A segunda geração do Palio tem a mesma cara do zero-quilômetro (/)
Pedra no sapato do Gol, o Palio cresceu em tamanho e nas vendas nos últimos anos até desbancar o rival em 2014 – apesar de os números serem das duas gerações somadas. Isso só reforçou seu bom valor de revenda e a alta liquidez entre os usados. Atualizada a partir de um monobloco mais forte e leve, a segunda geração ficou maior e mais segura no fim de 2011, apesar de ABS e airbag ainda serem opcionais. O tamanho favoreceu o espaço no banco traseiro, com 10 cm a mais para esticar as pernas. O acabamento melhorou e o porta-malas também cresceu (de 275 para 280 litros).
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Com uma direção rápida e suspensão mais firme, ele ganhou boa dirigibilidade sem abdicar do conforto, sua principal característica. A direção hidráulica é de série desde a básica Attractive, que vem com o motor 1.0 Evo ou 1.4 Evo. O 1.6 16V E.torQ é exclusivo da Essence e da Sporting, ambas com câmbio automatizado Dualogic como opcional. A Attractive traz ainda computador de bordo, faróis com temporizador, abertura interna do porta-malas e do tanque e comando interno dos retrovisores. Entre os opcionais, ar-condicionado, vidros elétricos, rodas de liga, faróis de neblina, volante multifuncional, acionamento automático de faróis e limpadores de para-brisa e chave tipo canivete.
Se você faz questão de segurança, comece pela Essence, que tem airbags laterais como opcional. Nela o ar-condicionado é de série, ao lado das rodas de liga aro 15, do banco do motorista com regulagem de altura e dos cromados no acabamento interno. A versão Sporting é a mais adequada para quem aprecia uma tocada mais nervosa: rodas aro 16 com pneus 195/55, apêndices aerodinâmicos, faixas decorativas, saias laterais, faróis máscara negra e volante revestido de couro. Para atender à legislação, a linha 2014 passou a contar com o duplo airbag e os freios ABS, enquanto a Attractive recebeu um novo aplique de painel. Entre os opcionais, surgiu um novo rádio com streaming de áudio, que se conecta via Bluetooth para reproduzir as músicas armazenadas no celular.
Bem-equipado e fácil de manter, o Palio tem peças disponíveis em pronta entrega e há boa margem de negociação para descontos nas autorizadas, facilitando ainda mais sua manutenção.
FIQUE DE OLHO
Carros originalmente emplacados em outros estados podem indicar que pertenciam a locadoras (e que têm menor valor de revenda). Se o preço estiver muito baixo, cheque a placa, que costuma ser do Paraná (AAA a BEZ), Minas Gerais (GKJ a HOK) e Tocantins (MVL a MXG).
A VOZ DO DONO
“É um carro que cativa pela racionalidade: bem-equipado, muito confortável, com amplo espaço interno e um motor que anda bem, apesar de ser 1.0. Não tenho do que reclamar do Palio: o pós-venda é bom, mas os acessórios originais oferecidos pela rede autorizada são caros demais.” Stella Saggiorato, 23 anos, jornalista, São Bernardo do Campo (SP)
O QUE EU ADORO
“Além de bonito, surpreende pelo desempenho: nem parece que é 1.0. O acerto da suspensão é um dos pontos fortes, pois absorve bem as irregularidades sem comprometer a estabilidade.” Pedro Bittencourt, 19 anos, estagiário, Belo Horizonte (MG)
O QUE EU ODEIO
“Apesar do bom desempenho, o consumo do 1.6 16V E.torQ é alto. Os plásticos poderiam ser melhores: botões do ar e maçaneta do porta-luvas quebram com facilidade.” Arthur Amado, 28 anos, advogado, Recife (PE)
NÓS DISSEMOS Novembro de 2011
“O Palio cresceu nas três direções (comprimento, altura e largura). Além disso, sua estrutura foi reforçada, com o emprego de aços de alta resistência, ao mesmo tempo que ficou 15% mais leve. E todos os sistemas (suspensão, direção e freios) foram ajustados para melhorar o comportamento dinâmico do carro. (…) Em comparação ao antigo, a única semelhança é a posição de dirigir. O espaço interno aumentou, os novos bancos apoiam melhor o corpo e a ergonomia foi aprimorada, com o deslocamento das saídas de ventilação para o alto do console, mas a postura do motorista em relação ao volante e aos pedais é idêntica.”
ONDE O BICHO PEGA
Câmbio Dualogic
As versões Essence e Sporting fabricadas de julho a novembro de 2014 sofreram um recall para sanar falha no atuador de embreagem, que compromete o acoplamento do disco de embreagem
Suspensão
São comuns os casos de barulhos metálicos na suspensão da segunda geração, que já foi alvo da seção Autodefesa. Até agora não foi identificada uma causa específica. Por isso, antes da compra faça sempre a verificação de buchas, batentes, bieletas e demais componentes de desgaste normal.
Acabamento interno
Por causa dos plásticos de baixa qualidade em difusores de ar e outras partes internas, é comum encontrar essas peças riscadas ou quebradas. Elas podem indicar alta quilometragem, incompatível com a registrada no hodômetro.
Faróis e lanternas
Procure por indícios de umidade nas lentes, sinal claro de infiltração de água. Não sendo possível reparar a falha de vedação, a única solução é a troca do conjunto.
Sistema de ventilação
Certifique-se de que tudo funciona: ventilador, ar quente e difusores de ar. Os botões não podem ser reparados individualmente, o que obriga a trocar todo o comando, nem sempre substituído em garantia.
2012 | 2013 | 2014 | 2015 | |
---|---|---|---|---|
Attractive 1.0 EVO | R$ 26.633 | R$ 27.828 | R$ 29.466 | R$ 30.688 |
Attractive 1.4 EVO | R$ 28.647 | R$ 30.280 | R$ 32.163 | R$ 35.123 |
Essence 1.6 16V E.torQ | R$ 29.912 | R$ 31.093 | R$ 34.310 | R$ 38.032 |
Sporting 1.6 16V E.torQ | R$ 32.966 | R$ 34.395 | R$ 37.759 | R$ 41.004 |
Original | Paralelo | |
---|---|---|
Para-choques dianteiro: | R$ 661 | R$ 950 |
Farol (cada um): | R$ 452 | R$ 420 |
Retrovisor (cada um): | R$ 368 | R$ 270 |
Disco de freio (par): | R$ 360 | R$ 230 |
Pastilhas de freio | R$ 196 | R$ 80 |
PENSE TAMBÉM NUM… Gol Geração 5
Após cinco recalls nos três primeiros anos de produção, o Gol perdeu a fama de inquebrável e a preferência do mercado, pondo fim a um reinado de 27 anos na liderança de vendas. Ainda assim, ele manteve outras virtudes: dirigibilidade agradável, manutenção barata e liquidez de cheque ao portador. A maior parte foi equipada com ar-condicionado, roda de liga, vidros e travas elétricos, computador de bordo e rádio com Bluetooth, mas vale investir tempo para achar carros com airbags e ABS.