Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Em nova geração, BMW Série 5 tem esterçamento das rodas traseiras

Sedã não só incorpora tecnologias do Série 7 como passa a usar a mesma plataforma

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 23 nov 2016, 21h50 - Publicado em 14 out 2016, 12h42

bmw_530e_1 bmw_530e_1

Apresentada hoje, a sétima geração do BMW Série 5 evoluiu tanto em tecnologia e refinamento técnico que ficou difícil defendê-lo quando for chamado de mini-Série 7. Além das linhas que definem os faróis, integrados à grade, o Série 5 tomou do irmão maior a plataforma CLAR, que combina partes em aço de alta resistência, magnésio, fibra de carbono e alumínio. A redução de peso chega a quase 100 kg em algumas versões.

Leia mais: 

>> Guia de Usados: BMW Série 1 (1ª geração) 

>> BMW Série 1: nem parece um nacional

>> Mercedes-Benz Classe E: férias de luxo para o motorista

bmw_530e bmw_530e

É um ganho considerável, principalmente quando se percebe que o novo Série 5, chamado pelo código G30 pela BMW, está 3,05 cm mais comprido (4,95 m no total), 0,7 cm mais largo (1,86 m) e 1,5 cm mais baixo (1,46m). O entreeixos de 2,97 m é 0,7 cm maior que na geração anterior, o F10.

Continua após a publicidade

Os faróis alongados até a grade bi-partida guarda semelhanças com o Série 7, assim como os apliques cromados na base das portas dianteiras. A personalidade vem do para-choque dianteiro e, principalmente, da traseira: lanternas são mais largas, para-choque com grandes saídas de ar e a tampa do porta-malas com leve ressalto fazendo as vezes de um spoiler integrado.

bmw_530e_2 bmw_530e_2

A propósito, o BMW Série 5 é o novo sedã com a melhor aerodinâmica da atualidade, com coeficiente de apenas 0,22. A grade com aletas que se fecham em alta velocidade muito tem a ver com isso, bem como proteções sob o carro e vincos que evitam turbulência ao longo da carroceria.

Continua após a publicidade

Também vem do BMW Série 7 o sistema de esterçamento das rodas traseiras, recurso que favorece o comportamento dinâmico do veículo em curvas. O Série 5 também incorporou central multimídia de 10,25″ capaz de responder a gestos, e o sistema Remote 3D View, que permite ao condutor visualizar a área ao redor do veículo por meio de um app. O sistema de estacionamento automático comandado pela chave também veio do sedã maior.

bmw_540i_sedan_m_sport_22
Pacote M Sport tem saias laterais, saídas de escapamento retangulares, rodas de 19 polegadas e suspensão rebaixada. ()
bmw_540i_sedan_m_sport_22

Há ainda assistente ativo de mudança de faixa, que funciona até os 210 km/h, e assistente de engarrafamento. Juntos, dão ao carro capacidade de funcionar de forma autônoma em algumas situações e até mesmo interpretar as circunstâncias para saber se é válido ativar o start-stop.

Continua após a publicidade

Há dois novos motores. A versão 530i, que substitui a 528i, tem o 2.0 turbo de 251 cv e 35,66 kgfm. A aceleração de 0 a 96 km/h é feita em 6 segundos na versão com tração traseira e em 5,8 segundos com o sistema integral xDrive, opcional.

bmw_540i_sedan_m_sport
540i M Sport tem para-choque traseiro diferenciado ()
bmw_540i_sedan_m_sport

A versão topo de linha 540i utiliza um seis cilindros em linha 3.0 turbo de 340 cv e 45,87 kgfm. Com tração integral, esta versão do Série 5 vai de 0 a 96 km/h em 4,7 segundos. O tempo sobe para 4,9 s com tração traseira. Todos utilizam sempre a transmissão automática de oito velocidades.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.