é robusto e usa peças baratas. Visado por ladrões, o seguro é alto dependendo da região. O motor 1.0 já deu problemas no passado, que aqui foram sanados.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 8,39%
- Seguro – R$ 1.425
- Liquidez – 9
- Custo de manutenção – 9
- Imagem – 8
- Prazer de dirigir – 7
2 – Renault Clio 1.0 Expression 2016 – R$ 24.000
É uma ótima opção para quem busca um carro pouco rodado. Foi o último ano antes de o Clio sair de linha, que tinha pacote opcional da época com ar-condicionado e ainda poderia incluir a pintura metálica – mas o valor aqui é para o modelo completo.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 7,63%
- Seguro – R$ 1.120
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 8
- Imagem – 5
- Prazer de dirigir – 6
3 – Fiat Uno Vivace 1.0 2016 – R$ 25.000
O Vivace é a versão de entrada, que neste ano já conta com a reestilização que veio na linha 2015. Mas ainda tem o motor Firefly, que só viria em 2017. Peças baratas, manutenção simples e facilidade de revenda estão entre os seus principais atributos.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 7,05%
- Seguro – R$ 1.342
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 8
- Imagem – 7
- Prazer de dirigir – 6
Hatches até R$ 30.000
1 – Renault Sandero 1.0 SCe 2018 – R$ 30.000
É o mais atual e espaçoso do grupo, além do bom porta-malas (320 litros), acabamento razoável e excelente liquidez. Não espere muita agilidade, pois o motor 1.0 é um tanto fraco para seu porte, em especial pelo torque vir só no giro alto (10,5 mkgf a 4.250 rpm).
Bolsa de valores
- Desvalorização – 9,45%
- Seguro – R$ 1.397
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 8
- Imagem – 7
- Prazer de dirigir – 6
2 – Chevrolet Onix Joy 2018 – R$ 29.000
É a versão de entrada do Onix, que manteve o visual antigo, da geração anterior. Apesar de básica, traz de série ar, direção, trava e vidros elétricos dianteiros. O câmbio manual de seis marchas tem a sexta marcha bem longa, para reduzir o consumo.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 6,07%
- Seguro – R$ 1.182
- Liquidez – 9
- Custo de manutenção – 9
- Imagem – 8
- Prazer de dirigir – 6
3 – Fiat Uno 1.0 Firefly Attractive 2017 – R$ 27.900
A linha 2017 marca a segunda reestilização do Uno Evo. É o modelo mais barato deste grupo e traz de série ar, direção, faróis de neblina, travas e vidros elétricos, entre outros itens. O destaque é o novo motor 1.0 Firefly, de três cilindros e 77 cv.
Bolsa de valores
- Desvalorização – n/d
- Seguro – R$ 1.446
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 8
- Imagem – 7
- Prazer de dirigir – 6
Hatches acima de R$ 30.000
1 – VW Polo 1.0 200 TSI Highline 2019 – R$ 70.000
Versão topo de linha, é igual ao 0-km e vem superequipado, apesar do interior cheio de plásticos: câmbio automático, ar digital, chave presencial e borboletas para troca de marchas. Por mais R$ 4.500, há o Technology Pack, com o desejado painel digital.
2 – Chevrolet Cruze LTZ 1.4 Turbo 2018 – R$ 83.000
É a única versão da linha Cruze a ter teto solar, nunca oferecido no sedã. O motor é um 1.4 turbo de 153 cv, que trabalha muito bem com o câmbio automático de seis marchas, aliando bons desempenho e consumo. Só fica devendo um acabamento melhor.
3 – VW Golf 1.0 200 TSI Comfortline 2018 – R$ 83.000
Para 2018, o Golf recebeu a reestilização, uma leve mudança na dianteira e traseira. A versão aqui indicada tem teto solar neste valor, grande atrativo na hora da revenda. O motor 1.0 TSI teve aumento de potência em 2018, passando de 125 cv para 128 cv.