A imagem de que dono de carro premium compra à vista é meio distorcida.
Boa parte deles costuma financiar seus veículo de mais de R$ 150.000: em geral, o valor parcelado fica entre 40% e 60% do bem.
“Hoje, já temos uma concorrência muito grande nesse segmento”, afirma Paulo Pinho, superintendente de vendas da Audi Financial Services.
No caso da marca alemã, as vendas financiadas chegaram a 42% em 2017. E para cativar esse público, as empresas vão além do simples financiamento.
Na Jaguar Land Rover, cerca de 50% da clientela costuma parcelar, atraída não só pelo tradicional CDC (Crédito Direto ao Consumidor), mas também pelo leasing (arrendamento com opção de compra) e Plano Access (compra programada que oferece parcelas mais acessíveis e garantia de recompra com um preço definido na assinatura do contrato).
No Access, o cliente paga como entrada ao menos 20% do automóvel com parcelas customizadas em até 24 meses, seguido por um pagamento final máximo de 50% do custo total.
Isso permite que o comprador troque o veículo em dois anos por outro Jaguar ou Land Rover. Ou seja, o financiamento serve como forma de fidelizar o cliente à marca.
Flexibilidade de luxo
Outra que tenta facilitar a adesão a marca é a BMW (e sua subsidiária Mini), com planos como o Sign & Go.
Ele prevê entrada flexível de 0% a 49% do valor do veículo, 24 mensais fixas mais a parcela final de 50% do valor total.
“Com isso, as prestações chegam a ser 40% menores em comparação a um financiamento convencional. E, ao fim do contrato, há a opção da troca do carro atual por outro zero-km no mesmo plano, contando com a garantia de recompra do concessionário”, conta Eduardo Varela, CEO do BMW Group Serviços Financeiros.
Não satisfeita em fechar o ano como líder do segmento premium, a Mercedes-Benz lançou logo na quinzena de janeiro uma campanha para manter as vendas em alta: juros mensais de 0,59% com prazos de 12, 18 e 24 meses.
“Temos a vantagem de ter uma gama ampla de automóveis em oferta no país”, diz o diretor comercial do Banco Mercedes, Diego Marin, que cita o CDC Flexibility, que prevê a garantia de recompra ao final.
Os veículos premium que estão sendo lançados participam hoje de campanhas agressivas não só de financiamento, mas também de manutenção.
A Jaguar ofereceu aos primeiros 150 donos do E-Pace o plano de revisões básicas Jaguar Care de cinco anos grátis (inclui troca de óleo do motor, filtro de óleo e filtro de combustível para veículos a diesel).
Além disso, ofereceu os serviços financeiros à taxa de 0,49% ao mês para 24 meses, 60% de entrada e parcelas de R$ 3.999, bem como seguro de lançamento a R$ 5.235 para quem tem acima de 30 anos com classe de bônus de cinco a dez pontos.
Pelo visto, a disputa por consumidores abastados seguirá acirrada.