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Melhor Compra 2019: picapes novas a partir de R$ 56.000

As indicações de QUATRO RODAS para picapes leves e intermediárias (até R$ 70.000 e acima de R$ 70.000) e médias a diesel

Por Redação
Atualizado em 20 ago 2019, 10h55 - Publicado em 5 ago 2019, 07h00
(Arte/Quatro Rodas)

Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.

A seguir, as melhores picapes do Brasil. Eles estão separados em categorias: até R$ 70.000, acima de R$ 70.000 e médias diesel. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:

Leves e intermediárias até R$ 70.000

1 – Chevrolet Montana Sport 1.4 – R$ 65.090

(Acervo/Quatro Rodas)

O teto da categoria subiu, mas a veterana picape da GM manteve o menor preço e saltou do terceiro lugar de 2018 (com a versão LS) para o título (com a Sport).

Além da boa capacidade de carga de 756 kg, tem ar, direção, trio elétrico, som com USB e Bluetooth, chave canivete, computador de bordo e rodas de liga leve.

A Montana impediu o bicampeonato da Saveiro e superou a Strada por ser melhor que as rivais em valor de seguro e peças na comparação com as concorrentes.

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O motor 1.4, porém, dá sinais de cansaço e a picape está com os dias contados para ser substituída por um projeto mais moderno, baseado no Onix.

Bolsa de valores

  • Desvalorização- 16,27%
  • Seguro – R$ 1.563
  • Rede600/-
  • Reparabilidade
  • EquipamentosAR, DIR, VID

Peças

  • Amortecedores dianteiros – R$ 676
  • Pastilhas de freio – R$ 260
  • Kit de embreagem – R$ 441
  • Farol esquerdo – R$ 1.073
  • Para-choque dianteiro – R$ 895
  • Retrovisor esquerdo – R$ 472
  • Total – R$ 3.817

Revisões

  • 10.000 km – R$ 248
  • 20.000 km – R$ 660
  • 30.000 km – R$ 628
  • 40.000 km – R$ 556
  • 50.000 km – R$ 816
  • 60.000 km – R$ 744
  • Total – R$ 3.817

2 – VW Saveiro Robust CD 1.6 – R$ 56.690

(Acervo/Quatro Rodas)

Dirigibilidade é o ponto forte aqui. Perdeu o bicampeonato para a Montana nos custos do pós-venda e por vir pelada, com o pacote de opcionais – ar, direção hidráulica, travas e vidros elétricos e chave canivete – superando os R$ 7.000.

Mas se segurou na segunda posição por ter a conveniência da cabine dupla, a menor desvalorização da categoria e peças mais em conta que as da Strada.

Bolsa de valores

  • Desvalorização 14,17%
  • Seguro – R$ 2.021
  • Rede – 500/-
  • Reparabilidade – 27
  • Equipamentos

Peças

  • Amortecedores dianteiros – R$ 656
  • Pastilhas de freio – R$ 280
  • Kit de embreagem – R$ 600
  • Farol esquerdo – R$ 730
  • Para-choque dianteiro – R$ 1.230
  • Retrovisor esquerdo – R$ 410
  • Total – R$ 3.906

Revisões

  • 10.000 km – R$ 523
  • 20.000 km – R$ 595
  • 30.000 km – R$ 584
  • 40.000 km – R$ 704
  • 50.000 km – R$ 523
  • 60.000 km – R$ 1.157
  • Total – R$ 4.086

3 – Fiat Strada Hard Working CE 1.4 – R$ 68.590

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(Acervo/Quatro Rodas)

O exemplar da Fiat desceu um degrau no pódio, mas se vale de ser o comercial leve mais vendido do país por anos a fio, o que o ajuda a ter a melhor desvalorização da categoria.

O motor 1.4 não empolga nesta versão de trabalho, mas vem com ar, direção hidráulica, computador de bordo e ajuste de altura do volante. Superou a VW em revisões, mas o seguro e a cesta de peças são mais salgados.

