Meu Automático na prática: nosso test-drive com o novo Ka automático
Fomos até a primeira concessionária com o novo padrão Signature da Ford para um teste com o novo Ford Ka 2019
A versão 2019 trouxe uma série de novidades para o Ford Ka.
Mudanças no design que o deixaram com um visual mais encorpado, central multimídia Sync 3 com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, reforços estruturais que aumentaram a segurança para o motorista e os passageiros, entre muitas outras coisas.
No entanto, nenhuma era tão aguardada como a transmissão automática, incorporada pela primeira vez na linha Ka.
O moderno câmbio está disponível em conjunto com o motor 1.5 de três cilindros – outra novidade na linha – em todas as versões do novo Ka
O motor entrega 136 cavalos de potência e torque de 158 Nm. Melhor ainda é o fato de que quase 85% da sua força está disponível já a partir dos 1 500 rpm.
Para conhecer melhor o novo câmbio automático, nossa equipe de reportagem realizou um breve test-drive com suporte da Auto Prime, em São Bernardo do Campo (SP) – a primeira concessionária Ford do Brasil a adotar o novo padrão global Signature, que oferece ao cliente um ambiente mais informal, sem barreiras com as equipes de vendas e com uma arquitetura acolhedora e contemporânea.
A bordo de um Ka Freestyle, partimos para um giro pela cidade, que incluiu um trecho da Rodovia Anchieta e ruas da região central da cidade.
A primeira qualidade que se evidencia é a suavidade com que as trocas de marcha são realizadas, sem trancos e de forma silenciosa. Assim, motorista e passageiros enfrentam trechos urbanos e rodoviários com muito mais conforto.
Para isso, também colabora a suspensão com ajuste equilibrado, com boa absorção das irregularidades do piso – uma característica conhecida dos fãs de carteirinha dos carros da Ford.
Além de suave, o câmbio realiza as trocas de forma rápida e sem vacilos, com uma aceleração linear que torna a condução bem agradável.
Aproveitando o trecho rodoviário do teste, experimentamos a posição S do câmbio, em que as trocas são feitas em uma rotação mais elevada para aproveitar melhor os 136 cavalos do motor. As arrancadas e retomadas são executadas com notório vigor.
Podemos dizer que o câmbio automático do Ka atende não apenas quem busca conforto e praticidade, mas também aqueles que não abrem mão do prazer ao dirigir.
Alguns quilômetros depois, em uma ladeira, foi a hora de testar as trocas manuais por meio das teclas da alavanca: um toque na tecla “-” e a redução aconteceu imediatamente, com o freio-motor já entrando em ação para controlar a velocidade da descida.
Da mesma forma, foi possível assumir o controle das trocas e “esticar” as marchas em momentos que demandavam mais do trem de força, como em uma ultrapassagem.
O modo D permite mudança manual temporária e logo retoma o modo automático; já no modo S, o motorista assume o controle em tempo integral.
Nesse curto período de convivência, também ficou evidente como a central eletrônica adapta a atuação da transmissão ao estilo ou necessidade do motorista.
As trocas são feitas aproveitando o ótimo torque do motor, entregando o desempenho esperado e, ao mesmo tempo, visando maior economia de combustível. Perfeito para quem tem tudo na ponta do lápis e busca o máximo de eficiência.
Mas, ao pisar fundo, o câmbio faz o motor acordar rapidamente, entregando toda a excelente performance de que é capaz – garantindo a segurança necessária ao entrar em uma via expressa, por exemplo.
Ficou curioso para conhecer o novo Ka 2019 automático? Basta comparecer em qualquer concessionária Ford no território nacional para experimentá-lo pessoalmente.
E, para se preparar bem, não se esqueça de conferir nosso Guia Meu Automático QUATRO RODAS com todas as informações necessárias para ajudá-lo a tirar o máximo do câmbio automático.
Confira aqui todos os conteúdos deste especial.