SUV tecnológico: cinco atributos exclusivos do novo T-Cross

Lançamento da Volkswagen chega ao mercado com lista de atrativos inéditos no segmento de SUVs. Confira

Com a estreia nas concessionárias marcada para o segundo trimestre de 2019, o T-Cross, novo SUV da Volkswagen, chega com alta dose de expectativa.

Afinal, é a primeira vez que a montadora alemã se posiciona dentro do competitivo segmento de utilitários esportivos. Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, o modelo traz uma lista extensa de atributos para disputar a preferência dos motoristas.

Tal lista contempla uma série de predicados inéditos entre os SUVs à venda no país – diferenciais que devem chamar a atenção de quem estiver pensando em entrar no mundo cada vez mais popular desse tipo de carroceria.

Confira, abaixo, o que só o T-Cross tem para apresentar nesse baile:

Active Info Display: esqueça o painel de instrumentos analógico. O T-Cross é equipado com uma tela de alta definição que permite a visualização de informações extras – como mapas, autonomia de combustível e até o player de música – de acordo com a preferência do motorista.

Sistema de frenagem automático pós-colisão: auxílio para evitar acidentes sucessivos

Sistema de frenagem automático pós-colisão: auxílio para evitar acidentes sucessivos (Alexandre Battibugli/Abril Branded Content)

Sistema de frenagem automático pós-colisão: ativado no momento em que o veículo atinge alguma coisa, a frenagem automática evita a “continuação” do acidente, parando o carro sem a necessidade do comando do condutor antes que ocorram colisões sucessivas.

Park Assist 3.0: um bom assistente de estacionamento já é visão comum no mercado. O Park Assist 3.0 eleva a funcionalidade do sistema ao oferecer auxílio para balizas e paradas em vagas perpendiculares e 45 graus. A função também faz as manobras de saída e pode frear o carro mesmo quando quem está no comando é o condutor, caso o sistema perceba o perigo de uma colisão.

Seletor do perfil de condução: o T-Cross oferece quatro modos de direção – normal, ecológico, esportivo e individual – que variam de acordo com o tipo de motorista e a situação de direção. Quem estiver dirigindo pode escolher o modo que se adapta melhor ao seu estilo por meio de uma tela sensível ao toque.

Sistema de bloqueio eletrônico do diferencial: caso uma das rodas fique sem tração e comece a patinar, o sistema é capaz de freá-la automaticamente e auxiliar a roda que estiver mais tracionada. Assim, o dirigir fica mais suave em pistas escorregadias e os pneus sofrem menos desgaste.

Além dos atributos exclusivos, a Volkswagen conferiu ainda ao T-Cross outras características que reforçam a roupagem tecnológica do lançamento.

Entre elas destacam-se o manual cognitivo, aplicativo que tira todas as dúvidas do dono fazendo uso de inteligência artificial, e o Volkswagen Connect, que, ao se conectar ao veículo, fornece informações como os hábitos de direção do condutor e a necessidade de revisões.

Embora seja uma plataforma mundial, o T-Cross brasileiro foi montado para o motorista do país. Os atributos tecnológicos e exclusivos se unem a um pacote que inclui design diferenciado, segurança e a potência dos motores 1.0 200TSI ou 1.4 250TSI. Um representante de peso para o mercado nacional.