Bolsa de valores

  • Desvalorização 14,03%
  • Seguro – R$ 2.027
  • Rede – 521/-
  • Reparabilidade
  • Equipamentos – AR, DIR

Peças

  • Amortecedores dianteiros – R$ 627
  • Pastilhas de freio – R$ 443
  • Kit de embreagem – R$ 369
  • Farol esquerdo – R$ 630
  • Para-choque dianteiro – R$ 1.821
  • Retrovisor esquerdo – R$ 752
  • Total – R$ 4.642

Revisões

  • 10.000 km – R$ 208
  • 20.000 km – R$ 440
  • 30.000 km – R$ 668
  • 40.000 km – R$ 600
  • 50.000 km – R$ 408
  • 60.000 km – R$ 1.319
  • Total – R$ 3.643

Leves e intermediárias acima de R$ 70.000

1 – Fiat Toro Freedom 2.0 TD 4×4 aut. – R$ 140.990

(Acervo/Quatro Rodas)

Pelo segundo ano consecutivo, a ótima sacada da Fiat para o segmento de picapes leva o título. Robusta, tem cabine mais espaçosa que a das compactas e caçamba próxima à das médias.

A versão escolhida é mais cara que as duas rivais, mas te dá a possibilidade de ter uma picape com motor diesel por menos de R$ 140.000.

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As despesas com revisões e peças são mais em conta que as da Strada – as visitas são a cada 20.000 km. Tem desvalorização dentro da normalidade, rede ampla e boa pontuação na pesquisa Os Eleitos 2018.

Em equipamentos também vai bem: ESP, central multimídia, ar bizona, câmera de ré, rodas de liga leve, entre outros.

Bolsa de valores

  • Desvalorização –1 0,68%
  • Seguro – R$ 3.028
  • Rede521/96,2
  • Reparabilidade
  • EquipamentosAR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros – R$ 776
  • Pastilhas de freio – R$ 739
  • Kit de embreagem – 
  • Farol esquerdo – R$ 761
  • Para-choque dianteiro – R$ 1.064 
  • Retrovisor esquerdo – R$ 1.783
  • Total – R$ 5.663

Revisões

  • 20.000 km – R$ 784
  • 40.000 km – R$ 1.204
  • 60.000 km – R$ 1.404
  • Total – R$ 3.392

2 – Renault Oroch Dynamique 1.6 – R$ 75.490

(Acervo/Quatro Rodas)

Depois de encarecer em 2018, a Renault reposicionou seu modelo e a versão Dynamique ficou quase R$ 7.000 mais barata em relação ao ano passado.

É a mais robusta e com um custo/benefício bem melhor que o das compactas, apesar de acabamento e ergonomia serem sofríveis. Além disso, destaca-se pelas cestas de peças e revisões com menores valores em relação aos rivais.

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Bolsa de valores

  • Desvalorização 9,87%
  • Seguro – R$ 2.071
  • Rede – 295/-
  • Reparabilidade
  • Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros – R$ 592
  • Pastilhas de freio – R$  417
  • Kit de embreagem – R$ 420
  • Farol esquerdo – R$ 950
  • Para-choque dianteiro – R$ 1.400
  • Retrovisor esquerdo – R$ 368
  • Total – R$ 4.147

Revisões

  • 10.000 km – R$ 460
  • 20.000 km – R$ 460
  • 30.000 km – R$ 460
  • 40.000 km – R$ 770
  • 50.000 km – R$ 478
  • 60.000 km – R$ 478
  • Total – R$ 3.106

3 – Fiat Strada Adventure CD 3p 1.8 flex – R$ 79.990

(Acervo/Quatro Rodas)

A picape tem o seguro mais barato e oferece a conveniência da terceira porta, apesar de o espaço da segunda fila só ser indicado para crianças pequenas ou para largar a mochila.

A versão tem ar, trio, multimídia, estribos, faróis de neblina e de milha e rodas de liga leve. Contudo, sua cesta de peças é bem mais cara que a das concorrentes. As revisões também custam mais que as dos rivais.

Bolsa de valores

  • Desvalorização 10,04%
  • Seguro – R$ 1.631
  • Rede – 521/-
  • Reparabilidade
  • Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros – R$ 875
  • Pastilhas de freio – R$ 269
  • Kit de embreagem – R$ 2.024
  • Farol esquerdo – R$ 1.067
  • Para-choque dianteiro – R$ 2.381
  • Retrovisor esquerdo – R$ 1.077
  • Total – R$ 7.693

Revisões

  • 10.000 km – R$ 292
  • 20.000 km – R$ 576
  • 30.000 km – R$ 732
  • 40.000 km – R$ 720
  • 50.000 km – R$ 528
  • 60.000 km – R$ 1.096
  • Total – R$ 3.944

Médias diesel 

1 – Ford Ranger Limited CD 3.2 4×4 aut. – R$ 188.990

(Acervo/ Quatro Rodas) (Acervo/Quatro Rodas)

Reestilizada na linha 2020, ela ganhou itens de tecnologia e conforto que a ajudaram a roubar a liderança da Amarok. Agora tem até frenagem autônoma e piloto automático com leitura de placas de velocidade.

