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Tecnológico e seguro, sim. Por que não?

Youse comprova que é possível inovar em um setor tradicional e continuar oferecendo o suporte necessário ao cliente

Por Youse Seguros Atualizado em 22 ago 2018, 15h16 - Publicado em 20 ago 2018, 17h11

Em tempos de startups, o que não falta são empresas revolucionando setores por meio da tecnologia. O transporte, a música, a logística, a entrega de comida e até o mercado pet têm se beneficiado do uso de aplicativos, que vêm ganhando grande adesão do público.

Mas quando se trata de setores mais convencionais, que cuidam dos bens das pessoas, como bancos e seguradoras, surge o receio frente ao novo: “Será que posso confiar?”

A Youse, plataforma de venda de seguros online da Caixa Seguradora, vem mostrando que é possível inovar em um setor tradicional e continuar oferecendo o suporte necessário ao cliente. Criada para alterar o mercado de seguros no Brasil por meio da tecnologia, a plataforma facilita a contratação do seguro deixando tudo online.

Para fechar um seguro auto, o cliente leva menos de 10 minutos. Dá para cotar, personalizar, contratar e acionar, tudo pelo aplicativo. O diferencial da Youse, nesse caso, é a possibilidade de montar o seguro personalizado para cada pessoa. O cliente é quem escolhe as coberturas, assistências, valor de franquia, etc.

Mas a facilidade de montar tudo sozinho não quer dizer que o usuário está desamparado: existe um Time de Ajuda disponível 24h pelas redes sociais e chat do aplicativo. Assim, se surgir qualquer dúvida antes mesmo da contratação, o cliente tem a quem recorrer.

Com o seguro contratado, geralmente as pessoas torcem para nunca precisar usar. Mas, na Youse, existe um esforço para que os clientes aproveitem todos os benefícios do seguro. “Existe uma crença de que seguro é somente para a hora do problema, mas alguns serviços são super úteis e facilitam a vida do cliente, como a assistência leva e traz ou a montagem de bike. Nós incentivamos todos os Yousers [como os clientes são chamados] a utilizá-las”, afirma Leandro Claro, Diretor de Marketing da Youse.

O momento de maior preocupação do cliente, que é quando ele precisa acionar alguma cobertura, a chamada “hora da verdade”, também recebe suporte total do Time de Ajuda. A abertura do sinistro pode ser feita por qualquer um dos canais: telefone, aplicativo, site e até redes sociais. Quem escolhe como prefere usar o serviço é o segurado, e sempre há alguém disponível para atendê-lo.

Os números mostram que essa facilidade para falar com a plataforma é bem vista pelos clientes. Em pesquisa recente feita pela Youse, mais de 80% dos segurados afirmaram estar satisfeitos com o atendimento do Time de Ajuda.

O índice se mantém quando o assunto é acionamento de assistências em todos os canais de atendimento da plataforma, comprovando, assim, que a tecnologia não diminui a qualidade do serviço, nem o torna menos humano. No geral, mais de 95% dos clientes aprovam o seguro.

Para a Youse, há um longo caminho para a conquista dos consumidores tradicionais, mas a inovação em serviços, pensando sempre na satisfação do cliente, pode ser uma ferramenta muito útil para criar essa aproximação.

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