Guia de Usados: Fiat Grand Siena, o sedã que não era bi, era tetra
O espaçoso sedã nacional agrada pelo design e pela praticidade, mas seus donos reclamam das falhas mecânicas e de acabamento

Derivado do Palio de segunda geração, o Grand Siena estreou aqui em 2012 posicionado entre o Siena EL (que usava a carroceria de 1997) e o Linea. Destacou-se pelo estilo próprio e pela evolução no espaço interno e nível de equipamentos.
Virou um dos sedãs mais vendidos graças ao porta-malas de 520 litros e duas versões de acabamento.
A básica, Attractive, tinha o motor Fire Evo 1.4 com 85/88 cv, sempre com direção assistida, duplo airbag e ABS. Atenção com o ar-condicionado, opcional até 2015. Mas de série trazia sensores de ré, de faróis e de chuva, banco do motorista com regulagem de altura e rodas de liga.
A Attractive era a base para a interessante versão Tetrafuel, que queimava gasolina brasileira, etanol, gasolina sem adição de etanol e GNV – mas os cilindros de gás reduziam o porta-malas para 390 litros.

Desempenho é com a versão Essence, sempre com o motor E.torQ 1.6 16 válvulas e seus 115/117 cv de potência. É caracterizado pelas rodas de liga aro 16 e pelos frisos laterais cromados. Entre os opcionais, há airbags laterais e câmbio automatizado Dualogic.
Em 2013, o Essence disponibilizou o pacote Sublime: faróis com máscara cinza, grade e retrovisores externos em cinza metalizado, rodas com pintura exclusiva e bancos em couro bicolor.
Outro detalhe interessante do modelo 2013 foi o câmbio Dualogic Plus, com as novas funções Creeping (permite manobras em marcha lenta mais suaves) e Auto-Up Shift Abort (identifica a retomada e evita a mudança para a marcha acima).

A única reestilização do Grand Siena ocorreu em 2017: uma nova grade com filetes horizontais em preto brilhante e moldura cromada.
Esse ano/modelo marcou o fim da Tetrafuel e a chegada da Attractive com o antigo motor 1.0 Fire Evo. Entre todas as versões, esta é a menos indicada: seus 75 cv sofrem para embalar os 1.133 kg do sedã, exigindo muita cautela na estrada quando carregado.
Outra reclamação é a garantia: 36 meses para motor e câmbio e 24 para o restante. A manutenção é facilitada pela rede de mais de 600 autorizadas, mas alguns itens não são encontrados a pronta entrega, o que fomentou uma indústria de peças paralela.
Onde o bicho pega

Câmbio – O principal defeito é no retentor do trambulador, cuja falha gera vazamento de óleo. Em geral, isso é causado pelo desgaste prematuro da embreagem.
Suspensão – São frequentes os relatos de barulhos na suspensão, o que já foi abordado na seção Autodefesa. Antes da compra, cheque sempre buchas, batentes, bieletas e amortecedores.
Acabamento – O excesso de plásticos duros de baixa qualidade nos difusores de ar e em outras partes do interior é uma receita perfeita para peças riscadas ou quebradas. Também pode indicar uma quilometragem superior à do hodômetro.
Dualogic – Verifique se o câmbio mostra falhas ou hesitações nos comandos. Funcionamento irregular com excesso de trancos pode ser solucionado com uma atualização do software.
Recalls – O primeiro é da má fixação do volante com a barra de direção, para modelos produzidos de junho de 2013 a maio de 2014. Já os modelos fabricados de maio a julho de 2014 podem apresentar trincas na superfície do volante. O terceiro é para o ano/modelo 2016/2017 por um defeito no alternador, que pode desligar o motor com o veículo em movimento.
A voz do dono
Nome: Anderson Esteves Alves
Idade: 39 anos
Profissão: comerciante
Cidade: Alfenas (MG)
O que eu adoro – “Ótimo rendimento: o motor Fire Evo 1.4 garante consumo baixo e desempenho adequado. É um carro familiar ideal: confortável, com muito espaço interno e um excelente porta-malas.”
O que eu odeio – “Tive problemas com a embreagem e com a espuma do banco do motorista, mas o mais incômodo é o barulho na suspensão, principalmente em dias de chuva. É inadmissível num carro como esse.”
Nós dissemos

Abril de 2012 – “Em relação ao modelo anterior, o recém-chegado cresceu 6,1 cm na largura, ganhou 13,5 cm no comprimento e ficou 5,3 cm mais alto. Além do aumento nas dimensões externas, a lista de equipamentos também ficou mais generosa. É o primeiro sedã compacto a vir de série com freios ABS e airbags.”
PREÇO MÉDIO DOS USADOS (FIPE)
MODELO | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 |
Attractive 1.0 8V | – | – | – | – | – | 38.099 |
Attractive 1.4 8V | 28.217 | 32.153 | 33.324 | 36.386 | 39.291 | 43.168 |
Tetrafuel 1.4 8V | – | 32.496 | 34.184 | 38.443 | 43.790 | – |
Essence 1.6 16V | 27.777 | 33.115 | 35.205 | 38.659 | 42.469 | 47.390 |
Essence Sublime 1.6 16V
|
– | 37.701 | 39.496 | 42.824 | 45.230 | 49.572 |
Essence 1.6 16V Dualogic
|
29.104 | 32.764 | 35.881 | 39.936 | 43.254 | 49.945 |
Essence Sublime 1.6 16V Dualogic | – | – | 37.151 | 40.878 | 45.193 | 50.902 |
Preço das peças
PEÇAS | ORIGINAL | PARALELO |
Para-choque (dianteiro) | 1.400 | 290 |
Farol completo (cada um) | 700 | 250 |
Pastilha de freio (par dianteiro) | 245 | 80 |
Disco de freio (par dianteiro) | 590 | 120 |
Amortecedores (jogo) | 1.220 | 1.100 |