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Os dados da cesta de peças e da Bolsa de Valores, ainda indisponíveis, se referem ao do modelo 2019.

O primeiro lugar também é amparado pelo respeito ao bolso do cliente: tem o custo de revisões mais barato da categoria, a cesta de peças com cerca de metade do valor das rivais e é a única com cinco anos de garantia.

Na linha 2020, recebeu ainda melhor acerto de suspensão, enquanto o motor permanece o 3.2 cinco-cilindros de 200 cv e 47,9 mkgf.

Bolsa de valores

  • Desvalorização – 0,91%
  • Seguro –R$ 3.593
  • Rede317/-
  • Reparabilidade
  • EquipamentosAR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros – R$ 935
  • Pastilhas de freio – R$ 543
  • Kit de embreagem
  • Farol esquerdo – R$ 1.240
  • Para-choque dianteiro – R$ 2.050
  • Retrovisor esquerdo – R$ 775
  • Total – R$ 5.543

Revisões

  • 10.000 km – R$ 559
  • 20.000 km – R$ 899
  • 30.000 km – R$ 1.183
  • 40.000 km – R$ 1.016
  • 50.000 km – R$ 740
  • 60.000 km – R$ 1.620
  • Total – R$ 6.017

2 – VW Amarok Highl. Ext. 3.0 4×4 aut. – R$ 205.990

(Acervo/Quatro Rodas)

O exemplar da Volkswagen se vale de um motor V6 biturbo diesel com estrondosos 225 cv e um comportamento equilibrado para ser uma das picapes mais bem–dispostas do pedaço.

Tanto que venceu, no asfalto, o supercomparativo de abril de 2018 contra L200, Ranger, Hilux e S10. Perdeu o bicampeonato por conta das cestas de peças e revisões – as mais caras do trio finalista.

  • Desvalorização 3,03%
  • Seguro – R$ 3.613
  • Rede – 500/-
  • Reparabilidade
  • Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

    Peças

    • Amortecedores dianteiros – R$ 1.270
    • Pastilhas de freio – R$ 525
    • Kit de embreagem
    • Farol esquerdo – R$ 5.792
    • Para-choque dianteiro – R$ 1.624
    • Retrovisor esquerdo – R$ 1.365
    • Total – R$ 10.576

    Revisões

    • 10.000 km – R$ 691
    • 20.000 km – R$ 1.520
    • 30.000 km – R$ 1.412
    • 40.000 km – R$ 1.520
    • 50.000 km – R$ 1.033
    • 60.000 km – R$ 2.582
    • Total – R$ 8.758

    3 – Chevrolet S10 High Country CD 2.8 – R$ 191.990

    (Acervo/Quatro Rodas)

    A S10 foi a campeã em 2017 e vice em 2018. Agora, não conseguiu ir além da terceira posição. O pódio é garantido pela ampla rede, a melhor colocação do segmento na pesquisa Os Eleitos 2018 e o seguro na média do segmento.

    Só que ela desvaloriza mais que as duas concorrentes e seu visual já não inspira tanta modernidade. O pacote de equipamentos é bastante generoso.

    Bolsa de valores

    • Desvalorização 7,04%
    • Seguro – R$ 3.571
    • Rede – 600/97,2
    • Reparabilidade
    • Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, ESP, MUL

    Peças

    • Amortecedores dianteiros – R$ 1.107
    • Pastilhas de freio – R$ 119
    • Kit de embreagem – R$ 1.605
    • Farol esquerdo – R$ 3.754
    • Para-choque dianteiro – R$ 1.224
    • Retrovisor esquerdo – R$ 2.405
    • Total – R$ 10.214

    Revisões

    • 10.000 km – R$ 400
    • 20.000 km – R$ 1.044
    • 30.000 km – R$ 1.172
    • 40.000 km – R$ 1.064
    • 50.000 km – R$ 736
    • 60.000 km – R$ 1.500
    • Total – R$ 5.916
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