Clique e assine com até 75% de desconto

QUATRO RODAS é a única do mundo a comprar carros e testar por 60.000 km

Compramos os carros como um consumidor comum e, além de analisar o veículo no uso diário, avaliamos a rede autorizada e o desmontamos ao fim do teste

Por Da Redação Atualizado em 27 out 2020, 23h37 - Publicado em 28 out 2020, 07h35

Como forma de comemorar os nossos 60 anos é importante destacar as nossa ações exclusivas e únicas no mundo. Uma delas é o teste de Longa Duração. Nós compramos os carros como um consumidor comum e, além de analisar o veículo no uso diário, avaliamos os serviços da rede autorizada.

A experiência que um carro proporciona a seu proprietário vai muito além do desempenho, do consumo e do conforto avaliados em um campo de provas. Pensando nisso, foi que, em 1973, QUATRO RODAS resolveu entregar aos leitores mais que as avaliações de pista mostravam criando uma nova modalidade de teste de longa duração.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 5.90

Para que a jornada do consumidor fosse completa, a análise começava na compra do carro e seguia até o momento da troca. Na primeira edição, o teste durou 30.000 km, levou nove meses para ser concluído e os resultados foram apresentados em uma única edição. Com o tempo, porém, os editores decidiram fazer relatos mês a mês e logo surgiu o desmonte dos carros, marcando o final da avaliação.

O primeiro híbrido testado no Longa Duração foi bem, mas a rede Toyota… Xico Bunny/Quatro Rodas

No desmonte, todos os sistemas e as peças são analisados, medidos e têm seu estado diagnosticado. 

Continua após a publicidade

A quilometragem total passou de 30.000 para 50.000, em 1986, e 60.000, em 1990. Considerando que o motorista rode 15.000 km por ano, essa quilometragem equivale a um período de quatro anos de uso, que cumprimos em cerca de um ano, simulando a venda do carro, quando o teste está chegando ao final, para saber quanto o mercado paga pelo veículo usado e sua aceitação.

Arte/Quatro Rodas

Até onde se sabe, QUATRO RODAS é a única revista no mundo a fazer esse tipo de teste. Existem outras publicações que realizam testes longos, mas com carros cedidos e mantidos pelas fábricas, enquanto nós compramos os carros sem nos identificarmos, marcamos as peças para saber quando são trocadas e fazemos a manutenção na rede autorizada avaliando também o atendimento pós-venda das marcas.

  • Antigamente, havia muito o que falar sobre os problemas técnicos porque a manufatura e os materiais não tinham a qualidade de hoje. Eram comuns casos de infiltrações, corrosão, peças fora das especificações e falhas de toda ordem. Atualmente, o bom andamento de um carro depende bem mais dos serviços de assistência técnica.

    655_desmonte_abre

    Muitos dos problemas que surgem em nossa frota são em decorrência de serviços de manutenção malfeitos ou negligenciados pelas oficinas. Em nossas visitas às oficinas, porém, analisamos não só os serviços, mas também o atendimento, que é igualmente um importante aspecto quando se avalia o grau de satisfação do motorista com seu carro.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital. 

    Arte/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade