Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Honda HR-V: conheça todos os detalhes da Melhor Compra de 2023

Honda HR-V Touring supera até rivais maiores, sem deixar a desejar em mecânica, equipamentos e espaço interno

Por João Vitor Ferreira
24 ago 2023, 17h24

O Melhor Compra é muito mais do que um guia de compras. Ele também resume a experiência de nossa equipe com cada carro avaliado e testado nos últimos tempos dentro do atual contexto de mercado.

O primeiro trabalho é separar as opções em cada faixa de preço ou potência que definem as 29 categorias apuradas. Para reduzir cada categoria a pelo menos cinco carros, acontece uma mistura entre votação e debate na redação. Não se trata de mera escolha, pois consideramos nossos testes, alterações recentes na lista de equipamentos e a iminência de uma mudança na linha.

Depois apuramos custos de seguros, peças, revisões e a desvalorização de cada carro das principais categorias com nossos parceiros. Apenas com essas informações podemos pensar em definir a posição de cada um.

Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Custos são importantes, mas a nossa intenção não é escolher apenas os carros mais baratos. Para ser considerado a Melhor Compra de QUATRO RODAS, nossa experiência com o carro, aspectos como desempenho, conforto e itens de segurança de série também pesam na decisão. Eles passam a ter maior destaque nas listas de equipamentos de série.

Continua após a publicidade
Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Uma estratégia pragmática garantiu o Honda HR-V em primeiro lugar em duas categorias seguidas e muito estratégicas: SUVs até R$ 170.000 com o HR-V EXL 1.5 e SUVs até R$ 220.000 com o HR-V Touring, 1.5 turbo. Mas o grande campeão do Melhor Compra 2023 é o Honda HR-V Touring.

O curioso caso do SUV compacto que se destacou na faixa de preços dos médios. O conjunto do Honda HR-V Touring consegue equilibrar desempenho, conforto e eficiência por ser mais leve. O porta-malas não é grande, mas o espaço para os passageiros é o mesmo de rivais maiores.

Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O HR-V Touring anda como gente grande. O motor 1.5 turbo com injeção direta agora é flex e tem 177 cv e 24,5 kgfm, o que explica o 0-100 km/h em 8,9 segundos, melhor que o de qualquer SUV médio. Como ele é leve, sobra força do motor, que trabalha aliviado com o câmbio CVT, conseguindo consumo rodoviário melhor até que o da versão aspirada: 15,1 km/l, contra 14,4 km/l – na cidade, ele faz 11,1 km/l, contra 12,7 km/l da versão de 126 cv. Na hora de pagar uma revisão ou o prêmio do seguro, os valores são de carros compactos.

Continua após a publicidade
Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

De fato, as dimensões do Honda HR-V não são grandes. Só tem 2,61 m de entre-eixos, quando um Jeep Compass tem 2,64 m, o Toyota Corolla Cross tem 2,65 m e o VW Taos tem 2,67 m, mas sua cabine consegue ser mais espaçosa e larga que a dos rivais médios. Quem sai perdendo nessa é o porta-malas, que só parece grande, porém tem 354 litros – é 83 litros menor que o do antigo HR-V.

Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O acabamento interno é bom, mas se o Honda não tem o painel todo macio como o do Jeep e o do Toyota, cobra menos que as respectivas versões topo de linha para ter ajuste elétrico para o banco do motorista, porta-malas elétrico, ar bizona e pacote de segurança completo. O HR-V só não pode continuar aumentando de preço até se igualar aos SUVs médios, pois isso acabaria com seu favoritismo.

Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Seu pacote de equipamentos é mais recheado que o do VW Taos Comfortline, campeão no ano passado e que não tem assistentes de segurança. Só a versão Touring tem banco do motorista com ajuste elétrico, rodas aro 17 diamantadas, porta-malas com abertura elétrica e fechamento por afastamento, e interior bicolor. Só ficou devendo o teto solar.

Continua após a publicidade
Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Custos do Honda HR-V Touring

Bolsa de Valores

Peças

Revisões

Desvalorização
Seguro R$ 4.771
Rede 212
Equipamentos MUL, EST, ESP, AUT, ADAS, ACC, AB6
Amortecedores dianteiros R$ 1.997
Pastilhas de freio R$ 760
Kit de embreagem  
Farol esquerdo R$ 3.964 
Para-choque dianteiro R$ 1.158
Retrovisor esquerdo R$ 868
Total R$ 8.747
10.000 km R$ 400
20.000 km R$ 619
30.000 km R$ 798
40.000 km R$ 1.707
50.000 km R$ 686
60.000 km R$ 1.605
Total R$ 5.815
Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Todos os campeões da história do Melhor Compra

2002 Toyota Corolla
2003 Ford EcoSport
2004 Honda Fit
2005 Honda Fit
2006 Honda Civic
2007 Honda Civic
2008 Honda Fit
2009 Renault Symbol e Hyundai Azera
2010 Renault Logan
2011 Renault Fluence
2012 Ford EcoSport
2013 Ford Fusion
2014 Renault Logan
2015 Honda HR-V
2016 Chevrolet Cruze
2017 Fiat Argo
2018 VW Tiguan
2019 VW T-Cross
2020 VW Nivus
2021 VW Taos
2022 Jeep Renegade
2023 Honda HR-V
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.